A ervilha é um dos alimentos vegetais mais ricos em proteínas e está disponível para consumo em duas versões: seca e fresca.
E é aí que vem a dúvida: como cozinhar ervilha? Existe um jeito certo ou mais indicado para preparar o alimento, especialmente para que ele não perca o valor nutricional? Vamos tirar essas e outras dúvidas a seguir, vem ver e aprender!
Porque a ervilha precisa fazer parte da sua vida?
A ervilha é um alimento super nutritivo, confere saciedade e é super versátil, rendendo diversos preparos na cozinha, desde um refogadinho e uma salada até sopas, cremes e caldos.
Fonte de proteínas, a ervilha está no topo da lista de quem não come carne, justamente por ser uma alternativa a proteína de origem animal. Só para você ter uma ideia, cada 100 gramas de ervilha possui oito gramas de proteína, além de fibras e minerais importantíssimos como ferro, zinco, selênio, potássio, vitaminas A, E e complexo B.
Toda essa galera reunida só traz benefícios para a saúde. Para começar, a ervilha ajuda a emagrecer, já que contem uma grande quantidade de fibras e são aliadas do controle do colesterol, eliminando o LDL (colesterol ruim). A ervilha ainda é benéfica para a saúde dos olhos, graças a luteína presente na leguminosa.
A ervilha também marca pontinhos no combate ao envelhecimento precoce e aos radicais livres.
Já deu para perceber que a ervilha tem todo potencial para fazer parte do seu cardápio, não é mesmo? Então agora é hora de aprender a cozinhá-la. Anote tudo!
Como cozinhar ervilha seca?
A ervilha seca e partida, vendida em saquinhos de 500 gramas em supermercado, é uma boa opção para o preparo de caldos, sopas e receitas como hambúrgueres vegetais, por exemplo.
Esse tipo de ervilha pode ser preparada em grande quantidade e congelada depois para consumir ao longo dos dias. No entanto, ela exige um preparo prévio. Tudo começa pelo tempo de molho. Toda leguminosa, incluindo, é claro, a ervilha, precisa ficar de molho por, no mínimo, 8 horas antes de ser cozida.
E por quê? O tempo de molho elimina substâncias conhecidas como antinutrientes que atrapalham o processo digestivo e até mesmo a absorção de nutrientes importantes. Esses antinutrientes também são responsáveis pela sensação de estufamento e gases. Por isso, não deixe de colocar os grãos de molho antes de cozinhar.
Com o tempo de molho concluído, lave as ervilhas em água corrente e transfira para uma panela de pressão. Você também pode usar uma panela convencional, mas nesse caso o tempo de cozimento é maior.
Cubra as ervilhas com água, adicione sal e temperos da sua preferência, como folhas de louro, por exemplo. Caso deseje preparar um caldo ou sopa, faça um refogado com alho e cebola antes de adicionar a ervilha.
Feche a panela. Quando começar a sair pressão conte o tempo. Deixe oito minutos para uma ervilha mais al dente, cerca de 12 minutos para uma ervilha macia e 18 minutos para uma ervilha em ponto de creme. Desligue a panela ao final do tempo desejado, aguarde sair a pressão e continue o preparo da ervilha como desejar.
Caso esteja utilizando uma panela comum fique atento a formação de espuma. O ideal é remover a espuma escorrendo a primeira água do cozimento. Adicione mais água e volte a panela ao fogo. Se formar mais espuma, retire com a ajuda de uma escumadeira.
O tempo de cozimento da ervilha na panela comum varia entre 25 a 40 minutos, dependendo do ponto que você desejar consumir a leguminosa.
Como cozinhar ervilha fresca?
A ervilha fresca é normalmente vendida em feiras livres e na seção de hortifruti dos supermercados. Ela pode ser encontrada em duas variedades: a ervilha torta, onde se consome tanto o grão, quanto a vagem, e a ervilha de debulhar, onde se consome apenas o grão.
Em ambos os casos, a ervilha fresca costuma ser utilizada para refogados, saladas e recheios. O preparo é bem simples.
Para cozinhar ervilha torta, comece lavando bem cada vagem e cortando as pontinhas. Você pode cortar a vagem ao meio ou utilizá-la inteira, fica a seu critério.
Faça um refogado de alho, cebola e azeite. Quando estiver dourando adicione as vagens de ervilha torta, mexa, adicione um pouquinho só de água, o suficiente apenas para cobrir o fundo e tampe a panela. Aguarde uns três minutinhos e pronto. A ervilha já estará cozida!
Já para preparar a ervilha em grãos você deve começar debulhando as vagens. A vantagem desse tipo de ervilha é que não precisa deixar de molho. Ela vai direto pra panela.
Coloque os grãos em uma panela e cubra com água. Adicione sal e os temperos da sua preferência. Feche a panela e deixe-a cozinhar por cerca de dez minutos. Experimente para ver se está no ponto. Desligue o fogo, escorra a água e continue com o preparo como desejar.
Como cozinhar ervilha no micro-ondas?
As ervilhas frescas também podem ser cozidas no micro-ondas. Para isso, faça o seguinte: coloque a quantidade de grãos de ervilha desejada dentro de um prato e adicione um pouco de água, cerca de duas a três colheres.
Cubra com plástico filme e leve ao micro-ondas por aproximadamente cinco minutos em potência alta. Verifique as ervilhas na metade do tempo e veja se precisam de mais água.
Passado o tempo necessário, retire o prato com as ervilhas cuidadosamente para não se queimar. Escorra a água, acerte o sal e sirva como preferir.
Como cozinhar ervilha congelada?
A ervilha congelada é uma das opções mais práticas e rápidas que temos em mãos. Esse tipo de ervilha, no entanto, já vem pré cozida o que facilita ainda mais o preparo. Por isso, se você deseja preparar ervilhas congeladas basta adicionar a quantidade desejada diretamente na panela onde está fazendo o refogado.
Caso deseje fazer as ervilhas como salada, a opção é aquecê-las no vapor para que retomem a cor e o brilho natural. Basta colocar água em uma panela e adicionar as ervilhas congeladas em uma peneira grande ou no cesto de uma vaporeira. Quando a água começar a ferver conte cerca de cinco minutos e desligue o fogo.
As ervilhas congeladas também podem ser cozidas no micro-ondas. O processo para isso é o mesmo utilizado para cozinhar ervilhas frescas. Comece colocando as ervilhas congeladas em um prato. Se elas estiverem grudadas, separe-as com a ajuda de um garfo.
Adicione água, bem pouquinho, porque o cozimento fará a ervilha soltar água que está congelada. Cubra com plástico filme e leve ao micro-ondas por dois minutos aproximadamente em potência alta. Verifique o ponto das ervilhas na metade desse tempo. Após concluir o descongelamento e elas já estiverem aquecidas, retire o prato com cuidado e escorra as ervilhas.
As ervilhas frescas ou congeladas são ótimas também para servir como acompanhamento de carnes e, é claro, um bom purê de batatas para finalizar!
Deu água na boca depois de todas essas dicas, né? Então que tal colocar em prática uma dessas técnicas e cozinhar já a sua ervilha?