Aqueles potinhos de vidro que acompanham azeitonas, geleias, mel e outros produtos vendidos no supermercado podem e devem ser reaproveitados para uma infinidade de coisas dentro de casa.
Mas antes de dar uma nova finalidade a essas embalagens é fundamental saber como esterilizar vidro corretamente.
Por isso, preparamos esse guia completo para explicar tim tim por tim tim tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Confira!
Porque é importante esterilizar o vidro?
É importante esterilizar os potes de vidro para evitar contaminação dos alimentos e outros produtos que serão armazenados ali. Isso porque muitos germes e bactérias são resistentes a lavagem com água e sabão e apenas são eliminados por processos que envolvam altas temperaturas.
Dessa forma você garante vidros limpos e seguros para usar como quiser e preserva a qualidade dos alimentos prontos para consumo.
Outro fator relevante é a preservação dos recursos naturais já que a esterilização permite a reutilização do vidro, reduzindo a necessidade de produzir novos recipientes e, consequentemente, a demanda por matérias-primas como areia, soda e calcário.
Como esterilizar vidro: dicas, técnicas e cuidados
Água e sabão
O primeiro passo para esterilizar potes de vidro é fazendo uma lavagem cuidadosa com sabão e água.
Use a esponja de lavar louça para facilitar o processo. Caso o pote seja estreito e você não consiga passar a sua mão, utilize uma escova própria para lavar potes e garrafas. Tenha cuidado para não fazer muita pressão no vidro e acabar quebrando-o.
Uma dica: remova o excesso de resíduos acumulados no interior do vidro antes de iniciar a lavagem, especialmente em potes que eram utilizados para armazenar produtos gordurosos, como manteigas, pastas e óleos.
Remova o rótulo
A limpeza do pote de vidro inclui também a remoção do rótulo. Para tanto, você deve deixar o vidro submerso em água quente com sabão por alguns minutos para que a cola se solte do vidro. Feito isso, basta esfregar levemente com uma esponja e voilá: o rótulo se soltará facilmente!
Se isso não for o suficiente, experimente remover o rótulo com a ajuda de um secador de cabelo. Direcione o jato de ar quente sobre o papel e aguarde até que ele comece a se descolar nas pontas.
Esterilizar vidro usando água fervente
Depois de higienizar o vidro com água e sabão e remover o rótulo chegou a hora de fazer a esterilização propriamente dita. Você tem três opções: água fervente, forno e microondas. Todas elas são eficientes.
A esterilização em água fervente é a mais fácil. Nesse procedimento, você vai precisar apenas colocar água para ferver em uma panela de tamanho suficiente para receber o pote de vidro que será esterilizado.
Coloque o recipiente dentro de forma que todas as superfícies sejam completamente cobertas e em seguida leve ao fogo médio. Quando a água iniciar fervura conte cerca de 10 a 15 minutos e desligue.
Retire a panela do fogão e com a ajuda de uma pinça de cozinha remova o vidro de dentro da água e coloque-o sobre um prato forrado com papel toalha. Nessa etapa, não se esqueça de usar uma luva térmica para evitar queimaduras, pois além do pote estar quente você ainda corre o risco de se queimar com a água.
Atenção: siga medidas de segurança ao esterilizar vidro, como evitar mudanças bruscas de temperatura, pois o choque térmico pode causar rachaduras.
Esterilizar vidro no forno
Você também pode optar por utilizar o método de esterilização no forno. Contudo, essa técnica exige um pouco mais de zelo.
Primeiro lave o pote com água e sabão e, em seguida, seque-o bem. Nesse interim, preaqueça o forno a uma temperatura máxima de 120ºC. É importante que não ultrapasse essa temperatura, pois existe o risco do vidro trincar e até mesmo estourar lá dentro.
Coloque o recipiente de vidro sobre uma assadeira e leve ao forno por cerca de 10 a 15 minutos. Após esse tempo, remova-o com cuidado e deixe-o esfriar antes de ser manuseado.
Novamente, tenha cuidado para o vidro quente não entrar em contato com água fria.
Esterilizar vidro no microondas
Por fim, que tal esterilizar seu vidro dentro do microondas? O processo é muito rápido e conveniente, mas como nos demais procedimentos também requer cuidado para não se queimar.
Comece colocando cerca de cinco colheres de sopa de água dentro do pote de vidro (um pouco mais se for maior). Em seguida, coloque-o dentro do microondas e ligue por dois minutos em potência baixa.
Após o aquecimento, retire-o do aparelho usando uma luva de silicone e deixe-o resfriando até secar naturalmente.
Cuidados na hora de esterilizar o vidro
- Verifique atentamente se não há rachaduras ou quaisquer danos antes de esterilizar;
- Na hora de fazer a esterilização mantenha os potes sempre sem tampas;
- Jamais coloque potes de vidro com partes metálicas dentro do microondas. Isso inclui as tampas. Nesse caso, prefira a esterilização em água fervente ou no forno;
- Já os que contêm partes em plástico não devem ser esterilizados no forno, inclusive as tampas e demais acessórios. Use o microondas ou a água fervente se o plástico for de silicone. Os demais tipos devem ser esterilizados apenas com água, sabão e álcool 70;
- Tente não amontoar os vidros no local de esterilização para garantir espaço suficiente e o calor circular livremente;
- Lave bem as mãos antes de manusear os vidros esterilizados para não haver transferência de germes;
- Evite tocar a superfície interna do recipiente após a esterilização para evitar contaminação;
- Não guarde o recipiente ainda úmido ou molhado, espere-o secar completamente;
- Use apenas panos limpos para secar os vidros, mas se possível prefira deixá-los secando naturalmente.
Não se esqueça das tampas e outros acessórios
Válvulas, tampas e conta-gotas que acompanham os potes de vidro também devem ser esterilizados antes de serem usados novamente. E é justamente nesses locais que a maior parte dos resquícios de produtos vão parar. Por isso, é muito importante limpá-los bem.
Primeiramente, faça isso com água e sabão. Em seguida, seque bem e passe álcool 70 em todos os acessórios.
As tampas de metal podem ser esterilizadas junto com o vidro no forno ou na água fervente, assim como conta gotas de vidro. Não use essas técnicas em acessórios de plástico.
Onde e como usar potes de vidro?
Os potes de vidros depois de esterilizados são extremamente versáteis e podem ser utilizados para uma infinidade de contextos na rotina da sua casa.
Na cozinha, por exemplo, são ótimos para guardar grãos, farinhas, temperos, sementes e outros alimentos secos. Conservas, doces e geleias também podem ser mantidos dentro dos recipientes. Mas evite usá-los para armazenar alimentos no freezer, uma vez que nem todos são indicados para esse uso e podem acabar trincando dentro do refrigerador.
Fora da cozinha, os potes de vidro também têm inúmeras aplicações. Em quartos e banheiros, servem como recipientes de armazenamento de discos de algodão, cotonetes, shampoo, condicionador, cremes de beleza e óleos de massagem. Esses mesmos potinhos, inclusive, são uma mão na roda na hora de organizar o closet. Eles guardam bijuterias e pequenos adereços que você tem no armário.
Além disso, são ideais para criar decorações criativas e funcionais, como luminárias, vasos de plantas, porta-velas, lápis e terrários. Viu só quantas funcionalidades em um só item?
Curtiu as dicas? Agora é só correr para a despensa e reaproveitar todos os potinhos de vidro que você tem por lá!