Nos últimos tempos, velas perfumadas e decorativas se tornaram uma febre no nosso país. Como fonte de renda, arriscamos dizer que as velas aromáticas se tornaram os novos sabonetes artesanais. E é com esse intuito ou apenas por diversão ou hobby, que hoje vamos ensinar como fazer velas. Está interessado nesse assunto? Continue a ler e aprenda a fazer esse item tão importante para um momento de autocuidado e relaxamento.
Suas primeiras velas
Quando vamos fazer algo novo, costumamos testar, fazer em pequena escala e normalmente para o nosso próprio consumo, pois estamos em fase experimental. Então, acompanhe o passo-a-passo mais simples de como fazer velas. Você vai precisar de:
- Parafina em flocos ou restos de velas;
- Essência ou óleos essenciais;
- Hashis ou pregadores de roupa;
- Pavios;
- Moldes ou copinhos de vidro com ou sem rolha;
- Barbante para decoração.
Repare que os utensílios que podem ser usados são bem versáteis e de fácil acesso, e o que você não tiver em casa costuma ter um preço baixo na hora da compra.
O primeiro passo precisa de atenção redobrada pois a parafina é inflamável e vamos precisar derretê-la para fazer as velas. Derreta sempre em banho maria, devagar e mantendo o controle. Centralize os pavios no recipiente escolhido, seja uma forminha ou o copinho final. Para isso, utilize os pregadores. Uma vez que a parafina está derretida, pode despejá-la.
E é nessa hora que vai se tornar uma vela perfumada, pingue a essência enquanto a parafina ainda está líquida. Depois de cinco horas, a vela já vai estar sólida e com uma excelente textura. Pode tampar com a rolha, se for o caso. E pode fazer um laço no pote utilizando o barbante. No vídeo abaixo, além de acompanhar esse tutorial na prática, veja também como transformar velas comuns em velas aromáticas:
Como fazer velas flutuantes?
Agora que você já tem alguma experiência, que tal partirmos para um tipo de vela decorativa? Gostou da ideia? Atenção para o que você vai precisar para aprender como fazer velas flutuantes:
- Parafina em pó ou gel;
- Essência específica para vela;
- Pavio parafinado com ilhós;
- Molde do desenho que preferir;
- Giz de cera.
Se você for utilizar um molde próprio para sabonetes, há a necessidade de fazer um furo no molde para colocar o pavio. O processo é bem semelhante ao que já foi ensinado anteriormente. A diferença é que para fabricar uma vela flutuante, vamos utilizar exclusivamente os moldes e existe o detalhe para aplicação do pavio.
Não quer danificar seu molde com o furinho? Você tem a opção de desenformar a vela normalmente e, com um arame furar a própria vela para passar o pavio.
Derreta a parafina em banho maria, basta riscar o fundo da panela com o giz de cera para que a parafina passe a ficar da mesma cor do giz de cera utilizado nesse processo. Para um tom mais forte, corte um pedacinho do giz e deixe derreter junto com a parafina. Moldes prontos e com o pavio centralizado? É hora de despejar a parafina colorida e em seguida pingar algumas gotas de essência para ter uma vela decorativa flutuante e também perfumada.
Para uma vela flutuante mais diferenciada, você pode colorir a parafina com duas cores. Primeiro despeje a parafina de uma cor e retire o excesso (é como se fosse apenas para pincelar o molde), depois preencha todo o molde com a parafina colorida da segunda cor escolhida. Cinco horas depois de finalizar o processo, sua vela estará sólida e poderá ser retirada do molde. O prazo de secagem varia conforme o tamanho da vela.
O vídeo abaixo contém o passo-a-passo na prática:
Como fazer velas com elementos?
O primeiro passo para fazer esse tipo de vela decorativa, é fazendo uma vela piloto. O processo é basicamente o mesmo detalhado em como fazer velas flutuantes e suas primeiras velas, o diferencial é que aqui usaremos formas cilíndricas de alumínio. Precisamos de duas formas, uma com diâmetro menor que será o molde da vela piloto e uma maior para quando acrescentarmos os elementos.
