Organização e planejamento no cardápio são essenciais, certo? Certo! Mas nem sempre as coisas saem como o esperado. É nessas horas que saber como descongelar carne rápido pode salvar seu almoço ou jantar de um miojo ou um delivery caro e sem graça.
Mas, atenção: para descongelar carne rápido é preciso cuidado para garantir a qualidade, textura, sabor e, sobretudo, a proliferação de bactérias.
Confira a seguir as maneiras mais eficientes e seguras de descongelar carne rápida e salve sua refeição.
Como descongelar carne rápido
Use o micro-ondas
Uma das primeiras coisas que vem na cabeça na hora de descongelar carne rápido é usar o micro-ondas. E realmente o aparelho quebra um tremendo galho.
No entanto, é preciso alguns cuidados na hora de fazer o descongelamento para não deixar a carne dura ou borrachuda.
O primeiro deles é analisar o tamanho do corte da carne. Quanto maior, mais complicadinho fica descongelar a carne no micro-ondas. Isso porque a tendência é o aparelho cozinha a parte superior e mais externa da carne, enquanto o meio permanece cru e congelado.
Por isso, o mais indicado é descongelar no micro-ondas apenas cortes pequenos. Inclusive, vale citar que o micro-ondas é uma boa opção para quem deseja aprender como descongelar carne moída rápido, uma vez que a carne em pedacinhos favorece o descongelamento dentro do aparelho.
E como descongelar carne no micro-ondas? O primeiro passo é retirar a carne da embalagem, incluindo a bandeja de isopor. Ambos os materiais não podem ser levados ao aparelho.
Em seguida, coloque o pedaço de carne em um prato ou recipiente fundo capaz de comportar a água que será eliminada no processo de descongelamento.
O tempo e a potência usada para descongelar a carne no micro-ondas varia de aparelho para aparelho, mas, em geral, basta acionar o botão de degelo e indicar o tipo de carne que deseja descongelar que o próprio aparelho dirá o tempo e a potencia necessária.
A cada um minuto, em média, pause o tempo e vire a carne para que ela descongele por igual. Aproveite também para observar se a carne está cozinhando. Nesse caso, pode ser que a potência esteja muito alta e você precise reduzi-la um pouco.
Terminado o tempo do descongelamento leve a carne diretamente para panela. Ela não deve ser recolocada nem na geladeira, nem no freezer.
Aposte na tigela de água fria
Outro método que permite descongelar a carne rápido é a da tigela com água fria.
Mas, lembrando, a técnica também tende a funcionar melhor com pedaços menores de carne.
Você até pode descongelar um pedaço grande, mas o tempo de degelo será maior e, com isso, o risco de contaminação por bactérias aumenta consideravelmente.
Portanto, novamente, prefira usar cortes pequenos. A tigela de água fria também funciona para quem deseja aprender como descongelar carne moída rápida.
A técnica é bem simples. Primeiro coloque água fria em uma tigela e, na sequência, mergulhe a carne que deseja descongelar embalada em um saco plástico. Ela deve estar bem protegida para não ter contato com a água, evitando assim que ela acabe contaminada por bactérias ou que perca sabor e textura.
Em geral, a carne descongelada na água fria leve de 30 minutos a 1 hora para descongelar completamente.
Outro detalhe importante: não deixe a carne dentro da água por mais de 2 horas. A partir desse tempo o ritmo de proliferação de bactérias é muito alto e as chances da carne estragar é grande.
Assim que a carne estiver descongelada leve-a imediatamente para a panela.
Do freezer para panela
Em uma última possibilidade (no grau do desespero) você pode optar por levar a carne congelada direto para panela.
A parte boa dessa técnica é que o risco de contaminação é praticamente zero, já que a carne sai de um ambiente seguro (muito frio) para outro ( muito quente).
No entanto, prepare-se para uma possível textura dura e borrachuda. Isso porque o processo de descongelar a carne com altas temperaturas altera a textura do alimento.
O método funciona melhor para pequenas quantidades de carne, como um porção de carne moída ou de picadinho.
Se pretende fazer uma carne grelhada, melhor mudar o cardápio. Ao invés de grelhar, a carne vai cozinhar.
O melhor mesmo é preparar ensopados e refogados nessa técnica.
Geladeira: o lugar certo para descongelar carne
Em um mundo perfeito, o melhor e mais seguro lugar para descongelar qualquer tipo de carne é dentro da geladeira.
Contudo, o processo completo de degelo leva cerca de 24 horas. Ou seja, você precisa planejar a refeição com antecedência.
Nessa técnica, não tem segredo. Basta retirar a carne do freezer, colocá-la dentro de um prato ou outro recipiente que comporte o tamanho do corte e levá-la para a geladeira, de preferência nas prateleiras superiores onde a temperatura é mais baixa.
Quanto menor o tamanho da peça, mais rápido o descongelamento. Além de ser garantia de zero contaminação, a carne descongelada na geladeira ainda tem a vantagem de não precisar ir imediatamente para a panela.
É possível manter a carne refrigerada por até dois dias.
Vale saber ainda que com a peça de carne descongelada dentro da geladeira não é necessário (muito menos recomendado) que ela fique na pia à temperatura ambiente antes de seguir para panela.
Outra vantagem desse método de descongelamento é que a carne não perde textura, cor, sabor, nem suculência. Então, planejamento faz diferença sim. Dá próxima vez, já sabe.
O que você não deve fazer para descongelar carne
Independente de qual dos métodos acima você vai usar para descongelar carne, uma coisa é certa: nunca faça o degelo à temperatura ambiente.
Colocar a carne em cima da pia para descongelar é a pior decisão que você pode tomar.
Em temperatura ambiente, a carne se transforma em um criadouro de bactérias que se reproduzem em uma velocidade gigantesca.
Essas bactérias, nocivas a saúde humana, são um risco potencial para intoxicação, causando desde problemas como diarreia, vômito e dor de cabeça até problemas neurológicos e possível causa de óbito.
Pode voltar a carne descongelada para o freezer?
Não, não pode. A carne que foi descongelada não deve voltar ao freezer. Existem dois motivos básicos para isso.
O primeiro é que no processo de congelar e descongelar a carne mais de uma vez faz com que ela perca muito líquido, reduzindo sua suculência e sabor.
O segundo motivo é que dependendo de como a carne foi descongelada da primeira vez, o risco de contaminação duplica, expondo a saúde de todos.
Caso a quantidade de carne seja demais para o preparo que deseja fazer, cozinhe tudo e congele novamente a carne já temperada e cozida em pequenas porções.
Mas o ideal mesmo é fazer o primeiro congelamento dividindo os cortes de carne na proporção necessária para cada preparo. Assim você descongela somente aquilo que irá utilizar.
Qual a validade da carne congelada?
O máximo de tempo que a carne pode permanecer congelada são oito meses, mas isso no caso de carnes cortadas em peças grandes.
As carnes previamente assadas ou bifes crus podem ser mantidas no congelador por cerca de seis meses.
Já a carne moída é que a dura menos no freezer, devendo ser consumida no prazo máximo de três meses.
Agora que você já sabe como descongelar carne rápido é só partir para cozinha e fazer aquele prato delícia.