Lírios são flores lindas, muito apreciadas por floristas, jardineiros e qualquer pessoa que goste da beleza e da fragrância de flores!
É uma planta originária da Europa, Ásia e América do Norte, mas existem algumas espécies nativas dos trópicos, especialmente regiões elevadas e mais frias. Mais da metade das espécies são encontradas na China e no Japão.
São plantas de bulbo e que fornecem apenas um broto por bulbo de onde saem as flores e folhas. São de porte pequeno e médio e o cultivo é relativamente fácil. Você encontra os bulbos prontos para o plantio e recomendamos que você plante-os no outono ou no início do inverno para que as flores apareçam já na primavera.
Quer desvendar todos os segredos do cultivo de lírios? Vem acompanhar conosco!
Conheça as quatro variedades
As quatro principais variedades de lírios são:
Orientais: Essa espécie produz flores exuberantes que podem chegar até 25 centímetros de diâmetro e um perfume incomparável e envolvente.
Asiáticos: Os lírios asiáticos são conhecidos por sua durabilidade e facilidade no cultivo. Apresentam flores menores, quase sem perfume, mas possuem cores variadas e vibrantes, indo desde a delicadeza do rosa e amarelo até a intensidade do vermelho e laranja.
Longuiflorum: Os lírios da variedade longuiflorum são ideais para arranjos de flores devido à sua forma alongada e longa duração em vasos. Diferente das demais, só florescem em tons suaves de branco e creme.
Trompete: Com sua forma de trombeta e altura que pode atingir até 2 metros, essas flores dominam visualmente qualquer espaço em que são cultivadas.
Como cuidar e plantar lírios?
Os lírios precisam de muita iluminação e substrato com bom escoamento. Se você for plantá-los diretamente no solo, observe a região do seu jardim que costuma secar mais rápido depois da chuva. Esse será o local ideal.
O local do plantio precisa receber luz solar pelo menos em metade do dia. Lírios plantados na sombra tendem a crescer tortos, pois a planta começa a pender para as áreas mais ensolaradas.
Como dissemos anteriormente, você vai adquirir bulbos prontos para o plantio e eles devem ir para a terra imediatamente depois de comprá-los para garantir uma boa floração. Se não puder fazer isso de imediato, deixe-os na geladeira para evitar que brotem.
Faça buracos no solo com cerca de 10 a 15 cm de profundidade e com um espaço de 15 centímetros entre um e outro. Jogue um pouco de farinha de osso no fundo do buraco e os bulbos por cima. Regue imediatamente para incentivar o crescimento do bulbo.
O solo ideal é leve e com nível alto de fertilizante. Prepare o solo adicionando uma boa quantidade de areia grossa e adubo orgânico para que ele fique bem drenável e enriquecido com nutrientes.
Regas
Os lírios são plantas que não precisam de regas constantes, você deve regá-los somente quando for realmente necessário, pois o bulbo apodrece facilmente se a terra estiver constantemente úmida.
Em épocas mais secas, regue de 2 a 3 vezes por semana e, em épocas mais úmidas, 1 vez por semana é o suficiente.
Adicionar cobertura vegetal sobre o solo depois do plantio evita que os bulbos ressequem ou que você regue mais do que o necessário. A cobertura vegetal é facilmente encontrada em lojas especializadas em jardinagem, é rica em matéria orgânica e geralmente vendida em sacos.
Podas
A poda dos lírios é importante, especialmente durante o período da floração para manter a planta forte e saudável para os próximos anos.
Corte as flores murchas e mortas mantendo pelo menos dois terços da haste intacta. Você pode deixar os pedaços cortados diretamente no solo, assim as plantas vão absorvendo os nutrientes.
Se você pretende retirar as flores para usá-las em arranjos e vasos, corte apenas um terço do caule, junto com a flor, e deixe a haste fincada no chão para garantir uma boa floração no próximo ano.
