As samambaias, com suas folhas delicadas e arqueadas, enriquecem e trazem charme a qualquer espaço!
Cuidar de uma pode ser desafiador à primeira vista, mas com o cultivo adequado, é possível desfrutar de sua beleza exuberante por muito tempo, seja dentro ou fora de casa.
Quer aprender os segredos profissionais de como deixá-la sempre radiante? Acompanhe conosco, te contamos tudo… e mais um pouco!
Como cuidar de samambaia dentro de casa?
A samambaia é uma planta de clima tropical e cresce nas florestas, principalmente, nas regiões úmidas.
Mas nada disso te impede de não ter uma dentro de casa já que se adapta facilmente a ambientes com pouca luminosidade, não sendo necessária muita manutenção em comparação com outras plantas.
Escolha um local adequado para acomodá-la
A samambaia deve ser posicionada em um local com boa circulação de ar e que receba luz indireta ou sombra parcial. Portanto, o ideal é cultivá-la próximo à janela. Só fique atento para deixá-la longe das janelas que estejam a leste ou oeste porque recebem alta incidência de luz solar. Prefira as janelas voltadas para o sul ou norte.
Evite exposição direta à luz solar intensa para não queimar suas delicadas folhinhas.
Escolha o vaso ideal
O tamanho do vaso deve ser grande suficiente de forma a não restringir o crescimento de suas raízes e acomodar perfeitamente a planta. Caso você precise movê-la de um lado para o outro, um mais leve e fácil de transportar é a escolha ideal. Já se for permanecer em um só lugar, opte por um mais estável. Em ambos os casos, sempre vasos de plástico com furos de drenagem no fundo para reter umidade.
Se quiser aumentar esse fator, coloque um umidificador próximo da samambaia ou use dois vasos. Nesse caso, você deve:
- Ambos precisam ser de tamanhos diferentes;
- Pegar um musgo e umedecer com água ;
- Depois colocar dentro do vaso maior;
- Feito isso, coloque o vaso menor dentro;
- Use o resto do musgo umedecido para cobrir o topo do solo e a beirada do vaso maior;
- Faça isso a cada dois ou três dias para deixá-lo sempre úmido.
Mantenha a temperatura frequente
Essas plantas geralmente prosperam em uma temperatura média de 21º, simulando as condições encontradas em seus habitats naturais.
Exposição prolongada a temperaturas muito altas ou baixas podem resultar em danos às folhas e ao crescimento da planta. Por isso, tente protegê-la a todo custo principalmente durante os meses de inverno. Uma boa dica é colocar a planta dentro do banheiro porque é o mais úmido da casa. Se você tiver chuveiro elétrico é ainda melhor já que o calor ajuda a aumentar a temperatura do ambiente.
Regue a samambaia constantemente
As samambaias amam umidade, portanto você precisa regá-la todos os dias, mas com intervalos longos para não encharcá-la. O importante é manter o solo e o ambiente ao redor da planta úmidos, seja pulverizando água regularmente sobre suas folhas ou colocando o vaso sobre uma bandeja com cascalho e água.
A única ressalva aqui é deixá-la longe de ar-condicionado, ventiladores ou aquecimento central, pois o ar seco pode acabar estressando sua samambaia. E isso é tudo que você menos quer, não é mesmo?
Adube as samambaias regularmente
Não requer grandes quantidades de nutrientes quanto outras plantas, por esse motivo, aplique mensalmente um fertilizante balanceado diluído, formulado especificamente para plantas de interior. Evite os pesados, pois pode prejudicar a samambaia.
Feito isso, você precisará aguardar em torno de seis meses após o plantio no vaso para começar a adubar. Mantenha-a em um solo bem drenado e arejado e tente remover folhas mortas ou amareladas para evitar o acúmulo de matéria orgânica em decomposição no solo.
Não deixe de podar as samambaias quando necessário
Samambaias não curtem podas em excesso já que desestimulam o crescimento saudável. Remova apenas folhas amarelas, marrons, mortas ou áreas da planta que estejam danificadas para incentivar o surgimento de novos brotos.
Certifique-se também de usar ferramentas limpas e afiadas para evitar estresse adicional à planta. Sempre corte próximo à sua base, fazendo um corte preciso. Evite podar mais do que um terço da folhagem de uma só vez.
Faça o transplante das samambaias depois de um ano
Normalmente, as samambaias são transplantadas para vasos maiores a cada um ou dois anos. Quando a hora chegar, opte por um que seja até 5cm maior do que o anterior e tome (muito) cuidado para não maltratar as raízes ao retirar de lá.
