Levante a mão quem nunca teve problemas com a poeira, afinal além de dar um aspecto sujo a qualquer ambiente, ela pode causar espirros e coceiras no corpo. Todo esse incomodo ocorre porque a poeira é composta por pequenas partículas de ácaros, poluição, pelos de animais e pele morta. Já a inconveniência com a saúde está ligada à penetração da membrana superior das narinas e dos pulmões, o que pode afetar alérgicos e ocasionar doenças respiratórias.
Como é de sabedoria popular, mesmo que você mantenha a faxina em dia, a poeira retorna poucos dias após a limpeza. Além disso, dependendo da localização do seu imóvel, esse efeito pode piorar ainda mais rápido. Contudo, existem formas de minimizar a poeira através de algumas mudanças no comportamento.
Se você quer saber mais sobre as práticas que podem reduzir esse estresse, confira abaixo 13 maneiras simples de como evitar poeira em seu lar!
Deixe a rua fora de casa
O primeiro ponto para diminuir a poeira é evitar usar os sapatos da rua em casa. A nossa dica é ter uma sapateira ou um cesto logo na entrada do seu imóvel. Basta deixá-los guardados nesse móvel e posteriormente, você pode higienizar os solados. A grande vantagem dessa mudança na atitude é que além de evitar a poeira, você deixará de fora bactérias e outras doenças invisíveis.
Carpetes nas entradas da casa
Os carpetes (ou os capachos) ajudam a absorver grande parte da poeira contida nos calçados das pessoas, antes mesmo de elas entrarem em casa. Pode ser que você tenha já o hábito de não usar os sapatos da rua em seu lar, mas inevitavelmente terá visitas e por isso, invista nesse utensílio. A boa notícia é que existem inúmeros modelos, tamanhos e com preços diversos. Aposte naquele que deixará a sua casa mais bonita!
Use pano úmido
Se existe um acessório eficiente para remover a poeira da casa é o bom e o velho pano úmido. Não pense em gastar horrores com utensílios ineficazes. O importante é você saber que para ter um resultado positivo, nada como a umidade para fazer com que as partículas grudem no pano e saiam. Porém, basta apenas umedecer e não encharcar o pano.
A limpeza com o pano úmido pode ser usada tanto no piso, como para os móveis. Outro ponto, é preferir usar os panos de microfibra que são mais aderentes à poeira e evitar tecidos sintéticos, que não removem as partículas.
Invista em um aspirador de pó
Se você tiver possibilidade, aposente a vassoura e compre um bom aspirador de pó. Não que a vassoura não consiga remover o pó, o problema é que ela acaba liberando muitas partículas para o ar, onde estas ficam suspensas, retornando para as superfícies depois.
Já o aspirador de pó é extremamente eficiente nessa tarefa. Especialmente, o aspirador com filtro HEPA que retém com maior eficácia as partículas da poeira. Mas se você quer ter sucesso nessa limpeza, lembre-se sempre de limpar o filtro. Caso você não disponha de muito tempo, que tal comprar um aspirador robô? Ele trabalha enquanto você continua fazendo os afazeres do cotidiano.
Aspire cortinas, tapetes e carpetes
Outra vantagem de ter um aspirador de pó é que você pode aspirar todos os tecidos da sua casa. O ideal é uma vez por semana, pelo menos, reservar uma hora para aspirar cortinas, tapetes ou carpetes. Esses locais ficam infestados de poeiras e ácaros. Além disso, é importante lavar esses tecidos de seis em seis meses para ter sucesso no combate à poeira.
Cuidados com tecidos
Se você tiver alérgicos ou crianças pequenas em casa, o ideal é evitar ao máximo carpetes e tapetes. Já no caso das cortinas de tecido, troque por persianas de PVC. O grande problema está no tecido que costuma reter facilmente a poeira, sendo extremamente prejudicial à saúde.
Mantas de microfibra para aquecer
No frio é melhor investir em mantas de microfibra do que em cobertores peludos ou edredons. As mantas retêm menos a poeira e não liberam fibras, perfeitos para a saúde.
Feche as janelas
Claro que é importante que a nossa casa possa ter ventilação. Todavia, não é necessário deixar as janelas abertas o dia inteiro. Procure abri-las pela manhã e com sol. Após o almoço, deixe apenas uma fresta para poder ventilar. Essa ação evitará que poluentes e pó da rua entrem em sua casa.
Escove seu “amigo” peludo
Se você tem pet, sabe como o bichano costuma soltar pelos. A melhor forma de combater esse problema é fazendo uma boa escovação no seu cachorro ou gatinho. Faça isso pelo menos uma vez por semana e você evitará poeira, além de deixar o pelo do seu amigo mais bonito!
Troque a roupa de cama semanalmente
Todas as noites enquanto dormimos, peles mortas saem do nosso corpo alimentando ácaros que se reproduzem em um ritmo alucinante. Lembre-se que onde tem ácaro, tem pó. Por isso, é necessário que você mantenha a rotina de trocar toda a roupa de cama uma vez por semana. Isso também serve para capas de sofá e de almofadas, que devem ser lavadas com frequência.
Cuidado com o ar-condicionado
Ele é praticamente um salva-vidas nos dias de calor extremo. Porém, o ar-condicionado não apenas refresca o ambiente, o seu filtro tem a função de reter as partículas presentes no ar. Para que essa “sujeira” não retorne ao local de origem, é fundamental higienizar o eletrodoméstico uma vez por mês.
Para fazer a limpeza no filtro do ar-condicionado, você deverá abrir o compartimento onde a ferramenta está inserida e limpá-la com um pano úmido. Não se esqueça de trocar os filtros de 3 meses a um ano, dependendo da frequência na utilização do aparelho.
Use pincéis na limpeza
Esse truque é simples e prático! Existem alguns pequenos espaços nos móveis ou nas paredes da casa que por mais que tentemos, nada parece limpá-los! Por isso, compre pincéis de pintura para higienizar esses pequenos espaços. As cerdas vão alcançar os mínimos indícios de poeira onde as mãos humanas não chegam!
Desapegue
Existem inúmeras vantagens em desapegar de coisas que não usamos mais. Mas como a pauta é sobre poeira, é importante lembrar que quanto mais coisas temos em casa, mais poeira, ácaros e outras sujeiras vão se acumulando sobre elas. Outro ponto é sobre o estresse gerado para limpar com eficácia todos esses itens. Por isso, livre-se do que você não precisa mais!
Gostou das nossas 13 dicas de como evitar poeira em casa? São exatamente ações simples como estas, que vão facilitar o seu dia a dia! E caso você tenha alguma outra solução, compartilhe conosco abaixo