Para profissionalizar o processo, trocaremos o giz de cera por corante à base de óleo líquido ou em pó e acrescentamos à nossa listinha básica alguns elementos como rodelas secas de limão e laranja, canela, lavanda, cristais, etc. Uma vez que nossa vela piloto está pronta, seca e já foi retirada da forma, centralize a vela dentro da forma maior e distribua os elementos nos espaços da forma. Agora é hora de preencher com mais parafina derretida.
Quando a vela estiver completamente seca, é hora de desenformar e você terá uma belíssima vela com elementos diversificados, uma vela muito perfumada e decorativa.
Se você quiser fazer uma vela com elementos, mas só tem uma forma cilíndrica que você vai utilizar para fazer a vela piloto, também temos uma solução! Você vai precisar de: meio metro a um metro de ráfia (vai depender da quantidade de voltas desejadas na vela), cola quente, tesoura e os elementos da sua preferência.
Use a ráfia para criar o ponto principal de decoração dando voltas na vela, cole a ponta para fixar bem e corte o excesso. Os elementos também serão colados com cola quente. A disposição dos elementos vai depender unicamente da sua criatividade. No quesito de como fazer velas, aqui temos opções para todos. Para acessar o tutorial na prática, clique nesse vídeo com uma aula muito completa:
Como fazer velas em formato de luminária?
Chegamos aqui em um nível realmente mais profissional, pois para conseguir esse formato, é necessário comprar uma forma vendida em lojas especializadas em artigos para fabricação de velas. Antes de usar, a forma de gesso deve estar bem umedecida. Para isso, preencha por completo usando água ou realize a imersão da forma em uma bacia grande com água até que não solte mais bolhas. Atenção para o tempo necessário para moldes pequenos e grandes:
- Pequenos – pelo menos vinte minutos;
- Grandes – por volta de duas horas.
Utilize papel absorvente para secar a parte interna da forma e em seguida unte com vaselina. Prenda as duas partes da forma antes de despejar a parafina derretida com todo o cuidado. Aguarde por quinze minutos e faça um teste com um palito de madeira para conferir se já foi formada uma camada com a espessura desejada.
Feito isso, despeje a parafina derretida que ficou dentro da forma, pois não queremos uma vela maciça e sim uma vela em formato de lâmpada. Após uma hora de secagem, pode desenformar. Para realizar o acabamento na boca da lanterna, utilize uma chapa quente. É o momento de atingir a abertura desejada para que possamos introduzir uma vela piloto ou cachepot.
Criatividade, valorização da decoração e como fazer velas em pouco mais de um minuto, você vê na prática todo esse processo clicando no vídeo abaixo:
Como fazer velas decorativas mosaico?
O processo inicial e os materiais utilizados são basicamente sempre os mesmos. O diferencial aqui encontramos no recipiente onde será despejada a parafina. Sabe aquelas bandejas de isopor que vem nas frutas e verduras que compramos no mercado? A vela mosaico é uma maneira de como fazer velas utilizando o máximo possível de materiais reciclados. No lugar da parafina, você pode derreter velas que já não usa e assim, a vela se torna mais sustentável.
Você vai despejar sua parafina já colorida na bandeja e vai completar até faltar por volta de um centímetro para a borda. Depois de secar por dez minutos, já é possível ir direto para a segunda parte do processo que consiste em cortar quadradinhos de vela ou utilizar cortadores de biscoito para dar outros formatos à sua vela.
Com essa técnica, é possível utilizar um recipiente de plástico. Coloque um pouco de parafina nesse recipiente para grudar o pavio. Para manter o pavio centralizado, utilize a técnica já conhecida com pregadores de roupa ou hashi. Distribua alguns quadradinhos dentro do recipiente. Para dar o efeito estético de mosaico, orientamos o uso de quadradinhos coloridos.
E, depois você pode preencher com mais parafina líquida. Algumas horas depois, já podemos desenformar e para evidenciar o efeito mosaico, dê um banho de parafina na sua vela. O visual dessa vela é inacreditável!
O tutorial está disponível no vídeo abaixo:
Você gostou de conhecer mais a respeito da fabricação de velas? Agora que teoricamente você já é quase um expert, chegou a hora de colocar a mão na massa e espalhar seus dotes por aí. Comente o que achou desse guia super prático e completíssimo que preparamos para você. Como fazer velas não é mais um segredo e pode se tornar uma fonte de renda!