Pensando em fazer uma noite do cachorro-quente, mas não sabe como cozinhar salsicha? Não precisa se preocupar, porque a gente te explica tudinho por aqui!
A salsicha é o principal ingrediente desse lanche que é uma verdadeira paixão nacional! Portanto, saber como cozinhá-la corretamente faz toda diferença!
Vem ver então o passo a passo, mais alguns truques que prometem deixar o seu hot dog perfeitinho!
Como preparar salsicha?
Antes mesmo de levar a salsicha para o fogo é importante tomar alguns cuidados importantes.
O primeiro deles é descongelar a salsicha com antecedência. Isso porque além de deixar o processo mais rápido, o descongelamento evita que a salsicha absorva muito água, já que ficará mais tempo na panela.
Outro detalhe importante é lavar a salsicha antes de cozinhar. Você já deve ter notado que ao retirar as salsichas da embalagem elas costumam apresentar uma certa viscosidade. Para eliminar essa aparência viscosa, no entanto, basta lavar cada uma das salsichas rapidamente em água corrente.
Como cozinhar salsicha para cachorro quente?
Existem, basicamente, três maneiras de cozinhar salsicha para cachorro-quente: na água, no vapor e no micro-ondas. A gente te conta os detalhes de cada um desses tipos de cozimento a seguir. Acompanhe!
Panela e água quente
Uma das maneiras mais comuns de cozinhar salsicha é diretamente na panela usando água quente. E não tem problema nenhum nisso.
O que é importante saber é que a salsicha absorve água e pode inchar ou até mesmo rachar durante o processo de cozimento, comprometendo sua aparência, textura e sabor. Por esse motivo, o ideal é cozinhá-la em água quente, evitando colocar as salsichas quando a água estiver fervendo.
Comece realizando o procedimento citado anteriormente, ou seja, lave todas as salsichas e, em seguida, coloque-as dentro da panela com água suficiente para cobrir. Leve ao fogo e assim que notar as primeiras bolinhas de ar se formando, diminua a chama do fogão.
Conte cerca de cinco minutos, desligue e escorra completamente a água. Não deixe ultrapassar esse tempo de cozimento para que as salsichas não inchem. Também é importante escorrer a água para que elas deixem de absorver líquido, mesmo que o fogo já esteja desligado.
Lembre-se que as salsichas já vêm pré-cozidas do mercado, então não precisam de muito tempo cozinhando. Esse processo visa mais o aquecimento e a recuperação da cor da salsicha, do que o cozimento propriamente dito.
Vapor e calor
Outra forma de cozinhar salsicha para cachorro-quente é usando uma panela a vapor.
Não, a ideia aqui não é preservar os nutrientes da salsicha, mas garantir a preservação da cor e textura, principalmente porque o vapor impede que ela absorva água, inche e acabe rachando. Esse procedimento também manter a cor viva da salsicha preservada.
Para cozinhar a salsicha no vapor também é bem simples. Lave todas as salsichas que irá utilizar e organize-as lado a lado no cesto da panela de vapor. Caso você não tenha um cesto para cozimento a vapor pode usar uma peneira grande, mas nesse caso será necessário cozinhar as salsichas aos poucos, uma vez que provavelmente não caberão todas dentro da peneira.
O próximo passo é colocar água na panela, mas em pouca quantidade. A água não deve chegar a encostar na peneira ou no cesto. Lembre-se que a ideia aqui é fazer o cozimento a vapor. Feito isso leve a panela ao fogo sem se esquecer de colocar a tampa. Quando a água começar a ferver, abaixe a chama do fogão e conte cerca de dez minutos.
Passado esse tempo, desligue o fogo e retire a panela. Abra a tampa, tomando cuidado com o vapor acumulado. Remova o cesto ou a peneira. Você pode esperar que as salsichas esfriem ali mesmo dentro do cesto ou dar continuidade a receita que está preparando.
Bem simples não?
Direto no micro-ondas
Mas se você é do time que prefere levar tudo para o micro-ondas, já fique sabendo que dá para fazer isso com a salsicha também. Sim, é possível cozinhar salsicha no micro-ondas de um jeito prático e bem rápido!
Comece do mesmo jeito dos procedimentos anteriores, ou seja, lavando a salsicha. Em seguida, pegue uma tigela ou outro recipiente da sua preferência próprio para uso em micro-ondas e complete com metade de água.
Faça um leve corte no sentido do comprimento das salsichas e leve ao micro-ondas. Esse corte evita que elas explodam dentro do aparelho, por isso, não se esqueça desse detalhe.
Acomode as salsinhas dentro do recipiente e leve ao micro-ondas em potência máxima por cerca de 75 segundos. Retire o recipiente com cuidado de dentro do aparelho e veja se elas cozinharam por igual. Se não retorne com elas ao micro-ondas por mais 30 segundos.
Caso deseje cozinhar uma grande quantidade de salsicha de uma vez, divida-as em porções e vá cozinhando aos poucos para garantir que todas cozinhem por igual.
Truques para deixar o cachorro quente mais saboroso
Agora que você já sabe como cozinhar salsicha para cachorro-quente confira alguns truques para deixá-las ainda mais saborosas.
O primeiro deles é evitar cozinhar as salsichas diretamente no molho de tomate que será usado para o cachorro quente. Cozinhe-as separadamente em água (ou com qualquer outra das técnicas ensinadas anteriormente) e acrescente-as ao molho somente quando ele já estiver pronto. Lembre-se que as salsichas absorvem líquidos e podem acabar inchando e rachando.
Se quiser deixar a salsicha com um sabor diferenciado, você pode cozinhá-las com alguns dentinhos de alho. Outra dica interessante é cozinhar as salsichas com cerveja. Sim, isso mesmo! A cerveja confere um sabor diferenciado e muito gostoso para as salsichas, basta substituir uma parte da água por uma lata inteira de cerveja.
Para fechar com chave de ouro, nossa última dica é fritar a salsicha antes de fazer o cachorro-quente. Após cozinhá-la unte uma frigideira ou grill com azeite e coloque as salsichas para fritarem. Elas criam uma casquinha muito gostosa e aquelas marquinhas grelhadas que são um charme! Você também pode optar por cortá-las ao meio, assim a crocância e o sabor ficam distribuídos por igual!
E é claro que para finalizar o cachorro-quente não podem faltar os complementos que aqui no Brasil são vários. Catchup, maionese, mostarda, catupiry, purê de batata ou mandioquinha, ovo cozido picado, batata palha, vinagrete, salada de repolho, milho verde, ervilha fresca, bacon frito picadinho, queijo parmesão ralado, calabresa e o que mais sua imaginação mandar!