Ingrediente indispensável em pratos típicos brasileiros, a carne seca exige uma preparação que começa no dia anterior, a fim de remover o excesso de sal.
Mas e quando você está com pressa e a carne ainda está lá, salgadinha? Nesse caso, não se desespere e leia esse post até o fim que vamos te dar vários segredinhos e truques para dessalgar carne seca. Vem ver.
O que é e quais os tipos de carne seca?
A carne seca é um tipo de carne conservada no sal com o objetivo de fazê-la durar por mais tempo. Esse é um dos processos mais antigos que existem, afinal, geladeira é coisa da vida moderna.
Aqui no Brasil existem três tipos de carne salgadas e que confundem muita gente. São elas: a carne seca, a carne de sol e o charque.
A carne seca é a única que passa pelo processo de industrialização e, consequentemente, apresenta ingredientes como nitratos para agilizar o processo de cura, salga e aumentar a conservação.
Vendida em supermercados devidamente embalada, a carne seca é feita a partir de cortes bovinos, geralmente coxão duro, coxão mole e músculo dianteiro. Muito utilizada para desfiar e preparar recheios variados.
Já a carne de sol é produzida artesanalmente, sobretudo, no Nordeste brasileiro e em Minas Gerais.
O corte usado na carne de sol é o mesmo da carne seca, a diferença está no tamanho dos cortes que, nesse caso, são maiores.
Isso garante que a carne fique mais úmida por dentro.
Por fim, o charque é outro tipo de carne salgada, mas produzida a partir de cortes de segunda, como ponta de agulha e partes dianteiras bovinas.
Outra característica do charque é que ele é ainda mais salgado que a carne seca, o que o torna mais endurecido. Por ser feito a partir de carnes de segunda, o charque também tende a ser mais gorduroso e fibroso. É indicado para guisados e pratos como o arroz carreteiro.
Como dessalgar carne seca
A carne seca deve começar a ser dessalgada 24 horas antes do preparo. Isso garante que a carne elimine o sal na medida certa e continue saborosa.
Para isso, retire a carne seca da embalagem e passe-a rapidamente embaixo da água corrente para remover o sal superficial.
Em seguida corte a carne em cubos e coloque-a dentro de uma bacia. Agora vem o pulo do gato.
Ao invés de usar água fria, use água gelada e pedras de gelo. Coloque a carne seca de molho na geladeira e troque essa água cerca de duas a três vezes, sempre usando água gelada.
Feito isso, você já pode prosseguir para o preparo da sua preferência.
Como dessalgar carne seca rápido
Já naqueles dias em que a pressa é inimiga da perfeição, fique tranquilo. Tem jeito de dessalgar a carne seca de um jeito rápido e simples. Trouxemos três técnicas diferentes para você testar. Acompanhe:
Com sal
Isso mesmo, você não leu errado! É possível dessalgar a carne seca com sal. Mas não vai piorar as coisas? Por incrível que pareça, não.
Para isso, corte a carne seca em cubos e lave-a na água corrente para remover o excesso de sal na superfície.
Em seguida, coloque os pedaços de carne em uma panela, cubra com água e adicione cerca de duas colheres de sopa de sal para cada quilo de carne.
Acenda o fogo. Quando começar a ferver você vai notar a formação de espuma. Retire essa espuma com a ajuda de uma concha e adicione mais água caso seja necessário.
Faça esse processo mais uma vez. Na sequência, escorra a água e passe-a debaixo da torneira.
Prontinho.
Na pressão
Você também pode usar a panela de pressão para dessalgar carne seca rápido. Isso porque o processo de cozimento auxilia na remoção do sal.
Comece cortando a carne seca em tiras ou cubos grandes. Passe os pedaços na água corrente para eliminar o sal superficial e coloque tudo na panela de pressão.
Coloque a panela em fogo alto e quando levantar pressão diminua o fogo e conte cerca de cinco minutos.
Desligue o fogo, aguarde sair a pressão e escorra a carne. Lave novamente em água corrente.
Coloque a carne na panela de pressão novamente e dessa vez conte quinze minutos após iniciar o processo de fervura.
Apague o fogo, retire a carne da panela e lave-a novamente. Está pronta para usar.
O bom dessa técnica é que você agiliza dois processos em um: a carne dessalga ao mesmo tempo em que cozinha.
Com leite
Outro método interessante para dessalgar carne seca rápido é contando com a ajuda do leite.
O ingrediente ajuda a “puxar” o sal da carne. Para isso, corte a carne em cubos, lave superficialmente para retirar o excesso de sal e coloque-a em uma panela.
Adicione água até cobrir a carne e acrescente junto um copo (cerca de 200 ml) de leite frio.
Leve a panela para o fogo e no momento que iniciar fervura conte cerca de 15 minutos.
Passado esse tempo, desligue o fogo, escorra e lave a carne novamente. Está pronta para o consumo.
Dicas na hora de dessalgar a carne seca
Além dos diferentes métodos de como dessalgar carne seca que citamos acima, você ainda pode contar com mais algumas dicas para ajudar nesse processo. Confira:
- A melhor forma de dessalgar a carne seca é deixando-a de molho de um dia para outro. Essa técnica preserva a textura e o sabor da carne, deixando-a no ponto ideal, nem seca, nem úmida demais;
- Na hora em que estiver cozinhando a carne seca adicione temperos, como folha de louro, pimenta em grãos e alho. Eles ajudam a garantir um sabor ainda melhor para a carne;
- Cuidado com o tamanho dos cortes da carne seca. Se deixá-los muito pequenos, a carne ficará ressecada e fiapenta. Já cortes muito grandes não eliminam o sal corretamente. Um corte de cerca de sete centímetros é o ideal para dessalgar a carne, sem que ela perca sabor;
- A intenção nunca é retirar completamente o sal da carne. Se você fizer isso, ela perderá completamente o sabor. Portanto, atente-se para o tempo de molho e tire um pedacinho para provar se já está bom;
- A carne seca pode ser desfiada com os dedos, com garfo ou com a ajuda de uma batedeira. Aproveite esse momento para retirar gordura e nervos que possam estar na carne. Faça isso enquanto ela ainda estiver quente, ok? Fica mais fácil;
- A carne seca cozida, desfiada e sem temperar pode ir ao freezer para ser consumida aos poucos. Armazene-a em potinhos por até três meses;
Agora que você já sabe como dessalgar carne seca, basta escolher a sua receita preferida e caprichar no prato.