Como cuidar de samambaia no jardim ou quintal?
Cuidar de uma samambaia em seu quintal ou jardim acaba sendo mais simples do que fazer isso dentro de casa. Mesmo assim, você precisará de alguns poucos cuidados. Confira abaixo todos os procedimentos que devem ser feitos:
Mantenha o solo da samambaia sempre úmido
Regue regulamente para deixar o solo uniformemente úmido, mas não a ponto de encharcá-lo. Um truque profissional para mantê-lo sempre assim, é fazer o uso de folhas de pinheiro ou húmus e adicionar sobre as da samambaia. Isso também ajudará a planta ficar ainda mais vistosa!
Além disso, dê preferência para regar com uma mangueira ou regador com um bico de pulverização suave, pois evita danos à folhagem delicada da planta.
Não deixe de adubar as samambaias
Toda samambaia precisa ser adubada. Entretanto, o ideal é fazer isso somente seis meses após ter sido plantada. Dessa forma, a plantinha crescerá muito mais rápido e de forma saudável!
Ao escolher um adubo, prefira o orgânico em spray. Mas antes de aplicá-lo, siga todas as instruções da embalagem. Você ainda pode adicionar uma fina camada de composto e aproveitar para colocar húmus no solo.
Corte a samambaia em casos de doenças
Os predadores naturais da samambaia são as lesmas, ácaros e cochonilhas. Caso perceba algo estranho, trate imediatamente com a introdução de predadores naturais ou a remoção manual.
Além disso, corte as partes danificadas com uma tesoura de poda limpa. Dessa forma, a samambaia ficará intacta, impedindo que a doença se prolifere para as outras plantas. Lembrando de que esse procedimento é essencial: caso você esqueça ou não o faça, a plantinha terá poucas chances de sobreviver.
Transplante somente quando necessário
É possível controlar o tamanho das samambaias, mantendo-as dentro dos limites desejados no jardim. Para isso, divide-as e faça o transplante conforme indicado abaixo:
- Uma samambaia grande deve ser dividida em várias samambaias menores;
- Primeiro, procure cavar as suas raízes;
- Agora separe as plantas em algumas partes;
- Depois você já sabe: é só replantar cada samambaia e regá-las muito bem! Prontinho!
Mais dicas sobre os cuidados com a samambaia
- As samambaias têm a fama de serem imortais, mas alguns cuidados são necessários. Por isso, vá testando a localização delas na sua casa até notar onde elas ficam melhor adaptadas. Confie, você saberá!;
- São extremamente resistentes e têm uma capacidade admirável de se recuperar de danos e estresses ambientais;
- Para retirar as pragas das samambaias, o ideal é fazer a remoção com as próprias mãos, já que não é recomendado usar pesticidas em samambaias;
- Você pode também borrifar calda de fumo para afastar pulgões e ácaros;
- Proteja a planta de correntes de ar, pois pode ressecar as folhas;
- Cubra-a com um tecido leve durante as noites mais frias;
- Prefira podar as samambaias entre os meses de maio a julho, já que elas precisam de poda anual;
- Mas se as folhas estiverem doentes ou mortas, precisam ser eliminadas de imediato;
- Algumas espécies alcançam até vários metros de altura, enquanto outras são pequenas e compactas, perfeitas para vasos dentro de casa;
- As samambaias são ótimas para decorar eventos, ganhando destaques em mesas de casamento;
- Se você colocar as samambaias em jardins verticais, elas ficam mais bonitas se dispostas uma ao lado da outra;
- Nos ambientes internos, o mais indicado é cultivar a samambaia-havana. Coloque-a dentro um vaso e deixe sobre a mesa;
- As samambaias também podem ser fixadas no teto ou colocadas sob o telhado. Apenas tome cuidado, pois as samambaias não gostam de excesso de vento;
- As samambaias costumam durar de cinco a dez anos;
- Como liberam bastante água, as samambaias ajudam a controlar a temperatura em ambientes muito quentes;
- As samambaias também ajudam a melhorar a qualidade do ar;
- Por fim, lembre-se que cuidar da samambaia exige dedicação, paciência e amor. Monitore-a de perto e ajuste os cuidados conforme necessário para garantir que ela permaneça feliz e vigorosa!
Agora que você aprendeu direitinho como cuidar de samambaia, que tal começar agora mesmo a sua aventura botânica?