Não é de hoje que os brasileiros precisam fazer um verdadeiro malabarismo para equilibrar o orçamento doméstico e sobreviver em meio a alta dos preços.
E um dos itens essenciais que mais sofreu com a inflação nos últimos anos foi o botijão de gás.
Aí vem a pergunta inevitável: como economizar gás de cozinha sem abrir mão das receitas que amamos e estamos acostumados?
Para ajudar a responder essa pergunta, selecionamos os 17 melhores conselhos para poupar gás e dar um alívio no seu bolso. Vem ver!
Como economizar gás de cozinha: 17 conselhos para seguir hoje
Use a panela de pressão
Deixe o medo de usar a panela de pressão de lado e tenha esse utensílio como uma forma de economizar gás de cozinha.
Você já deve imaginar que quanto mais tempo o alimento demora para ser preparado, mais gás será necessário no processo, afinal, ele passará mais tempo no fogo. Por outro lado, se você usar a panela de pressão, é possível reduzir significativamente esse tempo e, o melhor, sem perder nada em textura e sabor.
Evite correntes de ar
Observe se a sua cozinha possui correntes de ar passando pelo fogão. Isso geralmente acontece quando existe uma porta de um lado e uma janela do outro, resultando na ventilação cruzada.
Esse tipo de ventilação é ótima no verão, já que ajuda a economizar energia elétrica com uso de aparelhos como ar condicionado e ventilador.
No entanto, quando se trata de economia de gás, a ventilação cruzada mais atrapalha do que ajuda. Tudo porque as chamas do fogão ficam oscilando e não aquecem as panelas como deveriam, levando mais tempo para cozinhar os alimentos.
Deixe grãos de molho
Todos os alimentos do grupo das leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico, por exemplo, devem ser deixadas de molho antes do cozimento por cerca de 12 horas.
Primeiro porque esse é um truque infalível para poupar gás, uma vez que ao absorverem água, os grãos ficam mais macios e cozinham mais rapidamente.
Em segundo lugar, ao deixar os grãos de molho, você ganha também do ponto de vista nutricional já que esse processo ajuda a eliminar substâncias que atrapalham a absorção dos nutrientes presentes nas leguminosas e só são removidos após o tempo de molho.
Limpe as bocas do fogão
A limpeza das bocas do fogão é mais uma maneira assertiva para quem deseja economizar gás de cozinha.
Quando as bocas estão sujas, a saída e a queima do gás não é eficiente, fazendo com que o consumo aumente. Uma limpeza simples, especialmente para remover obstruções nas bocas já é mais do que suficiente para resolver esse problema.
Tente também sempre observar a cor da chama. O ideal é que esteja azul. Uma chama alaranjada ou avermelhada aponta a presença de resíduos que pode impedir a ventilação adequada do gás, resultando em uma combustão incompleta.
Não abra o forno
É muito bom sentir o cheirinho do que está sendo preparado no forno e ficar lá olhando toda hora se o prato já está pronto. Mas não caia nessa tentação. Toda vez que você abre o forno, o ar frio entra e exige que o forno reaqueça, consumindo ainda mais gás.
Outro porém desse hábito é que o alimento pode acabar murchando ou ficando solado, principalmente se você estiver assando algo com fermento, como um bolo ou pão. Fique atento!
Planeje o cardápio da semana
O planejamento do cardápio não é bom só para a sua saúde, é também um aliado na economia do gás de cozinha.
Como assim? Quando você planeja tudo o que precisa fazer, evita de cozinhar alimentos que não serão consumidos ou, ainda, acabar cozinhando alimentos em excesso que facilmente poderiam estragar na geladeira.
O planejamento faz com que você prepare somente aquilo que irá consumir ao longo da semana, economizando não só o gás, mas os ingredientes da lista do supermercado.
Faça mais de uma porção
Essa dica é muito útil. Quando você tiver o seu planejamento preparado, veja o que precisa cozinhar e já faça tudo de uma vez.
O gás que você irá utilizar para cozinhar uma xícara de feijão é o mesmo usado para cozinhar duas. Então, porque não otimizar tempo e dinheiro?
O mesmo vale para a mistura. Cozinhe mais de uma porção de carne e na hora de assar os legumes, faça uma porção generosa que renda por toda a semana.
Otimize o uso do forno
E por falar em forno, aí vem a oitavo recomendação: otimize o uso do equipamento. Para tanto, aproveite o momento em que o forno já está acesso para assar mais de uma receita.