Exposição ao sol
Lírios precisam de uma boa iluminação, mas não devem ficar expostos diretamente ao sol nos períodos mais quentes do dia. O substrato não pode secar completamente ou a planta vai desidratar, por isso é bom cultivá-los em locais de meia sombra.
Essas plantas resistem bem aos climas mais frios, em geral eles entram em dormência, perdem parte de suas folhas, mas dificilmente morrem. Depois da hibernação, a planta acorda e produz folhas e flores novamente.
O importante nesse período é caprichar na adubação dando preferência para fertilizantes usados no cultivo de batatas.
Como cuidar de lírios em vasos?
Os cuidados com lírios plantados em vasos são muito similares aos cuidados dos lírios plantados diretamente no solo. O vaso deve ficar em local bem iluminado, porém evitando os horários de sol mais forte e o substrato deve ter uma boa drenagem.
É mais difícil que o seu lírio floresça novamente se mantido em um vaso, mas existe sempre a possibilidade de dar certo se você seguir os passos abaixo:
- Continue regando o lírio por mais ou menos 3 meses depois que as flores murcharem e morrerem;
- Pare de colocar água e espere as hastes secarem completamente;
- Quando você perceber que as folhas e hastes estão secas, retire o bulbo da terra, coloque-o em um saco plástico perfurado e deixe-o dentro da geladeira, na parte menos fria, como a gaveta dos legumes;
- Ele precisa ser mantido na geladeira por mais ou menos 4 meses sem choque dos bulbos com outros materiais para não causar danos;
- Passados 4 meses, retire os bulbos da geladeira e plante-os no vaso novamente. Nos primeiros 10 dias eles devem ficar em local fresco e arejado;
- Passados 10 dias, mude o vaso para um local bem iluminado e regue sempre que a terra estiver seca;
- Se tudo der certo, seus lírios voltam a crescer e vão dar flores dentro de 2 a 3 meses;
Você deve estar se perguntando por que o processo de resfriar o bulbo antes de plantá-lo novamente. Isso é necessário para que a planta “entenda” que o inverno chegou e que ele já pode se preparar para um novo ciclo de vida, dando flores outra vez.
Os lírios são provenientes de regiões de clima bem frio e deixá-los na geladeira faz com que ele entre em dormência, processo necessário para que as flores apareçam bonitas novamente.
Curiosidades sobre o lírio
- O lírio é visto como símbolo de pureza e é uma das plantas mais antigas do mundo. Existem registros de lírios na Grécia Antiga, onde eram dedicados à deusa Hera;
- Como essa flor é símbolo da pureza, em geral é muito associada à Virgem Maria e muito utilizada em buquês de noivas e cerimônias de casamento;
- Nos tempos antigos, acreditava-se que os lírios ajudavam a reconciliar os amantes. Um pedaço do bulbo de lírio poderia reconciliar namorados que romperam relações;
- Os lírios também são consideradas plantas mágicas com poderes de proteção dos lares contra energias negativas. Muitas pessoas plantavam lírios em seus jardins para que eles protegessem a casa contra malefícios;
- Essa planta também era considerada uma planta medicinal capaz de acelerar a cicatrização de úlceras, ferimentos e queimaduras;
- Se você tem animais de estimação como cães e gatos, muito cuidado ao cultivar lírios em casa. Todas as partes dessa planta são altamente tóxicas, a sua ingestão pode causar irritação oral e de mucosas, irritação ocular, dificuldade para engolir e até mesmo problemas respiratórios;
- Ao preparar um arranjo com lírios em vasos com água, retire os pistilos das flores com uma tesoura. Assim você evita a propagação de grãos de pólen no ar diminuindo riscos de alergia e manchas em roupas. As flores também irão durar mais.
Os lírios são flores muito conhecidas em diversos lugares do mundo, talvez só não sejam mais famosos que as rosas, e agora que você já sabe como cultivar os seus, já está pronto para embelezar o seu jardim!