Economizar água é algo que ninguém deveria pensar duas vezes antes de fazer. Afinal, se trata de um bem natural muito importante para todos e sabemos que no futuro pode faltar. Então, começar desde já é uma forma de garantir que a água potável dure por mais tempo.
Pense que, no Brasil, a água é utilizada não apenas para beber, mas também como fonte de geração de energia elétrica, através das hidrelétricas. Uma crise hídrica poderia resultar não apenas em falta de água, como em falta de luz.
Consumo consciente
Segundo a ONU, a recomendação de consumo diário de água é de 110 litros. No Brasil, o valor está bem acima e segundo um cálculo, os brasileiros consomem em média 154 litros de água por dia.
Se toda a população conseguisse reduzir para a média recomendada da ONU, seria possível economizar até 3,3 trilhões de litros por ano. Agora que você já sabe qual é a média diária recomendada, é a hora de fazer sua parte, vamos juntos?
Maneiras de economizar água em casa
Conheça algumas práticas simples de economizar água em sua casa, reduzir o valor da sua conta e ainda contribuir com o meio ambiente:
Banheiro
No banheiro você pode cuidar de três coisas:
Gasto de água ao escovar os dentes
Ao invés de deixar a torneira aberta, utilize um copo para enxaguar a pasta de dente da boca e abra a torneira apenas para molhar a escova de dente.
Gasto de água no vaso sanitário
O vaso sanitário também pode ser um vilão quando falamos em gastar água. Se puder, aposte nos modelos que possuem reservatório, já que elimina uma quantidade certa a cada descarga. Mas, se tiver o modelo tradicional, tente não segurar o botão da descarga por muito tempo.
Gasto de água no chuveiro
Os banhos precisam ser menos demorados, não importa se a ideia é lavar o cabelo ou apenas passar uma água no corpo. O ideal é que não ultrapassem os 15 minutos. Para economizar ainda mais, experimente desligar o registro enquanto se ensaboa ou se depila.
O mesmo vale em relação à lavagem dos cabelos. Molhe-os, desligue o chuveiro, aplique o shampoo e esfregue. Volte a ligar o chuveiro somente para realizar o enxágue.
Cozinha
Na cozinha, o gasto de água ocorre na pia e você pode reverter isso quando for lavar a louça. Ao invés de manter a torneira aberta desde o início da lavagem, primeiro ensaboe tudo – ou o máximo de coisas que conseguir colocar no espaço do lado da pia – e enxágue tudo de uma vez só.
Uma dica que pode facilitar a tarefa é colocar toda a louça que já esfregou com detergente em uma bacia, dessa forma, você consegue limpar todas as peças e lavá-las juntas.
Além disso, para deixar a cozinha mais limpa, experimente adotar o famoso “usou, lavou”. Assim que terminar de utilizar uma xícara, por exemplo, já a esfregue com a esponja e enxágue. Encontrou outras louças na pia? Aproveite para limpar tudo também!
Se possível, evite usar a lava-louças, principalmente se for para lavar poucas coisas. Se você tem o eletrodoméstico em casa, utilize-o para refeições maiores, em que terá várias coisas e garantirá a lavadora cheia.
Área de serviço
Na área de serviço existem duas coisas com as quais você precisa se preocupar:
Máquina de lavar
Se você tem máquina de lavar roupas ou tanquinho em casa, tente utilizar a capacidade máxima do aparelho. Junte uma boa quantidade de peças antes e sempre feche a torneira da água assim que notar que a máquina tenha terminado o ciclo de lavagem e esteja apenas centrifugando.
Se não tiver jeito, calma que tem solução! Basta acionar o botão “meio ciclo”, que utiliza menos água para realizar a lavagem.
Ah, não esqueça de checar também se a torneira que está ligada junto à máquina não está com problemas de vazamento, para que você não perca água.
Tanque
O tanque também está presente na área de serviços e pode ser um desperdiçador de água.
Certifique-se de que todas as torneiras estejam em perfeito funcionamento e caso tenha o hábito de lavar roupas à mão, encha-o com água primeiro e trabalhe com baldes e bacias. Siga a mesma ideia que fará ao lavar a louça: junte toda a roupa, molhe, esfregue, deixe de molho por alguns minutos e, por último, enxágue tudo junto.
Jardim e piscina
Jardim e piscina são outros espaços da casa que costumam gastar água. Talvez você se pergunte: “A piscina, mas como?”. Simples, se você tiver que ficar esvaziando a todo momento para limpar, seu consumo de água será enorme.
