Você conhece trabalhos feitos em patchwork? A gente ama essa técnica e temos certeza de que você também. O estilo despojado desse tipo de artesanato voltou à tona e é tendência na decoração e artesanato.
Descubra hoje como fazer patchwork passo a passo:
O que é o patchwork?
Patchwork é uma técnica onde pedaços e recortes de tecidos com diferentes padronagens se unem formando figuras geométricas e uma composição única.
A tradução literal do termo patchwork é trabalho com retalhos e os desenhos formados podem ser formas geométricas, pessoas, animais, paisagens e tudo o que a sua imaginação mandar.
Em geral uma peça em patchwork é composta por três partes: o tampo, o enchimento e o forro e o trabalho final é quando essas três camadas estão unidas, sobrepostas, formando um só componente.
O tampo é a parte de cima do trabalho, onde os retalhos são costurados uns nos outros formando as figuras. O enchimento é o material usado para dar volume aos trabalhos de patchwork, geralmente se usa manta acrílica para encher os trabalhos. O forro é o tecido que vai por baixo do trabalho e que é usado para dar um acabamento mais bonito.
As três camadas são unidas por pespontos que, no caso dessa técnica, são chamados de quilt. O quilt nada mais é do que um desenho contínuo de pontos feitos com a máquina de costura. Para deixar o trabalho ainda mais elegante você pode fazer o quilt em formato de arabescos, corações e diversas outras formas.
O que você pode criar com essa técnica:
- Agendas;
- Cadernos;
- Livros de receitas;
- Álbuns de fotografia;
- Bolsas;
- Sacolas;
- Blusas;
- Vestidos;
- Saias;
- Panos de copa;
- Tapetes de cozinha;
- Cortinas;
- Almofadas;
- Colchas para a cama;
- Quadros;
- Jogo americano;
Materiais necessários para dar início aos seus trabalhos em patchwork:
- Retalhos de tecidos com estampas diversas;
- Régua ou fita métrica;
- Tesoura;
- Máquina de costura;
- Agulha e linha;
- Tecido para fazer o forro;
- Enchimento;
- Cortadores redondos;
- Base para corte.
Dê preferência para tecidos 100% algodão e recomendamos que eles sejam lavados antes de serem utilizados em trabalhos artesanais.
Como fazer patchwork: passo a passo para elaborar seu primeiro trabalho
- Se você nunca utilizou essa técnica, o primeiro passo é procurar por modelos, observar peças já prontas, fazer um trabalho de pesquisa para definir qual é a peça que você quer produzir. Se possível visite feiras de artesanato, toque as peças e sinta os acabamentos e apliques para que você tenha uma ideia bem clara do que vai elaborar;
- Em seguida separe os materiais necessários para a elaboração da peça. Procure começar por algo mais simples, retos e sem muitos detalhes. Panos de prato, colchas e almofadas são boas opções, pois não possuem muitas dobras;
- Escolha os tecidos que você vai usar, meça e corte vários quadrados de cada padronagem no mesmo tamanho. Para que o acabamento fique bonito você deve fazer cortes retos bem caprichados e medir todos os quadrados bem direitinho;
- Corte alguns quadrados em tamanho maior e outros em tamanho menor para montar o seu mosaico;
- Corte o enchimento no mesmo tamanho e formato do tecido. Use manta acrílica mais fina se quiser um patchwork menos fofinho;
- Junte estampas diferentes para que o desenho fique bem divertido e una os retalhos costurando à máquina. Para facilitar o seu trabalho, comece juntando os tecidos de quatro em quatro;
- Atrás de cada retalho de tecido, vai um quadrado de manta acrílica, então você sempre vai costurar duas camadas com mais duas camadas, lado a lado, deixando uma pequena sobra para dentro;
- Depois que o seu trabalho atingir o tamanho desejado é hora de colocar o forro na parte de trás. Você pode usar qualquer tipo de tecido, o importante é que ele cubra as emendas.
Costure o acabamento das bordas para finalizar o trabalho e você já tem o seu primeiro patchwork nas mãos!
Como fazer o quilting
O quilting é aquela costura que une as três camadas do patchwork formando desenhos e deixando a sua criação ainda mais elegante. O quilting deixa a peça firme e cheia de relevos, o que não é muito agradável para peças que terão contato direto com o corpo.
Evite usar o quilting em excesso ao produzir artigos de cama e banho ou se for criar peças para crianças e bebês.
Esse é um acabamento que você precisa treinar bastante para pegar o jeito, portanto comece aos poucos, à medida que você se sentir mais confiante e depois de já ter trabalhado com diversos formatos de patchwork.
Você vai precisar de um calçador especial para a sua máquina de costura que deixa os movimentos livres e permite que você costure em qualquer direção, sem ter que ficar virando o trabalho. Esse calçador vai permitir que você faça a costura em zigue-zague, ondulada, e, forma de cobrinhas e muitos outras.
O quilting reto é feito com outro calçador que ajuda a dar maior precisão ao trabalho sem ter que fazer riscos direcionando a costura.
Use linhas especiais para fazer esse acabamento. As linhas de bordar são ótimas opções, pois dispõem de cores bem vibrantes e brilhosas. E para dar mais destaque ao trabalho, invista em linhas que contrastem com a cor do tecido.
