Fogão entupido é igual a receita que não dá certo. E isso não é nada bom! Mas ainda bem que tem jeito e um jeito bem simples por sinal. Afinal, de nada adianta ter um fogão que não acende, não é mesmo?
Por isso no post de hoje vamos te ensinar como desentupir fogão para que você possa voltar a preparar quitutes maravilhosos em casa. Bora aprender?
O fogão está mesmo entupido?
Antes de querer desentupir o fogão você precisa ter certeza de que ele está realmente entupido. E como saber disso? Fácil!
A primeira coisa que você deve observar é a coloração da chama. O normal é que a chama seja azul. No entanto, quando as bocas do fogão estão entupidas a chama passa a ter uma coloração laranja amarelada. Esse é o primeiro indício.
O segundo ponto a ser observado é a intensidade da chama. Um fogão com a boca entupida possui chama fraca e, em alguns casos mais severos, a boca do fogão simplesmente não acende e você sente apenas um cheiro forte de gás.
Portanto, se a chama estiver fraca e com uma coloração amarelada existem fortes possibilidades de que a boca do fogão esteja entupida e, nesse caso, você pode partir para as orientações a seguir.
Como desentupir boca de fogão?
Acredite se quiser, mas o processo para desentupir boca de fogão é muito mais descomplicado do que pode parecer. Você vai precisar apenas de uma agulha de costura ou uma agulha própria para essa finalidade. Caso não tenha uma, não se preocupe, é bem barato e fácil de achar em qualquer loja de armarinho ou material de construção.
A única coisa que você vai ter que ter é um pouco de paciência. Por isso é recomendado tirar pelo menos uma hora do seu dia para realizar essa tarefa que apesar de simples é um pouco trabalhosa.
Confira o passo a passo de como desentupir boca de fogão:
Passo 1: Desligue o gás. Isso é fundamental para sua segurança. Não pule essa etapa;
Passo 2: Com a saída de gás fechada, remova as trempes do fogão que estão obstruídas. A trempe é a grade onde se apoia as panelas;
Passo 3: Em seguida, enfie a agulha nos buraquinhos da boca do fogão. Se necessário, gire a agulha até sentir que a sujeira que estava obstruindo a boca foi removida;
Passo 4: Por via das dúvidas, realize esse procedimento com todas as bocas do fogão para evitar novos entupimentos;
Passo 5: Encaixe as trempes de volta ao lugar. Ligue a saída de gás e faça o teste para saber se as bocas foram desentupidas. Verifique se a coloração azulada voltou e se a intensidade da chama está normalizada. Caso note que alguma das bocas ainda está entupida, realize o procedimento novamente.
Como desentupir forno de fogão?
Pode ser que além das bocas, o seu fogão também esteja com a saída de gás do forno entupida. Mas não se preocupe, porque o procedimento para desentupir o forno também é bem tranquilo. Na verdade, é o mesmo utilizado para desentupir as bocas do fogão.
Anote o passo a passo:
Passo 1: Desligue o gás;
Passo 2: Remova a grade que cobre o queimador do forno;
Passo 3: Observe se existem sujeiras e resíduos de alimentos cobrindo o queimador. Se sim, retire-o. Em seguida, pegue a agulha (a mesma utilizada para desentupir as bocas do fogão) e coloque-a dentro dos buraquinhos do queimador, girando-a para remover qualquer tipo de sujeira;
Passo 4: Coloque a grade de volta no lugar e em seguida ligue o gás. Verifique se a chama está azulada e se a intensidade da chama está normal. Se o problema continuar, repita o procedimento de limpeza.
Cuidados na hora de desentupir o fogão
Alguns cuidados são essenciais para garantir sua segurança e a durabilidade do seu fogão. Por isso separamos algumas dicas importantes para você seguir:
- Sempre que for fazer a limpeza do fogão e do forno, especialmente em partes mais internas é fundamental desligar a saída de gás para evitar vazamentos;
- Não utilize produtos químicos para fazer o desentupimento das bocas do fogão e do forno. Isso porque ao acender o gás novamente, as substâncias químicas presentes podem causar combustão e possíveis acidentes;
- Espere o forno e o fogão esfriar para realizar a limpeza. Além de ser mais seguro, evitando queimaduras, por exemplo, o resfriamento é importante para prevenir rachaduras, trincas e outras deformidades no aparelho;
Cuide do seu fogão
Manter a limpeza do seu fogão em dia é importante para evitar novos problemas com o entupimento das bocas. Muitas vezes a limpeza do dia a dia não é suficiente para remover sujeiras mais difíceis. Portanto, a dica é que seja feita uma limpeza mais cuidadosa ao menos uma vez por semana.
Nesse dia remova todas as trempes e passe a agulha por todos os buraquinhos, mesmo que o fogão não esteja entupido. Em seguida, com a ajuda de um palito de churrasco envolto em um pano macio faça a limpeza dos locais de acesso mais difícil.
Para finalizar, use uma esponja macia para remover a gordura e os restos de alimentos. Pode ser aquela usada para lavar louça, mas lembre-se apenas de que só deve usar o lado amarelo que não é abrasivo.
Para a limpeza do forno, o aconselhável é remover a grade e deixá-la de molho em água morna com vinagre. Assim ela solta todas as crostas de sujeira que possam estar grudadas.
Enquanto aguarda o tempo do molho da grade pegue uma esponja macia e passe por todo o interior do forno. Remova a grade de proteção dos queimadores e passe a agulha por todos os buraquinhos para garantir que nenhum resíduo esteja obstruindo a saída de gás. Evite usar produtos com cheiro dentro do forno. Finalize com um pano seco.
Uma dica: verifique o tipo de material com que seu fogão é fabricado. Os modelos em inox, por exemplo, são mais suscetíveis a manchas e arranhões. Nesse caso é ainda mais importante evitar uso de materiais ásperos, pontiagudos ou abrasivos.
De modo geral, uma limpeza com detergente e esponja macia já é suficiente para deixar o seu fogão limpo e funcionando perfeitamente!
Agora que você já sabe como desentupir fogão e só cuidar desse seu amigo de todas as horas!