Mandioca para uns, macaxeira para outros e aipim para mais alguns. O nome pode até mudar, mas uma coisa permanece igual: o modo de cozinhar e consumir.
Saber como cozinhar mandioca corretamente já é mais de meio caminho andado para tirar todos os benefícios dessa raiz e aproveitá-la da melhor forma possível em suas receitas.
Por isso te convidamos a acompanhar a gente nesse post e descobrir como cozinhar mandioca do jeito certo. Vem ver!
Benefícios da mandioca
Desde que a busca por um estilo de vida mais saudável começou a fazer sucesso, alimentos como a mandioca tem ganhado destaque. Isso porque, assim como outras raízes, a mandioca é uma ótima fonte de carboidratos substituindo com louvor a farinha branca, verdadeiro temor de quem está de dieta.
Só para você ter uma ideia, 100 gramas de mandioca cozida fornece 30 gramas de carboidratos e apenas 125 calorias.
Nativa da América do Sul e muito popular no Brasil, a mandioca é fonte de vitamina C, reforçando o sistema imunológico, além de conter minerais importantes como cálcio, cobre, zinco, magnésio, potássio e fósforo.
A mandioca também é reconhecida pelo seu efeito benéfico no sistema digestivo, ajudando na digestão e na absorção dos nutrientes e por aumentar os níveis de energia, favorecendo a prática de exercícios físicos.
A raiz é uma grande aliada da saúde do coração. As fibras presentes na mandioca ajudam a reduzir os níveis de colesterol e equilibrar os níveis de ácidos graxos no organismo, já o potássio auxilia na diminuição da tensão das veias e artérias sanguíneas.
E você sabia que a mandioca também faz bem para pele e ainda te deixa de bom humor? Sim, é verdade! A raiz possui polifenóis que combatem a ação dos radicais livres, diminuindo o envelhecimento da pele. Já a serotonina presente na mandioca contribui para o aumento de sensações de prazer e bem estar.
Não existe nenhum tipo de contra indicação no consumo da mandioca, mas por ela ser fonte de carboidratos, é recomendado não consumi-la em excesso.
A mandioca também não deve ser consumida crua, apenas cozida. Isso porque a raiz crua pode causar intoxicação levando a sintomas como dor de cabeça, vômitos, enjoo e dores de estômago.
Mais uma coisa importante: existe um tipo de mandioca conhecida como “brava”. Essa mandioca pode causar envenenamento e, portanto, não é recomendada para consumo humano.
Como consumir a mandioca?
A mandioca está na base da alimentação do brasileiro, sendo consumida cozida e pura, como também adicionada na preparação de diversas receitas.
A mandioca acompanha muito bem carnes assadas e também rende ótimos caldos, sopas, bolos e purês. A raiz ainda pode ser consumida frita, bem crocante, mas, nesse caso, lembre-se que a gordura usada no processo é prejudicial à saúde.
Outra opção é consumir os subprodutos derivados da mandioca, como o polvilho e a tapioca. Ou seja, o famoso pãozinho de queijo é uma deliciosa opção de receita à base de mandioca.
Como cozinhar mandioca?
A mandioca é uma raiz dura e que precisa passar por um período de cozimento para ficar macia e saborosa.
Mas antes de cozinhá-la é importante que você saiba como escolher a mandioca. A primeira dica é observar se o miolo está branquinho ou amarelo. Caso note partes marrons é sinal de que a mandioca não está boa.
Também observe se a casca solta com facilidade. Quanto mais fácil ela se desprender, mais macia estará.
A melhor época para comprar mandioca é entre os meses de maio e agosto, período em que a safra possui melhor qualidade.
Veja agora as diferentes formas de cozinhar mandioca:
Como cozinhar mandioca na pressão?
O modo mais rápido e prático de cozinhar mandioca é na panela de pressão. Para isso, comece descascando a mandioca e cortando-a em três ou quatro pedaços, dependendo do tamanho da raiz.
Em seguida, coloque-a na panela e cubra com água. Adicione uma colher de sopa de sal. Feche a tampa da panela e quando iniciar a pressão, baixe o fogo, conte cerca de 15 minutos e desligue a panela.
Quando a pressão sair por completo, abra a panela e verifique se a mandioca está macia. Se ainda estiver dura, cozinhe por mais alguns minutos.
Como cozinhar mandioca na panela normal?
O processo para cozinhar mandioca na panela normal é muito parecido com o da panela de pressão. Inicie descascando, cortando e lavando a mandioca.
Na sequência, coloque-a na panela, cubra com água e adicione uma colher de sopa de sal. Deixe-a cozinhando por cerca de 30 minutos. Desligue o fogo quando a mandioca estiver macia.
Como cozinhar mandioca no microondas?
A mandioca também pode ser cozida no microondas, mas vale o recado: o tempo de cozimento é praticamente o mesmo da panela de pressão.
O preparo começa descascando e lavando as mandiocas. Na sequência, coloque a mandioca em uma vasilha de vidro com um pouco de sal, adicione água até cobrir e depois feche com tampa ou use um saco plástico ou plástico filme. Ligue o microondas por quinze minutos na potência alta.
De cinco em cinco minutos, abra o microondas e vire as mandiocas. Ao final dos 15 minutos a mandioca já deve estar macia. Se não tiver, leve-a por mais alguns minutos ao microondas.
Como cozinhar mandioca congelada?
Caso você tenha comprado mandioca congelada, o processo de cozimento não muda muito. Aqui, a diferença é que as mandiocas já estarão lavadas e descascadas e você deve colocá-las na panela somente após a água levantar fervura.
Em seguida, caso esteja usando a panela de pressão, feche a tampa e conte o tempo necessário para o cozimento.
Como conservar mandioca?
Cozinhou muita mandioca? Congele! Isso mesmo, para não perder o alimento, a dica é congelar. Para isso, separe a mandioca já cozida em potes com tampa e leve-as para o freezer. A mandioca permanece boa para o consumo por até três meses.
Viu só como é fácil e simples cozinhar mandioca?
Que tal elevar suas habilidades culinárias? Acompanhe e aprenda aqui outras técnicas e truques: como cozinhar chuchu, como congelar banana, como lavar repolho, como dessalgar alimentos, como cortar picanha.