Precisa limpar a geladeira e quer fazer isso rapidinho? Então nossa dica é que você aprenda como descongelar geladeira rápido.
Com algumas dicas simples é possível encurtar o caminho do degelo e finalizar o processo de limpeza mais rapidamente.
Vem ver as dicas.
Por que é importante descongelar geladeira?
Descongelar a geladeira é importante por dois motivos básicos: conserva o aparelho e manter a temperatura ideal para preservação dos alimentos.
Isso porque quando a camada de gelo está acima do recomendado, o ar frio tem dificuldade de circular pelo aparelho de modo adequado. Com isso, os alimentos podem estragar mais rapidamente e o funcionamento da geladeira fica comprometido de maneira geral.
De quanto em quanto tempo devo descongelar a geladeira?
Primeiro você precisa saber qual o modelo da sua geladeira. As mais novas, com sistema frost free, não exigem degelo, uma vez que elas realizam esse procedimento de modo automático.
Outros modelos possuem um botão chamado “degelo”. Ao ser acionado, ele realiza o descongelamento, mas é você que tem que se dar conta da necessidade, já que o aparelho não faz isso sozinho.
Por fim, as geladeiras mais antigas, principalmente aquelas onde o freezer e a geladeira dividem o mesmo espaço, necessitam de degelo manual.
Contudo, vale citar que mesmo os modelos frost free, com degelo automático, necessitam de limpeza regular.
O ideal, portanto, é realizar o degelo / limpeza mensalmente ou, dependendo de quanto o freezer é utilizado. Para tirar a duvida, observe a camada de gelo formada. Ela não pode ter mais de um centímetro.
Como descongelar geladeira?
Para descongelar a geladeira, do jeitinho que manda o figurino, você precisa se atentar para o manual de instruções do fabricante.
É ali que todas as informações necessárias para o procedimento correto estão anotadas.
Mas, de modo geral, as dicas a seguir são universais e servem para todos os casos. Veja o passo a passo:
- Desligue a geladeira da tomada. Essa etapa vai garantir o degelo. Sem desligar o aparelho, o fluxo de ar frio não é interrompido e a geladeira vai continuar produzindo gelo. Uma dica é desligar o aparelho da tomada durante a noite, assim ao acordar pela manhã, o gelo já terá derretido e a geladeira estará prontinha para limpeza.
- Separe panos de limpeza para colocar em volta da geladeira, mesmo que ela possua um reservatório para o degelo. Assim você evita acordar e ver a cozinha alagada.
- Após desligar a geladeira, retire todos os alimentos. Aqueles que são mais perecíveis, como carnes e laticínios devem ir para um recipiente térmico para não estragar.
- Para não correr o risco de ter vários alimentos descongelando ao mesmo tempo, procure se programar para realizar o degelo antes de fazer as compras do mês, quando a geladeira está mais vazia. Isso também facilita o processo de limpeza, já que você terá menos itens para tirar e guardar.
- O próximo passo é remover os componentes internos da geladeira, como prateleiras, grades e gavetas. Lave tudo muito bem com água e detergente neutro e deixe secando.
- Em seguida, faça a limpeza da parte interna da geladeira. Não utilize produtos com cheiro forte ou que sejam muito abrasivos. Uma boa dica para limpar, tanto a geladeira, quanto o freezer, é usar vinagre branco diluído em água. Aplique essa misturinha em um pano macio e passe por toda a geladeira.
- Caso ainda exista alguma placa de gelo presa ao freezer procure soltá-la com as mãos. Se não funcionar, aguarde mais alguns minutos.
- Ao concluir o degelo e a limpeza, ligue a geladeira novamente e volte todos os alimentos para o aparelho.
Como descongelar geladeira rápido?
O tempo tá curto e você precisa descongelar geladeira rápido? Nesse caso, é possível acelerar um pouco o processo. Mas é importante destacar que as técnicas para degelo rápido devem ser evitadas ao máximo.
O ideal é se programar com antecedência para fazer o descongelamento. Forçar a geladeira a um degelo acelerado pode gerar problemas no futuro.
Portanto, use essas dicas em casos de extrema necessidade e não torne isso um hábito, ok?
- O primeiro passo para aprender como descongelar geladeira rápido é tirar a geladeira da tomada. Aqui, o processo é o mesmo ao mencionado anteriormente. Desligue o aparelho, retire todos os alimentos, preservando aqueles perecíveis em recipientes térmicos, e remova os componentes internos.
- A diferença no passo a passo vem agora. Ao invés de esperar cerca de oito horas para o degelo completo, você vai acelerar esse processo reduzindo o tempo para, no máximo, duas horas. E como fazer isso? Aí é que entram as próximas dicas, acompanhe:
Água quente e sal
Uma das dicas mais eficientes para descongelar geladeira rápido é usar o truque da água quente com sal. Isso porque os dois elementos juntos aceleram consideravelmente o processo de degelo.
Para usar a técnica, basta aquecer a água e adicionar cerca de duas colheres de sopa de sal. Em seguida, coloque o líquido em um borrifador e pulverize contra o gelo. Vá repetindo esse processo a cada dez minutos.
Retire as placas de gelo que estão se dissolvendo usando as mãos, mas sem forçar.
Portas abertas
Mantenha as portas da geladeira e do freezer abertas durante todo o processo de descongelamento.
O ar externo é mais quente que o ar que circula dentro da geladeira, fazendo com que o gelo derreta mais rápido.
No entanto, não se esqueça de manter panos por perto para secar o piso e evitar acidentes.
Pote de água quente
Outra técnica que promete ajudar a descongelar geladeira rápido é usar um pote com água quente dentro do aparelho.
O calor da água e o próprio vapor liberado por ela contribuem nesse processo. Para isso, basta aquecer a água e, em seguida, despejá-la em um pote.
Coloque o pote dentro da geladeira e / ou do freezer com cuidado para não se queimar e aguarde até que o gelo derreta.
Use um ventilador
Quer reforçar as técnicas sugeridas acima? Então posicione um ventilador bem na frente da geladeira.
O ar vai acelerar o degelo. Apenas tome cuidado para não deixar o ventilador muito próximo da geladeira. Uma distância entre 30 e 40 centímetros é o ideal.
O que você NÃO deve fazer?
Não use secador de cabelo
Uma das dicas mais difundidas por aí é a do secador de cabelo. De fato, o ar quente que sai do aparelho ajuda a descongelar o gelo muito mais rapidamente.
Mas existem riscos que não valem a pena. O primeiro deles é ver pingos de água caindo dentro do secador. O contato com a água pode gerar danos ao aparelho, provocando panes elétricas e riscos de choques.
O segundo problema dessa técnica é que o calor do secador pode acabar danificando a estrutura da geladeira, geralmente fabricada em plástico.
Nada de facas
Outra coisa que você não deve fazer é usar facas e outros objetos pontiagudos para auxiliar na remoção das placas de gelo.
A ponta desses objetos pode perfurar a geladeira atingindo o sistema de gás e gerando um grande prejuízo financeiro.
Cuidado com produtos abrasivos
Não use produtos químicos abrasivos na tentativa de forçar o descongelamento. Isso pode danificar a geladeira e ainda intoxicar quem está manipulado os produtos.
Anotou todas as dicas? Agora é só colocar cada uma delas em prática e manter a sua geladeira com os cuidados em dia.
Veja também como tirar o cheiro desagradável da geladeira.