Cerveja quente não dá, né? Acontece que nem sempre dá tempo de resfriar como deveria, principalmente se você não se planejou com antecedência.
Por sorte existe solução! E esse post aqui está cheio de truques profissionais de como gelar a cerveja rápido. Assim, dá próxima vez que rolar um churrasco de última hora ou a sua bebida preferida não estiver no freezer do supermercado, você já vai saber direitinho como proceder. Acompanhe!
Como gelar a cerveja rápido: 6 truques de mestre
Atenção na hora de comprar a cerveja
Se você já sabe que vai precisar gelar a cerveja rápido quando chegar em casa, então já vá para o supermercado com algumas dicas em mente.
A primeira delas é optar por latinhas pequenas, daquelas com 269 ml, e evitar as de 350 ml ou 473 ml, por exemplo. Isso porque é mais demorado resfriar uma lata grande já que a superfície de contato é maior.
Outro conselho é optar pela lata ao invés da garrafa, mesmo que seja a do tipo long neck, que é menor. A razão é que o alumínio usado para a fabricação da lata a conduz melhor a temperatura, favorecendo o resfriamento.
Use papel toalha
Um dos truques mais conhecidos de como gelar a cerveja rápido é usando papel toalha. Sim, isso mesmo! A ideia aqui é bem simples e em cerca de 10 a 15 minutos você já tem em mãos uma cerveja bem refrescante!
Para tanto, pegue uma folha de papel toalha e envolva a lata. Feito isso, umedeça suavemente o papel. Tente não molhar demais para que a folha não rasgue e, consequentemente, você perca o potencial de resfriamento dessa técnica.
Uma boa sugestão é embeber com um borrifador de água, dessa forma é possível controlar melhor a umidade.
Completado esse passo, leve a cerveja para o freezer. Aguarde alguns minutos e prontinho! Sua cerveja estará no ponto certo! Mas atenção, hein: não esqueça a bebida lá dentro, senão o congelamento vem.
Bom, e porque essa técnica funciona?
O papel toalha umedecido aumenta a área de contato da lata com o ar frio do congelador, fazendo com que a bebida esfrie mais rapidamente. Assim, esse método acaba sendo ainda mais eficiente do que apenas molhar é colocá-la dentro do freezer
Cooler com gelo e água
Tem um cooler em casa? Então já anota essa recomendação!
Pegue a caixa e encha-a com gelo e água. Em seguida, coloque as cervejas preferencialmente molhadas com água gelada. Feito isso, é só esperar cerca de 20 minutinhos para atingir o grau ideal.
Esse procedimento resfria mais rápido justamente porque a água em estado líquido ajuda a derreter o gelo, o que, consequentemente, rouba “calor” da bebida. Só tome cuidado para não gelar demais e acabar com a cerveja congelada, ok?
Sal, álcool e gelo
Mas se você deseja uma maneira express de como gelar a cerveja rápido, então esse é pra você!
Você vai precisar de um cooler, meio quilo de sal, meio litro de álcool e um saco de gelo. Despeje tudo na caixa e coloque as bebidas.
Essa é uma versão turbinada do procedimento anterior. E o motivo para funcionar tão bem é que o sal e o álcool aceleram o tempo de derretimento do gelo, fazendo com que resfrie mais rápido também.
Contudo, se eleger essa técnica, lembre-se apenas de lavar bem as latas antes de consumir, já que o sal e o álcool utilizados podem interferir no sabor e aroma da cerveja.
Super cooler
Existe no mercado um aparelho chamado super cooler que serve justamente para gelar a cerveja rápido em um processo que envolve rotação e contato da bebida com o gelo.
A promessa é que em dois míseros minutos sua cerveja já esteja a ponto de ser apreciada. Basta encaixar a lata ou garrafa no aparelho, adicionar gelo, ligar e aguardar.
Porém, tem um detalhe que você precisa prestar atenção: só é possível gelar uma por vez e, pode ser, dependendo do modelo do super cooler, não seja possível gelar latas ou garrafas maiores. Sem falar no investimento financeiro, já que um custa em torno de R$ 100.
E aí, vale a pena?
Panela de pressão
Quer um método inusitado e diferente de como gelar cerveja rápido? Então, que tal recorrer à panela de pressão?
Mas, calma! Ela não vai ao fogo. O intuito aqui é aproveitar o sistema de fechamento do recipiente para agilizar o resfriamento da bebida.
Para isso, você deve colocar as latas lá dentro (apenas duas), adicionar água e gelo, fechar e sacudir. Pois é! Você terá que sacudí-lá por cerca de 20 a 30 segundos, como se faz com uma coqueteleira. Após esse tempo, abra e retire suas latinhas geladinhas. Voilá!
No entanto, há alguns pontos negativos a serem considerados, apesar da técnica ser muito eficiente. O primeiro é que só serve para latas, afinal, com as sacudidas, uma garrafa long neck pode facilmente quebrar. Outro ponto que a desfavorece é que a cerveja vai espumar um pouco mais e isso tende a alterar o seu sabor.
Gelada sim, congelada jamais
Brasileiro que é brasileiro gosta mesmo é de apreciar uma cerveja estupidamente gelada. Mas quanto isso equivale em graus?
Uma cerveja considerada gelada é aquela entre 4ºC e 5ºC. Já a estupidamente gelada é aquela que chega à temperaturas que batem a casa dos 2ºC, ou seja, muito perto dos 0ºC e quase a ponto de congelar.
A que acabou de chegar da prateleira do supermercado leva cerca de dez horas para alcançar 5ºC quando mantida em geladeira, permanecendo nessa temperatura mesmo após o decorrer das horas.
No freezer, entretanto, a bebida alcança essa temperatura em cerca de uma hora. Em duas horas, congela. E cerveja congelada é tão ruim quanto uma quente já que acaba perdendo suas características de sabor, aroma e textura. Argh!
Portanto, é importante sempre ficar de olho no tempo para que sua bebida favorita não chegue a esse ponto e cause desperdícios. Mantenha-se atento!
E então, anotou todas as artimanhas de como gelar a cerveja rápido? Agora é só ir testando cada uma delas e descobrir a que mais funciona aí na sua casa. Boa curtição!