O bacalhau é um prato tradicional dos feriados, embora possa ser servido em qualquer ocasião. Esse tipo de peixe salgado é recheado de nutrientes e pode ser facilmente combinado com qualquer acompanhamento.
Contudo, antes de preparar qualquer prato, é preciso saber como dessalgar o bacalhau. Assim, é possível fazer um melhor proveito do gosto desse peixe, já que, a indicação é que ele seja comprado seco e bem salgado, e na véspera do preparo da receita, o alimento deve ser dessalgado.
Por isso, separamos algumas dicas de como realizar esse procedimento e selecionamos alguns vídeos para te instruir ainda melhor. Continue lendo para aprender tudo sobre como dessalgar bacalhau.
Escolhendo o bacalhau
Para começar, é preciso comprar o bacalhau. Escolha bem a sua peça, pois, o ideal é que ela tenha até 1 kg e esteja fresca. Por isso, seja criterioso no momento de escolher onde comprar.
Caso o bacalhau tenha mais do que 1 kg, o processo de dessalgue terá que ser feito repetidas vezes. Isso porque o peixe terá que ser divido para que o procedimento funcione.
Como dessalgar bacalhau usando sal – isso mesmo: usando sal!
Agora, para dar início ao processo de como dessalgar bacalhau, você precisa lavá-lo utilizando água corrente. Faça o uso de bastante água, sem medo de esfregar o peixe diversas vezes. Assim, é possível garantir que a capa de sal saia.
Quando o sal for retirado completamente do lado exterior, é preciso prosseguir para retirar o sal por completo. Para isso, basta seguir os passos a seguir:
- Corte o bacalhau em pedaços, médios ou pequenos, e, em uma panela com água, coloque os pedaços de maneira que eles estejam cobertos completamente pela água.
- Em seguida, misture de 3 a 4 colheres cheias de sal. Assim, uma reação acontecerá e o sal que está contido no bacalhau sairá por completo na água já salgada.
- Depois que tudo estiver misturado, deixe o peixe ferver por no mínimo 15 minutos ou até que uma espuma branca se forme no topo da panela. Assim que isso ocorrer, desligue o fogo e deixe a mistura descansando por cerca de 2 minutos.
- Por fim, escorra toda a água e, novamente, lave o peixe em água corrente para tirar o excesso de sal que pode ter ficado no seu bacalhau.
Ao final do procedimento, prove um pedaço do peixe. Caso o sal não tenha saído completamente, refaça todo o processo. Além disso, tome cuidado para que o peixe não cozinhe muito e desmanche.
No vídeo abaixo, você pode acompanhar esse procedimento:
Como dessalgar bacalhau com leite
Quando o processo de como dessalgar o peixe com sal não funcionar, é possível utilizar leite. Então assim que você tiver separado o leite, basta seguir as instruções abaixo:
- Depois que você tiver realizado a técnica anterior até o último passo, coloque os pedaços de bacalhau em uma panela e cubra-os com leite integral.
- Leve a panela ao fogo médio-alto, prestando muita atenção para que ele não ferva.
- Quando você perceber que o leite começou a borbulhar, tampe a panela e retire-a do fogo.
- Deixe o peixe descansar no leite por, no mínimo, 20 minutos.
Ao longo desse processo de descanso, não esqueça de experimentar o peixe para conferir se ele já atingiu o ponto desejado. Caso você não experimente, o bacalhau pode perder o sal completamente.
Abaixo, você pode avançar o vídeo e ver como seguir essa técnica:
Como dessalgar bacalhau com água gelada
Para seguir esse método de como dessalgar bacalhau, não é preciso de muitas coisas. Apenas uma vasilha grande e água corrente. Assim como no processo anterior, você precisará tirar o excesso de sal com água corrente, e então seguir os passos abaixo:
- Primeiro, separe uma grande vasilha, com tampa, na qual o bacalhau encaixe. Então, encha a vasilha com água fria e mergulhe o peixe com a pele virada para cima.
- Tampe a vasilha e leve-a à geladeira.
- É importante que a água seja trocada a cada 3 ou 4 horas. Não se esqueça de verificar se ela está bem gelada. Se for preciso, adicione alguns cubos de gelo na vasilha.
- Por fim, para garantir que o peixe está dessalgado e no ponto desejado, experimente um pequeno pedaço da parte mais grossa da posta.
Vale ressaltar que o tempo de descanso dentro da água depende do tamanho da fatia do peixe e pode levar alguns dias. No caso de fatias médias, leva em torno de 24 horas, fatias grossas levam até 48 horas.
Confira esse procedimento no vídeo a seguir:
Como dessalgar bacalhau com farinha de mandioca
Outra técnica de como dessalgar bacalhau é utilizando farinha de mandioca. É um procedimento rápido e prático. Depois de retirar o excesso de sal com água corrente, você deve seguir os passos abaixo:
- Coloque o bacalhau em uma vasilha e cubra-o com água em temperatura ambiente.
- Então, encha um copo de 125 ml com a farinha de mandioca e despeje-a na vasilha. Você deve utilizar um copo para cada meio quilo de bacalhau.
- Tampe a vasilha e deixe o peixe descansar na mistura por 30 minutos. Se esse tempo for ultrapassado, o bacalhau pode perder todo o sal e ficar sem gosto, então preste atenção.
- Depois, basta lavar o peixe para tirar a farinha. A recomendação é que você lave pedaço por pedaço, em água corrente.
Esse é um dos procedimentos mais simples e práticos de dessalgue, especialmente quando você deixou para comprar o bacalhau em cima de hora. No vídeo a seguir, você pode acompanhar o passo a passo com mais atenção:
Tempo de dessalgue
Quando for seguir um método de como dessalgar bacalhau, lembre-se que cada quantidade tem um tempo específico de dessalgue, que varia de acordo com a altura das postas. Eles geralmente se aplicam quando o procedimento é feito com o auxílio da geladeira. Confira a tabela a seguir:
- Bacalhau Desfiado: 6 horas (troca da água de 3 em 3 horas);
- Postas normais: 24 horas (troca da água de 6 em 6 horas);
- Postas grossas: 40 horas (troca da água de 8 em 8 horas);
- Postas muito grossas: 48 horas (troca da água de 8 em 8 horas);
- Lombos muito grossos: 72 horas (troca da água de 8 em 8 horas)
Gostou das dicas?
O bacalhau é fonte de proteína, ferro, cálcio, minerais e outras vitaminas benéficas para a nossa saúde. Agora, você já sabe como dessalgar bacalhau de diversas maneiras e quanto tempo precisa esperar ao longo de cada processo.
Dúvidas e críticas são muito bem-vindas na sessão de comentários!