O primeiro passo é pescar a linha. Você segura a linha de cima e abaixa a agulha até conseguir puxar para cima a linha de baixo deixando-a voltada para trás. Fazemos isso para que você consiga puxar as duas linhas e dar um nó escondendo-a dentro do trabalho.
Siga o tracejado do desenho que você selecionou e treine bastante até pegar o jeito.
Dicas de ouro para o patchwork perfeito
Antes de começar a costurar os retalhos é bom testar os pontos que você vai utilizar e a tensão da costura para ter certeza de que ele vai ficar exatamente como você deseja. É comum usarmos pontos pequenos para que os pedaços não se soltem com facilidade.
Tenha cuidado com as estampas escolhidas para o seu trabalho, pois alguns tecidos soltam tinta na hora da lavagem e podem comprometer a sua criação. Tecidos de algodão cru também podem soltar uma água escura na lavagem, atenção!
Para os iniciantes no mundo da costura, uma dica valiosa é alinhavar as peças antes de fazer a costura final. Fazer isso ajuda muito na hora de passar o tecido na máquina, pois mantém tudo no lugar.
O quilting pode ser feito à mão, basta um pouco de treino e o uso de marcadores que te ajudem a formar os padrões a serem costurados. Aliás, os patchworks americanos ainda usam bastante essa técnica manual.
O patchwork é um trabalho artesanal que usa muitos conceitos matemáticos. Para ajudar a visualizar o seu trabalho e cortar corretamente os retalhos, use um caderno quadriculado. Desenhe o seu projeto primeiro no caderno quadriculado e depois vá providenciando os cortes nos tecidos.
Video tutorial sobre como fazer patchwork para iniciantes
https://www.youtube.com/watch?v=8ZrrOQYuyBU
50 ideias de patchwork para inspirar o seu trabalho manual
Imagem 1 – Faixas super coloridas na roupa de cama.
Imagem 2 – Bolsa para lanches com patchwork.
Imagem 3 – Patchwork para fazer capa de notebook.
Imagem 4 – Lindo babador com detalhes em patchwork.
Imagem 5 – Tapete com patchwork.
Imagem 6 – Jogo americano retangular com área central em patchwork.
Imagem 7 – Almofadas decorativas com patchwork.
Imagem 8 – Bolsa com patchwork.
Imagem 9 – Dá para aplicar a técnica até mesmo em sapatos femininos.
Imagem 10 – Puxa saco ou embalagem super charmosa com patchwork.
Imagem 11 – Para as crianças: cabaninha dos índios trabalhada também com patchwork.
Imagem 12 – Tapete de banheiro estilizado.
Imagem 13 – Cabeceira de cama inspirada no patchwork.
Imagem 14 – Pano de prato da galinha com patchwork.
Imagem 15 – Estojo / porta objetos com tecido.
Imagem 16 – Cadeira Charles Eames com patchwork.
Imagem 17 – Colcha de tecido com patchwork.
Imagem 18 – Puxa-sacos decorados.
Imagem 19 – Almofadas confortáveis.
Imagem 20 – Jogo americano com patchwork no estilo oriental.
Imagem 21 – Carteira de tecido feminina com patchwork.
Imagem 22 – Decoração natalina com patchwork.
Imagem 23 – Inspiração patchwork para parede
Imagem 24 – Amarelinha em tecido trabalhada com patchwork.
Imagem 25 – Puxa saco para colocar na cozinha com patchwork.
Imagem 26 – Quadrinho com elefante patchwork.
Imagem 27 – Bolsa infantil decorada.
Imagem 28 – Headphone estilizado com patchwork.
Imagem 29 – Inspiração patchwork para papel de parede.
Imagem 30 – Tecido para mesa de festa com patchwork.
Imagem 31 – Bolsa pequena feminina com patchwork (incrível).
Imagem 32 – Tecido para sofá com patchwork.
Imagem 33 – Para decorar a sua mesa.
Imagem 34 – Malha / moletom com patchwork.
Imagem 35 – Bandeja de madeira com base em patchwork.
Imagem 36 – Sapatinho de bebê com patchwork.
Imagem 37 – Colcha / lençol para bebê colorido.
Imagem 38 – Outro modelo de almofada colorida.
Imagem 39 – Almofadas com patchwork.
Imagem 40 – Protetor de mão para panela com patchwork.
Imagem 41 – Para decorar a sua bolsa.
Imagem 42 – Necessaire com patchwork.
Imagem 43 – Para a decoração do chá da tarde.
Imagem 44 – Mural / quadro decorativo em tecido patchwork.
Imagem 45 – Tecido para assento de cadeira com patchwork.
Imagem 46 – Capinha de celular delicada trabalhada com patchwork.
Imagem 47 – Capas de almofadas personalizadas com patchwork.
Imagem 48 – Tolha de mesa com patchwork.
Imagem 49 – Bolsa travel / viagem com patchwork.
Imagem 50 – Inspiração patchwork para decorar uma parede.
Gostou das dicas de hoje? Se você quer começar a fazer patchwork, tenha em mente que você não precisa sair comprando tudo o que colocamos na lista de materiais. Compre o básico e vá treinando, pegando prática. À medida que você for evoluindo, invista em mais materiais de trabalho.
E, por fim, encare o patchwork como uma forma de lazer, um relaxamento, uma maneira de sair da rotina e do caos do dia a dia. Até a próxima!