O ar condicionado é uma mão na roda quando os termômetros passam da casa dos 30ºC. Só tem um probleminha: a conta de luz.
Pois é, o aparelho pode fazer sua conta de energia elétrica subir mais do que a temperatura lá fora. Mas calma porque dá para se refrescar e conter ao mesmo tempo.
Continue a leitura aqui que vamos te dar 10 dicas de como economizar energia com ar condicionado. Confira!
Quanto um aparelho de ar condicionado gasta de energia elétrica?
O ar condicionado consome de energia elétrica o equivalente a um chuveiro. Só que com um agravante: fica ligado por muito mais tempo. Ou seja, sua conta de luz pode chegar a ficar até 50% mais cara!
Só para você ter uma ideia, o aparelho pode consumir cerca de 25 kwh/mês caso fique ligado durante uma hora por dia. Esse consumo pode subir para até 100 kwh/mês se permanecer ligado por quatro horas ao dia.
Assim, funcionando quatro horas por dias durante um mês inteiro pode custar o equivalente a R$ 85 a mais na sua conta de luz, caso você more no estado de São Paulo (o valor do kwh é diferente em cada estado brasileiro).
No entanto, com algumas práticas é possível reduzir esse consumo em cerca de 10% a 20%. E, convenhamos, ninguém precisa entrar no vermelho por causa de um ar condicionado. Veja a seguir o que você pode fazer:
10 dicas de como economizar energia com ar condicionado
Escolha o aparelho certo
A primeira coisa que você pode fazer para economizar energia é saber escolher o aparelho certo para sua casa e suas necessidades.
Verifique o selo Procel do ar condicionado que você deseja comprar. Quanto melhor a classificação, ou seja, mais próximo de “A”, menor o consumo. Fique atenta!
Procure também por aparelhos com a potência necessária para climatizar todo o ambiente. Busque analisar esse fator nas especificações, geralmente o fabricante informa a capacidade de refrigeração por metros quadrados.
Os modelos com função Sleep e Smart também te ajudam a poupar um pouco mais, portanto, prefira essas versões.
Mais uma dica: os do tipo Inverter são os mais econômicos. Apesar de serem mais caros do que os demais, podem representar uma economia de até 40% na conta de luz. Isso porque possui a capacidade de ajustar a velocidade do compressor de acordo com a necessidade de resfriamento do ambiente.
Portanto, quando o assunto é custo-benefício, o ar condicionado Inverter acaba levando vantagem. Vale a pena apostar!
Instale corretamente
Você sabia que a instalação correta também garante economia no final do mês? Quando mal instalado, o aparelho pode gastar até 20% a mais de energia.
Dessa forma, tente sempre acomodar o ar condicionado no ponto mais alto do ambiente. Quanto mais alto estiver, menos energia irá consumir para resfriar o espaço.
A unidade externa do aparelho deve ser instalada em um local com boa circulação de ar e deve ser mantida protegida do sol e do calor. Já as laterais e o fundo devem ser mantidos desbloqueados, ou seja, precisam ficar livres e sem encostar em móveis, paredes ou demais objetos.
Regule a temperatura
A temperatura ideal do ar condicionado doméstico, segundo referência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é de 23ºC.
Essa temperatura é capaz de manter o cômodo com um bom conforto térmico e não consome tanta energia quanto consumiria se estivesse regulado as mais baixas, como 16º ou 18ºC.
Vedação dos ambientes
Mais um aspecto fundamental para quem deseja saber como economizar energia com ar condicionado diz respeito à vedação de portas, janelas e qualquer outro vão ou abertura que permita a troca de ar entre os ambientes.
Sendo assim, a recomendação aqui é sempre observar se não está ocorrendo “fuga” do ar frio. Antes de mais nada, verifique se todas as portas e janelas estão bem fechadas. Em seguida, examine as frestas e veja se o ar está passando de um espaço para o outro.
Caso o cômodo possua vãos ou outras aberturas, certifique-se de que todas estejam bem fechadas. Isso é importante para não sobrecarregar o aparelho, aumentando ainda mais o consumo de energia elétrica.
Use cortinas
O sol é maravilhoso! Mas cuidado: ele é um dos grandes vilões no aumento do consumo de energia do ar condicionado.
É isso mesmo! Os raios solares aquecem o ambiente, obrigando o aparelho a trabalhar mais e forçar a refrigeração.
A solução? Usar cortinas! Instale-as no cômodo onde o ar condicionado está e prefira aquelas de tecido mais encorpado, como as do tipo blecaute, que bloqueiam com mais eficiência as luzes solares.
Utilize a função Smart
Você já sabe que quanto mais tempo o ar condicionado permanecer ligado, mais vai consumir energia elétrica. E foi pensando nisso que os fabricantes aperfeiçoaram os modelos de ar condicionado com a função Smart.
Essa função serve para manter o espaço resfriado depois que a temperatura programada já foi atingida. Rajadas de ar frio são expelidas de tempos em tempos, sem precisar que o aparelho fique ligado sempre e… sem pesar no seu bolso!
Não durma com o ar condicionado ligado
Você também não precisa passar a noite toda com o ar condicionado ligado. Além de ser desnecessário, uma vez que o ambiente já está fresquinho, você também acaba tendo um gasto maior com energia.
Portanto, programe-o para a função Sleep, dessa forma o aparelho desliga automaticamente após o tempo programado.
Mas, se o calor estiver demais, que tal recorrer ao bom e velho companheiro, o ventilador? O eletrodoméstico irá manter o trabalho realizado pelo ar condicionado com a vantagem de consumir bem menos energia.
Ventilador e ar condicionado
Dando sequência à dica anterior, você pode usar ao seu favor os dois eletrodomésticos para reduzir o consumo de energia elétrica.
Para tanto, mantenha o ar condicionado na temperatura mais alta, entre 23º a 26ºC, e junto dele coloque o ventilador para auxiliar no resfriamento. Assim que atingir a temperatura ideal, desligue o aparelho (ou o mantenha na função Smart) e fique apenas com o ventilador.
Limpe os filtros de ar
É verdade que um ar condicionado sujo pode te fazer gastar mais? A resposta é: sim!
Os filtros do aparelho devem ser mantidos limpos, tanto pela sua saúde, quanto pelo seu bolso. Tudo porque quando não estão em perfeitas condições, acaba gastando mais energia para funcionar, forçando-o ainda mais.
Portanto, trate de manter a limpeza em dia. Você pode fazê-la por conta própria ou então contratar uma empresa especializada. A recomendação é fazer uma higienização total no ar condicionado pelo menos uma vez por ano.
Desligue o ar condicionado
Por fim, mas extremamente importante (apesar de óbvia) vem o décimo conselho: não esqueça de desligar o ar condicionado.
Todas as vezes que sair de casa ou que não for mais usar o cômodo onde o aparelho está, faça esse procedimento simples. Isso evita o consumo desnecessário e vai te poupar um bom dinheiro no final do mês.
Bom, agora que você está por dentro de como economizar energia com ar condicionado é só colocar os ensinamentos em prática e curtir o verão e tudo de bom que vem com ele! Oba!