O brasileiro produz, em média, cerca de 1 kg de lixo diariamente. Se o descarte de todo esse lixo não for feito de maneira apropriada, ele se torna um verdadeiro poluente do meio ambiente. Plásticos, metais, vidros, óleo de cozinha, restos de comida e muito mais. Com destino incerto, esses e tantos outros itens presentes no cotidiano vão parar em meio à natureza.
Assim, contaminando a terra, o lençol freático e o mar, afetando o ecossistema e degradando o meio ambiente. Isso tudo é um problema sério e que vem se agravando a cada ano. Por isso, esse é um tema que precisa ser discutido e levado a sério.
Mudança de hábitos
Quem sabe não chegou a hora de fazer sua parte para ajudar a salvar o planeta? Uma maneira de começar a diminuir o lixo produzido em sua casa é fazendo reciclagem. Mas por onde começar e como fazer reciclagem em casa com um dia a dia tão corrido? Está procurando algumas ideias para uma mudança completa de hábitos? Leia nosso post até o final e confira as informações e ideias de como fazer reciclagem em casa que separamos!
Reciclagem: por onde começar?
A primeira coisa a fazer é se informar. Sem medo. Pesquise sobre o centro de coleta de lixo de sua cidade. Busque saber os horários e o itinerário das coletas convencionais e seletivas. Procure saber se a companhia de coleta de lixo de sua cidade faz projetos voltados à conscientização da população. Abaixo damos algumas informações a respeito do descarte correto do lixo. Mas fazer pesquisas e ter a curiosidade para ir atrás de mais informações, também faz parte da vida de cidadão.
Separando o lixo
Procure ter em casa duas ou três estações separadas para o descarte de lixo. Uma lixeira própria para o lixo comum, e outra própria para o descarte de lixo reciclável. Caso ainda queira separar mais lixo, procure obter uma terceira lixeira destinada ao lixo orgânico, que poderá, depois, ir para a compostagem.
Coleta convencional
A coleta convencional cuida do descarte apropriado do lixo comum. Lixo de cozinha, banheiro e demais itens que não podem ser separados para a reciclagem pertencem ao lixo comum e à coleta convencional.
Coleta seletiva
A coleta seletiva cuida especialmente do descarte apropriado do lixo reciclável. Os devidos cuidados com objetos cortantes (que traremos mais abaixo) devem ser tomados para não causar danos aos garis.
Higienize as embalagens antes do descarte
Não existe nada mais desagradável do que pegar uma embalagem com resíduos destinada à reciclagem. Por isso, procure sempre lavar e limpar as embalagens antes de descartá-las! Além de evitar mau cheiro e companhias de bichos indesejados, você estará tornando a vida dos garis mais segura e saudável. A limpeza de itens recicláveis também ajuda nos cuidados ao meio ambiente.
Quais são os materiais recicláveis em um lixo caseiro?
- Papel: sulfite, jornal, revistas, caixas de papelão, envelopes, rascunhos, papel picotado…
- Plástico: embalagens PET, copos, sacolas, potes, frascos de remédios (vazios)…
- Vidro: garrafas, frascos de remédio (vazios e protegidos!), potes, copos, cacos de vidro (descartados de forma adequada).
- Coletas de itens volumosos: está precisando trocar de geladeira, colchão, sofá ou algum outro objeto volumoso de sua casa, mas não sabe o que fazer com o antigo? Procure se informar como se dá o descarte de itens volumosos na sua cidade. Pode ser que a sua possua um calendário anual para o recolhimento. Outra prática comum é levar o antigo onde está adquirindo o novo item.
Quais as cores para o descarte ideal?
Os cuidados em como fazer reciclagem em casa não devem ficar restritos ao lar. Você sabe os códigos das lixeiras na rua? É possível produzir em casa, ou pesquisar na internet, um guia para as lixeiras indicadas, se for necessário!
- Lixeiras azuis: reservada apenas para papel. Papéis não recicláveis: Celofane, carbono, fita crepe, plastificados, fotográficos, etiquetas adesivas…
- Lixeiras verdes: reservada somente para vidro. Vidros não recicláveis: Cerâmicas, espelhos, porcelana, óculos, louças…
- Lixeiras amarelas: reservada somente para metal. Metais não recicláveis: clipes, grampos, latas de tinta, solventes, verniz, inseticidas…
- Lixeiras vermelhas: reservada somente para plásticos. Plásticos não recicláveis: Acrílico, embalagens metálicas (como embalagens de salgadinho e biscoitos), cabos de panela.
