Utilizar quadros para decorar ambientes é uma prática cada vez mais comum. Seja com um quadro único ou com uma composição de quadros menores, essa tendência é perfeita para quem deseja dar um toque pessoal ao ambiente de uma maneira criativa, fácil e econômica!
Entretanto, para que os quadros cumpram o seu papel de valorizar a decoração e harmonizar os ambientes, é necessário que você saiba como instalar quadros de forma correta. Caso contrário, correrá o risco de poluir visualmente o ambiente e, até mesmo, danificar as paredes do imóvel.
Agora você irá aprender tudo o que é necessário sobre como instalar quadros. Prepare-se para uma série de dicas essenciais, que envolvem desde o planejamento do espaço, até a técnica mais adequada para fixação dos quadros. Siga a leitura e aprenda como instalar corretamente!
Escolha e planejamento do local
O primeiro passo para que você pendure quadros em qualquer cômodo é definir qual será a parede que irá recebê-lo. O local exato onde você irá pendurar os seus quadros irá depender muito do seu gosto e preferências estéticas, entretanto existe uma série de regras gerais e truques que podem te ajudar na hora da escolha.
O principal é que você tenha em mãos uma trena ou fita métrica para fazer as medidas de forma precisa e correta. O equívoco mais comum de quem não sabe como instalar quadros e decide fazer em casa é confiar somente no olho na hora de planejar o local. Não cometa este erro! Use sempre um instrumento de medida para que a sua decoração com quadros valorize o espaço.
Outra ferramenta importante para auxiliar no posicionamento dos quadros é um lápis para fazer a marcação da parede. Essa dica ajuda, e muito, na instalação dos seus novos quadros decorativos.
A seguir, você irá aprender como alinhar quadros na parede. Vamos?
Como posicionar um quadro único?
Para quadros únicos, uma regra que vale para qualquer cômodo e ambiente é sempre buscar instalar o quadro de modo que o meio dele esteja a 1 metro e 60 centímetros do chão. Assim, você garante que ele esteja posicionado a uma altura adequada e balanceada para que seja visto por quem entrar no ambiente.
É fundamental, também, que você meça a largura da parede e centralize o meio do quadro com o meio da parede. Isso fará com que o equilíbrio da decoração torne o espaço proporcional e agradável.
Caso deseje posicionar o quadro em uma parede que contém um móvel, como uma estante, um sofá ou uma mesa, você deve pendurar o quadro a uma distância de 25 centímetros do topo do móvel. Para centralizá-lo, utilize a medida do móvel em questão e posicione o centro do quadro no centro do móvel.
Não se esqueça de marcar a parede com um lápis quando definir o local de instalação do seu quadro. Faça uma linha na parte superior de onde deseja pendurar o quadro e, para garantir o alinhamento, use uma régua, fita métrica ou trena.
Como fazer uma composição de quadros?
Se você deseja criar uma composição de quadros em sua parede e, assim, decorá-la de forma criativa e ainda mais personalizada, separamos dicas de experts de como organizar uma parede de quadros para que você não erre na hora de fazer em casa.
Para a instalação de vários quadros, é necessário buscar uma harmonia entre os tamanhos e molduras diferentes. Profissionais da área aconselham que os quadros de uma composição tenham um tema comum, cores semelhantes e uma estética que combine. Entretanto, essa orientação depende muito do gosto pessoal. Use a sua criatividade e lembre-se de que a composição tem como objetivo personalizar o ambiente.
Uma vez que você definir quais e quantos serão os quadros da composição, comece fazendo as marcações dos dois eixos da parede. Faça da mesma forma que ensinamos para os quadros únicos: meça o centro da parede ou do móvel e, então, marque 1,60 metros de altura do chão, ou 25 centímetros de altura do topo do móvel.
O próximo passo é fazer gabaritos de papel com o tamanho dos quadros que você pretende instalar na parede. Com uma tesoura, corte o papel exatamente do tamanho de cada quadro para que, assim, você consiga visualizá-los na parede e verificar se estão harmônicos e proporcionais.
