Outono é tempo de quê? Pinhão!
E quem é apaixonado por essa sementinha sabe bem que é só o mês de maio chegar para ela começar a aparecer nos supermercados, nas feiras e até mesmo nas ruas das cidades.
Para quem não conhece, o pinhão nada mais é do que a semente de uma árvore chamada Araucária. Essa árvore, típica da região sul e sudeste do país, onde o clima é mais frio, produz sementes todos os anos entre os meses de maio e junho.
Sementinhas essas que tanta gente ama. Acontece que não adianta só gostar de comer pinhão é preciso saber como prepará-lo corretamente.
Por isso, trouxemos no post de hoje um guia básico para você preparar pinhão, desde a escolha das sementes até o momento de descascar. Bora lá ver com a gente?
Benefícios do pinhão
Muita gente conhece, consome, mas poucos sabem os benefícios que o pinhão pode trazer para a saúde. E, você, sabe para que o pinhão é bom?
O pinhão possui propriedades anticancerígenas, ou seja, que previnem o aparecimento de câncer. Isso porque a semente é rica em um antioxidante conhecido como quercetina.
Já um estudo realizado pelo Instituto Biotecnológico da Universidade de Caxias do Sul, demonstrou que a propriedade antioxidante do pinhão também é benéfica para o sistema cardiovascular.
O pinhão também é uma ótima fonte de fibras. Para cada 100 gramas de pinhão cozido, cerca de 12g a 15g são de fibras alimentares, representando entre 48% a 62% das necessidades diárias.
O pinhão ainda é fonte de vitamina C e de vitamina B6.
Como escolher pinhão?
Você sabe como escolher pinhão? Tudo bem, não se frustre. Essa dúvida é mais comum do que você pode imaginar.
Aprender a fazer a escolha das melhores sementes é o que vai garantir o sabor do pinhão. Por isso, tome nota das dicas a seguir para você nunca mais ficar sem saber como escolher pinhão:
Prefira os que estão no chão: Se você mora perto de araucárias e tem a oportunidade de colher pinhões direto da fonte, então a dica é preferir as sementes que já estão no chão. Isso porque quando o pinhão está maduro, ele se desprende dos galhos e cai no chão (ela é uma semente, lembra né?). Já quando o pinhão é colhido lá no alto do pé, nem sempre ele está maduro ainda.
Coloração: A cor da casca é outro indicativo que revela se o pinhão está bom ou não para o consumo. Quanto mais brilhante ela estiver melhor. Já o tom deve variar entre um marrom a um marrom claro amarelado. As sementes com casca opaca e escuras geralmente indicam um pinhão velho e fora de época.
Furos: Observe se a casca do pinhão possui furinhos. Se tiver, sinal de que bichinhos estão lá dentro se alimentando da polpa.
Como cozinhar pinhão?
A forma mais rápida e prática de cozinhar pinhão é na panela de pressão, mas essa não é a única maneira. Veja a seguir todas as formas de cozinhar pinhão:
Panela de pressão
Para cozinhar o pinhão na panela de pressão, primeiro você deve lavar bem os pinhões e fazer um pequeno corte na ponta das sementes (isso ajuda na hora de descascar).
Faça também um pequeno corte em sentido vertical para facilitar o cozimento e verificar a cor da polpa, ela precisa estar clarinha, se estiver escura, descarte.
Coloque os pinhões dentro da panela e cubra com água. Adicione uma pitada de sal, feche a panela e leve ao fogo. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Espere a pressão sair e verifique se os pinhões estão macios, se ainda estiverem duros, volte para o cozimento.
Microondas
Sabia que dá para cozinhar pinhão no microondas? Dá!
Primeiro você deve descascar os pinhões, lavá-los e em seguida, colocá-los dentro de uma vasilha (própria para microondas) com água o suficiente para cobrir as sementes. Adicione um pouco de sal.
Depois, leve a tigela para o microondas, em potência máxima, por 30 minutos. Retire e veja se os pinhões já estão macios.