- Lixeiras pretas: reservada apenas para o descarte de lixo comum.
- Lixeira marrom: reservada para o descarte de lixo orgânico.
- Lixeira laranja: reservada para o descarte de resíduos perigosos.
- Lixeira cinza: reservada para o descarte aos itens não recicláveis citados acima.
Descarte de objetos perigosos
Um caso que ficou muito famoso no Brasil, foi o do Césio-137 em Goiás, na década de 80. Tido como o maior acidente radioativo na história do país, o material foi encontrado em um hospital abandonado. É comum falar dele para tomarmos consciência do descarte correto de resíduos perigosos. Mas você sabe como proceder para o descarte apropriado?
- Pilhas e baterias: é indicado que as pilhas e baterias sejam devolvidas nos pontos de coleta ofertados pelos revendedores. Eles irão se encarregar de encaminhá-las aos fabricantes.
- Lâmpadas: da mesma forma que as pilhas e baterias, o encaminhamento para as lâmpadas deve ser similar. A Reciclus é um órgão que se responsabiliza pela coleta de lâmpadas no país. No site deles você pode encontrar uma lista com os 2422 pontos espalhados para saber se existe algum em sua cidade.
- Agulhas e seringas: lixos hospitalares perfurocortantes como agulhas e seringas são itens que fazem parte da rotina em algumas casas. Estas necessitam um cuidado especial. A forma mais segura para o descarte é isolar o material e depois colocá-lo em embalagem PET ou Longa Vida (como as caixas de leite!) e embalá-los com fita. Atenção! Destiná-los à coleta seletiva poderá causar danos ou machucados em coletores e garis. Por isso, a orientação é de destinar apenas ao descarte convencional.
- Vidro: similar aos itens perfurocortantes, em caso de vidro quebrado, você deve tomar os devidos cuidados. Após juntar os cacos, isole-os em caixas Longa Vida ou garrafas PET, fechando bem com fita. Descarte-os junto ao lixo reciclável, mas procure colocar um aviso.
E os resíduos orgânicos?
O que fazer com o lixo que se produz de alimentos? Que tal separá-los também? Procure saber se a companhia de coleta de lixo da sua cidade possui algum projeto voltado à compostagem. Como distribuição de minhocários que podem ser cultivados em casas ou apartamentos.
Como fazer uma composteira caseira
Uma composteira caseira não ocupa tanto espaço e é bastante interessante para o processamento de lixo orgânico! Ela não precisa ser grande, e, desde que a mantenha devidamente tampada, não irá atrair ratos e outros bichos. Quer saber como fazer uma composteira caseira? Utilizando baldes de manteiga encontrados em padaria ou encomendadas pela internet, veja abaixo duas formas de se produzir uma composteira caseira!
Para fazer uma composteira caseira você vai precisar de:
Para qualquer um dos modelos que decidir, você irá precisar desses materiais abaixo na produção de sua compostagem:
- Recipientes: os seus recipientes podem ser baldes com tampa ou caixas com tampa. Garanta que eles possuam tampas adequadas como apresentados nos vídeos abaixo com passo a passo.
- Minhocas ou húmus de minhocas: encontradas em lojas de jardinagem ou de pescaria, as minhocas são essenciais para garantir o processo correto da compostagem. Elas irão se alimentar e digerir os detritos gerando o húmus e o chorume que irão trabalhar o solo. Estes dois são potentes, um com consistência de terra e o outro líquido, e podem ser usados em plantas como adubo e fortificante.
- Cascas e materiais orgânicos: cascas de frutas e legumes, cascas de ovos. Abaixo separamos uma lista mais completa.
- Serragem, folhas secas, restos de gramas: são os agentes que servem para cobrir os restos como se fosse um cobertor. Eles garantem, junto com os restos orgânicos, a alimentação e a prevenção de cheiro. Esses itens são parte importante para a criação do húmus e podem ser encontrados no jardim ou pela vizinhança.