Piscina
Se você tem piscina em casa, seja aquelas desmontáveis ou as fixas, procure manter a água sempre impecável e pronta para uso. Para tanto, utilize cloro e produtos de limpeza, remova sujeiras com a ajuda da peneira e do aspirador.
No inverno e em épocas que a piscina não é utilizada – isso é válido até para a noite, após um dia muito quente – cubra o espaço com uma capa. Assim, a água vai durar por muito mais tempo. Esse conselho é útil até para uma piscina plástica.
Jardim
Regar o jardim é uma tarefa que não precisa de mangueira. Apesar de ser mais fácil recorrer a este item, prefira molhar as plantas usando um regador, um borrifador ou até um pequeno balde
Você evita encharcar as plantas – e muitas delas não sobrevivem quando recebem muita água – e ainda economiza. Outra dica legal é manter a maior parte das plantas do jardim exposta à chuva. Dessa forma, você só precisa se preocupar com a rega nos períodos não chuvosos.
Calçadas e carro
Lavar a calçada e o carro pode ser mais um motivo para você estar gastando mais água do que deveria. A maioria das pessoas opta pelo mais prático: as famosas lavadoras de alta pressão ou a própria mangueira.
Calçadas
Para limpar as calçadas de casa, mantenha o hábito de varrer com certa frequência, assim você evita aquelas sujeiras mais difíceis de tirar. Quando for necessário lavar, que tal aproveitar um dia de chuva? Jogue um pouco de sabão, vista uma capa e limpe a calçada. Ou outra opção é optar por baldes no lugar da mangueira.
E, se você está pensando em desmontar a piscina plástica de 1.000 litros – ou mais – das crianças, reutilize a água que está ali para enxaguar suas calçadas. O seu bolso e o planeta agradecem!
Carro
Para lavar o carro, aproveite também a ideia de usar baldes no lugar da mangueira. Encha-os conforme precisar molhar ou enxaguar. Esfregue com uma esponja macia todo o veículo primeiro e só depois comece o enxágue, para remover o excesso de sabão.
Use baldes de vários tamanhos para facilitar o trabalho e aproveite a mangueira apenas para enchê-los mais rapidamente com água.
Dicas extras para economizar (ainda mais!) água
Leve em conta algumas dicas extras para economizar ainda mais, confira:
Coletar água da chuva
A água da chuva pode ser reutilizada em algumas partes da casa. Serve para lavar as calçadas, janelas, regar as plantinhas e até para jogar no vaso sanitário. Sempre que possível experimente coletar um pouco de chuva, pode ser com baldes mesmo.
Se puder investir um pouco mais, já pensou em um sistema de captação de água da chuva instalado na sua casa? Ele direciona automaticamente essa água para locais como o vaso sanitário, por exemplo.
Conserto de vazamentos
Vazamentos podem ser grandes vilões para o gasto excessivo de água. O ideal é resolvê-los o quanto antes.
Se notar algum cano ou torneira quebrada, realize a troca e mantenha o registro desligado até que isso possa ser feito. Já se o vazamento é no registro de água, lembre-se de avisar a empresa de saneamento da sua cidade, que será a responsável por realizar o conserto.
Cuide da sua caixa d’água
Caixa d’água também precisa de manutenção. Cuide para que esteja localizado em local arejado, fresco e não se esqueça de manter o reservatório coberto. Além de evitar o mosquito da dengue e a evaporação da água, você mantém também sua qualidade.
Por último, verifique se a boia da caixa d’água está funcionando corretamente, de forma a evitar vazamentos e até picos de enchimento. O melhor dos mundos é o reservatório ser aproveitado em sua capacidade máxima.
Prefira o chuveiro elétrico
Chuveiros a gás demoram mais para esquentar a água, com isso você perde alguns litros até efetivamente entrar no banho. Prefira ter um chuveiro elétrico ou, caso seu chuveiro a gás demore um pouco para esquentar, mantenha um balde no banheiro para coletar a água fria e aproveitar em outra parte da casa.
Pense que um banho de 15 minutos usando um chuveiro elétrico consome 45 litros, por outro lado, se apostar nos modelos a gás, o gasto pode chegar a até (pasme!) 135 litros.
Diminuir o consumo de água é sinônimo de reduzir o valor da sua conta e ainda contribuir com o meio ambiente. Que tal começar os trabalhos hoje mesmo?