Panela comum
A panela comum também pode ser usada para cozinhar pinhão. O procedimento é o mesmo utilizado para a panela de pressão. A diferença é o tempo de cozimento que, nesse caso, leva cerca de 1 hora a 1 hora e meia.
Churrasqueira
Outra forma de cozinhar pinhão é usando a churrasqueira.
Comece lavando o pinhão. Em seguida, espalhe os pinhões sobre uma forma de metal e a coloque sobre a grelha da churrasqueira. Vire-os de lado a cada quinze minutos. Após trinta minutos, os pinhões já devem estar assados.
O procedimento é o mesmo para quem tem forno a lenha. Nesse caso, coloque a forma sobre a chapa do forno e aguarde cerca de 15 minutos.
Como descascar pinhão?
Depois de cozinhar o pinhão, vem outra etapa que para alguns é a mais difícil: descascar o pinhão. Mas, por sorte, existem algumas técnicas simples que facilitam bastante esse momento. Acompanhe:
Faca: A faca é o instrumento mais prático e eficaz para descascar pinhão. O processo é simples: basta fazer um corte vertical na semente cozida, de uma ponta a outra. Depois é só retirar a polpa. Dica: use uma faca pequena de ponta.
Espremedor de alho: Acredite se quiser, mas você pode descascar pinhão com o espremedor de alho. O modo de uso é o mesmo para espremer alho, mas só que dessa vez é o pinhão que você deve encaixar no utensílio e apertar.
Alicate ou martelo: As ferramentas que você tem lá na garagem também podem ajudar na hora de descascar o pinhão. No caso do alicate, você deve pressionar o pinhão na parte de trás com a ferramenta expulsando a polpa de dentro da casca. Já se preferir usar o martelo, então o processo começa antes do cozimento. Para isso, dê algumas batidinhas na parte de trás do pinhão, assim o processo de remoção da casca fica facilitado.
Use os dentes: A própria boca pode ser uma ferramenta para descascar o pinhão. A ideia aqui é morder levemente a parte de trás da semente para que assim consiga remover a polpa. Mas cuidado para não pressionar demais e acabar machucando os dentes.
Descascador próprio: Por fim, você pode optar por ter em casa um descascador próprio de pinhão. Essa ferramenta possui a única e exclusiva finalidade de remover a casca da semente. Fácil, fácil!
Como conservar o pinhão?
Como você já sabe, pinhão só mesmo nos meses de outono e inverno. E o que fazer nos demais meses do ano? Essa é a pergunta que fica para quem é doido por essa sementinha.
Algumas dicas podem te ajudar a conservar o pinhão por mais tempo, garantindo que você desfrute do sabor da araucária ao longo do ano. Acompanhe:
Congelar
O método mais prático de conservar alimentos é congelando. E com o pinhão não seria diferente!
Você pode conservar o pinhão no freezer da geladeira por até seis meses. Mas para isso é importante que ele já esteja cozido e sem a casca. Dessa forma, o pinhão mantem textura e sabor, além de não perder nutrientes.
Conservas caseiras
A conserva também é um jeito de manter o pinhão por mais tempo em casa. Você pode optar por uma versão doce ou salgada de conserva de pinhão.
Para fazer a conserva salgada, você deve primeiro cozinhar o pinhão. Depois, descasque-o e o coloque em um vidro com água e vinagre, além de um pouco de sal. Tampe o vidro e coloque-o para ferver por cerca de dez minutos. Está pronta a conserva salgada de pinhão.
Mas se preferir fazer uma conserva doce, tudo bem também. Nesse caso, basta fazer uma calda com açúcar e adicionar os pinhões já cozidos.
Lembrando que em ambos os casos, o vidro utilizado para o armazenamento dos pinhões deve ser muito bem higienizado.
Agora que você já sabe tudo sobre pinhão, desde a escolha até o conservamento, é só saborear esse gostinho de inverno!