A carne de frango é uma das mais populares no cardápio do brasileiro. Versátil, ela pode ser consumida de diferentes formas. Mas, geralmente, a carne está congelada, certo? Por isso, o primeiro passo antes de começar a pensar na sua receita favorita é aprender como descongelar o frango.
E se você está sem tempo ou simplesmente se esqueceu de retirar a carne do freezer na noite anterior, não se preocupe. Ainda dá tempo de preparar sua refeição. Mas para isso você vai precisar aprender como descongelar frango rápido. A gente te dá as dicas a seguir, acompanhe:
Como descongelar frango rápido? 3 técnicas para seguir
Use água fria
Se você precisa descongelar o frango rapidamente, a técnica de descongelamento em água fria é uma ótima opção. Para isso, siga os passos abaixo:
Passo 1: Coloque o frango em uma embalagem hermética, garantido que não há vazamentos.
Passo 2: Encha uma tigela grande com água fria suficiente para cobrir o frango completamente.
Passo 3: Mergulhe o frango na água fria, tendo a certeza de que a embalagem está totalmente selada para evitar a contaminação da água.
Passo 4: Troque a água a cada 30 minutos para mantê-la fria. Esse processo ajuda a acelerar o descongelamento.
Passo 5: Verifique regularmente a textura do frango para determinar quando estiver completamente descongelado.
Dica: Não descongele o frango em água quente, pois isso pode favorecer o crescimento de bactérias prejudiciais.
Aposte no micro-ondas
O micro-ondas é outra opção prática e rápida para descongelar frango. Dá só uma olhada nas etapas a seguir e aprenda mais essa técnica:
Passo 1: Primeiramente, verifique se o seu micro-ondas possui opção de descongelamento ou ajuste de potência.
Passo 2: Em caso positivo, remova a embalagem original do frango e coloque-o em um prato adequado para micro-ondas.
Passo 3: Defina a opção de descongelamento de acordo com o peso do frango ou ajuste a potência do micro-ondas para 30% a 50% da potência máxima.
Passo 4: Inicie o ciclo de descongelamento, seguindo as instruções do fabricante do micro-ondas.
Passo 5: Pause o ciclo a cada intervalo indicado e vire o frango para garantir um descongelamento uniforme.
Passo 6: Verifique regularmente o estado do frango para evitar o cozimento parcial. Caso o frango comece a cozinhar em algumas áreas, pare o ciclo de descongelamento e termine o processo utilizando outra técnica, como o da água fria. Isso pode acontecer caso as partes do frango sejam muito grandes.
Dica: Após descongelar o frango no micro-ondas, cozinhe-o imediatamente para evitar a proliferação de bactérias.
Descongele usando o forno
Apesar de não ser uma opção muito comum, o forno também pode ser utilizado para descongelar frango. Aprenda como a seguir:
Passo 1: Pré-aqueça o forno a uma temperatura baixa, entre 50°C e 80°C.
Passo 2: Coloque o frango em uma assadeira ou em uma grade dentro de uma assadeira de modo que seja possível a circulação do ar.
Passo 3: Insira a assadeira no forno e feche a porta.
Passo 4: Verifique o frango regularmente e vire-o para garantir um descongelamento uniforme.
Passo 5: Continue descongelando até que o frango esteja completamente descongelado. Dependendo do tamanho do frango, esse processo pode levar até mais do que uma hora.
Afinal, qual a forma mais segura de descongelar frango?
Qualquer carne, quando descongelada, corre o risco de ser contaminada por bactérias, especialmente se ela não foi descongelada corretamente.
A maneira mais segura de garantir que a carne de frango seja descongelada sem riscos para a saúde é usando a geladeira. A técnica é a mais recomendada pelos especialistas em segurança alimentar, uma vez que a carne permanece resfriada e sem contato direto com agentes externos.
Para descongelar frango na geladeira, basta seguir o passo a passo abaixo:
Passo 1: Remova o frango da embalagem original, coloque-o em um recipiente adequado e cubra-o com filme plástico ou coloque-o em um saco plástico próprio para alimentos.
Passo 2: Coloque o recipiente na prateleira mais baixa da geladeira.
Passo 3: Aguarde o tempo necessário para descongelar. Em média, cada 500g de frango requer cerca de 24 horas de descongelamento na geladeira. Portanto, quanto maior o pedaço de carne, mais tempo será necessário para o descongelamento completo. Por isso, planejar as refeições com antecedência é sempre o mais indicado.
Passo 4: Verifique se o frango está completamente descongelado. Toque-o para sentir se não há partes congeladas. Caso necessário, deixe-o por mais tempo na geladeira. Ao notar que todas as partes estão descongeladas, já é possível preparar a carne como preferir.
Quais os riscos de descongelar o frango na pia?
Descongelar frango na pia é algo muito arriscado do ponto de vista da segurança alimentar.
Isso porque quando o frango é descongelado em temperatura ambiente, há maior probabilidade de crescimento bacteriano, especialmente nas áreas externas do frango que alcançam temperaturas perigosas (entre 4°C e 60°C) conhecidas como “zona de perigo”. Fora isso, existem ainda outros riscos, conforme você verá a seguir:
Multiplicação bacteriana: A temperatura ambiente fornece um ambiente favorável para que bactérias como Salmonella e Campylobacter se multipliquem rapidamente no frango, causando sérias doenças aos seres humanos.
Contaminação cruzada: Se o frango é descongelado na pia sem proteção adequada, existe o risco de que as bactérias que se multiplicaram no frango entrem em contato com outros alimentos ou superfícies, resultando em contaminação cruzada, aumentando o risco de doenças alimentares.
Textura e qualidade comprometidas: O descongelamento na pia ainda pode provocar uma perda de qualidade na carne do frango, resultando em textura e sabor não muito agradáveis
É importante ressaltar que a Food and Drug Administration (FDA) e outras organizações de saúde recomendam descongelar o frango de maneira segura, como na geladeira, para evitar os riscos mencionados acima.
Ou seja, descongelar frango rápido é possível desde que você utilize técnicas adequadas e seguras. Mas, lembrando, que o ideal mesmo é sempre planejar as refeições com antecedência, assim você não compromete o sabor e a textura da carne, muito menos corre o risco de contrair uma bactéria nociva.
Quer aprender outras técnicas? Vem ver mais: como descongelar carne rápido, como descongelar geladeira, como congelar legumes, como congelar couve.