- Kit torneira: a ser utilizado no último recipiente, este kit é importante para a saída do chorume. O líquido característico tem cor escura e, por ser processado de forma correta, não produz cheiro.
Composteira com baldes
Você pode produzir a própria composteira com a utilização de baldes de manteiga de 15L encontrados em padarias! Siga o passo a passo indicado no vídeo para produzir sua própria composteira caseira.
Composteira encomendada
O processo é o mesmo que o da composteira caseira, mas você pode encontrar composteiras prontas e encomendá-las pela internet. Observe o passo a passo abaixo.
Relembrando: o que vai na composteira
Trouxemos abaixo uma lista das coisas que podem ir, devem ser evitadas e não podem ir à composteira.
- Lixo orgânico: pode descartar sem receio: cascas e restos de frutas e legumes, cascas de ovos (de preferência triturados), borra de café, filtro de café, etc…
- Evite descartar na composteira: algumas frutas muito úmidas como o melão e melancia. O processo natural da compostagem já produz calor e umidade, acrescentar frutas muito úmidas pode atrapalhar no bioma, dificultando a digestão das minhocas.
- O que não pode ir: não colocar restos de comida como arroz, feijão, carne, cebola e alho. Restos de alimentos cozidos chamam bichos e insetos, tornando o ambiente pouco higiênico. Reserve os restos de alimentos para o lixo comum.
Faça você mesmo: como fazer reciclagem em casa
Como reciclar papel em casa
Uma ideia ótima para fazer com a garotada é reciclar papel em casa! Você vai precisar de:
- Papel velho (revistas, jornais, folha sulfite)
- Balde
- Água o suficiente para cobrir o papel picado
- Liquidificador
- Tela ou peneira
- Bacia grande
Como reciclar papel em casa: passo a passo
Siga o passo a passo no vídeo abaixo, que ainda dá uma aula básica de como o processo da reciclagem do papel acontece!
Ideias de como reciclar vidro em casa
É verdade, algumas garrafas de vidro podem ser reutilizadas para manter água geladinha na geladeira. Mas a reutilização do vidro em objetos de decoração é um sucesso! Versátil, você pode dar asas à imaginação para utilizá-lo no ambiente em que preferir. Procurando ideias de como reciclar vidro em casa? O vídeo abaixo trás algumas dicas de decoração para o banheiro e um vaso bem legal! Confira a seguir:
Reciclando PET
As garrafas PET e de plástico, quando descartadas corretamente, podem ser utilizadas na produção de camisetas, bolsas, entre outros… Agora, dentro de casa, as opções são limitadas. Você pode optar por usá-las principalmente na decoração e na produção de vasos para plantas!
Como fazer sabão caseiro com óleo de cozinha
Se a sua cidade não possui um projeto para a reciclagem de óleo de cozinha, você pode fazer em casa. Utilize-o para fazer sabão em barra caseiro! Após a fritura, espere o óleo esfriar e despeje em uma garrafa PET. Utilize um funil com gaze (para evitar que caiam resíduos sólidos) para filtrá-lo.
Ingredientes
Para fazer o sabão em barras caseiro você irá precisar de:
- 5L de óleo de cozinha filtrado.
- 1 kg de soda cáustica em escamas
- 1,5L de água quente
- 1 balde de plástico
- 1 régua de madeira para mexer a massa
- 1 recipiente com plástico para despejar a massa
- 1 copo de sabão em pó (opcional)
- 1L de detergente líquido (opcional)
Como fazer sabão caseiro: passo a passo
Acompanhe o passo a passo abaixo para aprender como fazer sabão caseiro. Atenção! Cuidado ao utilizar a soda cáustica! Não faça a mistura com crianças por perto e nem fique próximo ao vapor enquanto despeja a água quente na soda cáustica. Utilize luvas e máscara para sua maior segurança.
Começando a pensar como fazer reciclagem em casa
Cuidar do meio ambiente é algo que deve ser cultivado em uma era que a produção de lixo é exacerbada. Com as nossas dicas, você já poderá perceber a diminuição gradual do lixo produzido em sua casa. Caso não possua espaço ou não tenha como fazer reciclagem em casa, procure descartar o lixo de forma adequada. Gostou de nossas dicas? Tem alguma informação que acha interessante e ficou de fora? Compartilhe conosco nos comentários!