Você pode combinar, por exemplo, o cozimento de uma assadeira de legumes com outra de torradinhas. Ou, ainda, asse o pão junto com a carne. O importante é garantir que o espaço do forno seja melhor utilizado.
Em uma panela só
Não é só o forno que pode ser otimizado. As panelas também. Nesse caso, a sugestão é aproveitar a panela que está cozinhando um ensopado ou mesmo o arroz para fazer um cozimento a vapor.
Use uma peneira larga ou um escorredor de arroz, caso não tenha uma panela própria para vapor. Coloque os alimentos que deseja cozinhar ali, tampe e aguarde. Com a mesma panela e a mesma chama do fogão, você consegue fazer duas preparações diferentes.
Use a tampa
Nada de cozinhar com as panelas destampadas. O uso da tampa é essencial! Além de ajudar no cozimento dos alimentos, deixando-os na textura certa, dá uma força na economia de gás.
Quando a panela está tampada, o vapor permanece ali dentro, contribuindo para que o alimento cozinhe mais rapidamente. Já quando a panela está destampada, o vapor foge e os alimentos demoram mais para serem preparados.
Aposte no papel alumínio
A mesma lógica do conselho anterior pode ser aplicada aqui. O papel alumínio, quando usado em travessas e formas que vão ao forno, funciona do mesmo jeito que uma tampa de panela.
Logo, os alimentos cozinham mais rapidamente com ele. Para finalizar o processo e garantir aquele sabor que apenas os alimentos assados no forno têm, basta retirar o papel alumínio quando já estiver macio e aguardar mais alguns minutos para formar aquela casquinha bem crocante.
Escolha a panela certa
Existem diferentes tipos de panela por aí. Isso você já sabe. O que talvez ainda não conheça é a capacidade que cada uma delas tem em poupar ou desperdiçar gás.
As panelas com fundo mais grosso, como as de ferro e cerâmica, demoram um pouco mais para aquecer, mas, em contrapartida, perdem menos calor, agilizando o processo de cozimento. Já as mais finas, como as de alumínio, esquentam rapidinho, porém não têm a mesma eficiência na cocção.
Vale a pena avaliar o custo benefício entre elas.
Airfryer, micro-ondas e forno elétrico
Outro jeito de moderar gás de cozinha é optando por formas alternativas de preparar suas receitas. Aqui, aparelhos como micro-ondas, airfryer e forno elétrico são opções ao fogão e forno a gás tradicionais.
Mas e a conta de energia? A maioria possui uma boa eficiência energética, ou seja, consomem pouca energia. Faça um teste e intercale o uso entre os eletrodomésticos e veja se compensa para você!
Verifique as conexões do gás
De tempo em tempo é sempre bom avaliar como estão as conexões de gás da sua cozinha, incluindo o registro e as mangueiras.
Faça isso usando o truque da esponja com sabão que ajuda a identificar possíveis vazamentos. Se o sabão borbulhar é sinal de gás vazando. Nesse caso, faça os reparos imediatamente, tanto para economizar gás de cozinha, quanto para evitar acidentes em casa.
Corte os alimentos em tamanhos menores
Sabia que o tamanho do corte dos alimentos interfere no consumo de gás? Sim!
Quanto maiores, mais tempo levarão para cozinhar e chegar na textura ideal. Ao passo que, quando cortados em pedaços menores, o cozimento é acelerado. Isso vale tanto para legumes, quanto para cortes de carne.
Alimentos em temperatura ambiente
Não leve um alimento congelado ou que estava resfriado na geladeira diretamente para panela, a não ser no caso de alimentos que realmente precisam ser descongelados no forno, como lasanhas compradas prontas ou pão de queijo industrializado.
De resto, tudo deve ser descongelado antes. Primeiro passe para a geladeira e, por fim, coloque sobre a pia até atingir a temperatura ambiente. Assim, o seu fogão não precisa primeiro descongelar o alimento para depois cozinhá-lo.
Não exagere na quantidade de água
Coloque na panela, caneca ou chaleira apenas a quantidade de água que precisará utilizar na sua receita.
Usar água em excesso vai exigir mais tempo de fogo para atingir o processo de fervura, o que, consequentemente, significa gastar gás à toa. Pega essa dica na hora de fazer o café, o chá ou o macarrão!
Viu só é possível como economizar gás de cozinha sem precisar mudar o seu estilo de vida ou deixar de cozinhar os alimentos que mais gosta? Que tal colocar todas essas dicas em prática hoje mesmo? Vamos?