Cintos são peças indispensáveis em qualquer guarda-roupa, seja feminino ou masculino. O problema é quando não são guardados do jeito certo.
O acessório precisa ser acomodado adequadamente para que fique protegido e bem conservado, mas também para preservar e manter outras peças no armário. Isso porque o atrito do cinto e da fivela com roupas mais delicadas, por exemplo, pode desfiar peças ou até rasgá-las.
Vamos evitar esses contratempos desagradáveis? Então vem ver como guardá-los e deixá-los sempre a mão para quando precisar. Acompanhe!
Como guardar cintos: 6 formas de manter a ordem e a praticidade
O modo correto de guardar cintos não interfere apenas na conservação das roupas e do próprio cinto. Essa organização também é muito útil no dia a dia, já que facilita a visualização e te auxilia a escolher o acessório mais adequado para o look.
Confira a seguir as seis formas mais práticas e eficientes de guardar cinto:
Como guardar cintos no guarda-roupa?
Você pode guardar os cintos no guarda-roupa de um jeito simples e fácil usando cabides. Basta pendurá-los pela fivela no gancho de sustentação. Mas atenção: evite dobrá-los de modo que a fivela bata em outras roupas e acabe desfiando os fios.
Outra maneira de guardar cintos no guarda roupa é usando ganchos pendurados no varão do armário. Dessa forma é possível pendurar cada cinto individualmente. No entanto, essa dica acaba sendo mais interessante para quem tem armários grandes e espaçosos.
Como guardar cintos na caixa?
Tem uma caixa de papelão aí? Então forre-a como preferir (só para deixá-la mais bonitinha mesmo) e use-a na organização dos cintos.
A recomendação aqui é bem simples: enrole-os na medida ideal para armazená-los na caixa. Quanto mais cintos tiver, mais fechado deve ser o rolinho. Se quiser proteger um do outro contra o atrito, você pode acomodá-los individualmente em um saquinho de TNT.
A caixa pode ser posicionada dentro do guarda-roupa ou até mesmo em cima de uma cômoda, ajudando a compor a decoração.
Como guardar cintos usando caixa organizadora?
Aqui, a sugestão é bem parecida com a anterior, a diferença é que você não precisa usar saquinhos de TNT para armazenar os cintos, já que estarão protegidos pelas divisórias da própria caixa.
Existem diversos tipos de caixas organizadoras com divisórias à venda pela internet e em lojas físicas. Escolha o modelo e o tamanho que mais se ajusta às suas necessidades e voilá!
Ao contrário da caixa de papelão convencional onde os rolinhos são mantidos deitados, tente acomodá-los verticalmente, ou seja, em pé para otimizar espaço e ficar mais fácil de identificar.
Para deixá-los ainda mais ordenados, não deixe também de separá-los por cor ou estilo dentro da caixa. São ações básicas que facilitam ainda mais na hora de escolher o acessório perfeito!
Como guardar cintos na gaveta?
Se você tem uma gaveta no guarda-roupa ou na cômoda sobrando, que tal utilizá-la para guardar os cintos?
Assim como na caixa, os acessórios devem ser enrolados para ficar um ao lado do outro. A dica do saquinho de TNT também é importante por aqui já que ajuda a proteger e conservar.
Como guardar cintos em cestos?
Cestos de fio de malha e de palha têm feito o maior sucesso na decoração de ambientes e podem ser utilizados para guardar cintos.
Inclusive, essa sugestão é muito válida para quem tem pouco espaço no armário ou optou pelo closet aberto. Tudo porque os cestos não servem apenas como um espaço de armazenamento, mas porque também são bonitos e podem ser deixados expostos no ambiente.
Para guardá-los devidamente, enrole-os e, logo depois, coloque-os dentro de um saquinho de TNT. Prontinho!
Como guardar cintos em ganchos?
Sabe aqueles expositores de cintos em lojas? A ideia é bem parecida. Você vai prender ganchos fixos na parede (com parafuso ou fita adesiva) e, em seguida, pendurará-los pela fivela.
Simples, fácil e barato. Esse conselho vale também para a parte interna do guarda-roupa, caso você tenha espaço sobrando. Apenas tome cuidado para não amontar um cinto sobre o outro. Prefira manter um gancho para cada, ok?
Como enrolar os cintos para guardar?
Dicas para organizar os cintos
- Procure separar os cintos por cor, material e estilo. Assim fica mais fácil localizar o modelo que você precisa na hora;
- Outra recomendação legal é mantê-lo junto da roupa que você costuma utilizar. Dessa forma, o look já fica montadinho no armário, só esperando a ocasião em que você irá usá-lo;
- De tempos em tempos, tente colocá-los para tomar um ar, especialmente aqueles feitos em couro. Isso evita a formação de mofo e bolor.
Ideias para guardar cintos
Imagem 1 – Uma parede com nichos para armazenar diversos tipos de cintos.
Imagem 2 – Os cestos são ótimos itens para um closet, armários ou prateleiras.
Imagem 3 – As caixas de acrílico podem ser adquiridas com o número de colmeias que desejar.
Imagem 4 – Existe também os cabides específicos para armazenar os cintos.
Imagem 5 – Planeje um cantinho para eles em seu projeto de marcenaria.
Imagem 6 – Os ganchos podem ser instalados na parede de alvenaria ou dentro do armário.
Imagem 7 – Guarda roupa funcional: um porta cintos deslizante.
Imagem 8 – Faça uma gaveta com divisórias para guardar cintos, acessórios e lenços.
Imagem 9 – Existe modelos de organizador de cintos de parede que pode ser colocado atrás de uma porta ou algum cantinho estreito.
Imagem 10 – Porta ganchos para organizar cintos, lenços, bijuterias e chapéu.
Viu só como é fácil guardar cintos e tê-los sempre a mão? Siga as dicas e dê adeus a bagunça!