Após fazer os moldes, use uma fita crepe para posicionar cada um no local que você pensou. Use uma trena, fita métrica ou régua para garantir que eles ficarão a uma mesma distância uns dos outros. Capriche nas medidas para que a composição fique harmônica!
Após colar os moldes na parede, vá para longe e observe se o posicionamento está adequado. Assim, na hora que colocar os quadros de verdade, não precisará refazer os furos e arriscar danos à parede. Quando estiver satisfeito com a composição, use os moldes para marcar a parede com o lápis.
Agora que você já sabe como posicionar e marcar o local de instalação dos quadros, siga a leitura para aprender como fazer a fixação dos quadros na parede.
3 diferentes métodos de fixação de quadros na parede
A escolha da forma como você irá fixar os quadros na parede dependerá de alguns fatores, como:
- Possibilidade de danificar a parede: O imóvel é próprio ou alugado? Furos na parede são permitidos?;
- Frequência da troca de decoração: Você deseja trocar os quadros da parede com certa frequência? Ou pretende deixar o mesmo quadro pendurado por um longo período de tempo?;
- Uso de furadeiras ou martelos: Você tem experiência com o uso dessas ferramentas? O barulho e a sujeira são um problema para você na hora da instalação dos quadros?;
Definidas as suas intenções e possibilidades quanto à instalação dos quadros, é possível escolher qual dos métodos de fixação abaixo é mais adequado para o que você procura.
Como fixar quadros com parafusos?
Utilizar um parafuso para fixar quadros na parede é um dos métodos mais clássicos e seguros para aquelas peças de decoração que são maiores e mais pesadas. Se você tem a possibilidade de usar uma furadeira em seu imóvel e, consequentemente, fazer um furo na parede de instalação do quadro, esse método é muito seguro.
Primero, verifique se a furadeira, a broca e a bucha que você possui são adequadas ao material de que é feito a parede. Diferentes tipos de parede exigem ferramentas específicas para esta tarefa.
Uma dica para evitar rachaduras e danos desnecessários à parede é colocar um pedaço de fita crepe no local onde o furo será feito. Em seguida, posicione a furadeira utilizando a broca do tamanho adequado para o parafuso e a bucha que você escolheu para sustentar o seu quadro. Faça o furo com cuidado, encaixe a bucha e, em seguida, insira o parafuso no local. Por fim, pendure o quadro.
Como fixar quadros com pregos?
Outra possibilidade para você que pode fazer furos na parede do seu imóvel é instalar quadros usando prego e martelo. Fique atento somente ao tamanho do prego e verifique se ele é adequado para o tipo de parede que você deseja furar.
Após marcar o local que deseja pendurar o quadro, posicione o prego inclinando-o levemente para cima e martele com precisão para evitar danificar a parede. Após bem posicionado, basta pendurar o quadro.
Como instalar quadros com fita dupla face de espuma?
Uma das opções mais práticas e simples para que não pode, ou não quer, fazer furos na parede é o uso de fitas adesivas dupla face. A fita banana ou fita de espuma, tem uma fixação excelente e é indicada para fixações permanentes de itens na parede. Logo, se você deseja manter a mesma decoração por algum tempo, essa opção é ideal!
É possível fazer a remoção da fita da parede, mas o processo exige paciência e um pouco de cuidado. Uma dica é utilizar fio dental para retirar a cola e, então, um pano úmido para remover o que sobrou.
Cada tipo de fita possui um limite de peso e você deve conferir as instruções de uso nas orientações dadas pelo fabricante.
Há, ainda, muitas outras opções de fita para fixação de quadros na parede. Para quem deseja trocar a decoração com frequência, recomendamos o uso de fitas de velcro ou, então, ganchos adesivos.
Gostou das nossas dicas e passo a passo de como instalar quadros? Fácil e simples, né? Agora é com você!