Morar em um ambiente tranquilo e silencioso é fundamental para o bem-estar e qualidade de vida.
Mas, infelizmente, nem sempre temos o controle total sobre o ambiente ao nosso redor, especialmente quando se trata do barulho que vem lá do vizinho do lado (ou de cima).
No entanto, existem algumas medidas que você pode tomar para minimizar e isolar esse barulho indesejado. A gente te conta a seguir:
Quais os principais tipos de ruído?
Antes mesmo de querer transformar sua casa em uma verdadeira fortaleza antirruído é importante entender que existem diferentes tipos de barulho e, para cada um deles, uma maneira mais eficiente de realizar o isolamento. Confira:
Ruído aéreo: O ruído aéreo inclui sons que são transmitidos pelo ar, como música alta, conversas, televisão, ruídos de tráfego, entre outros. Para isolá-lo, é interessante optar por materiais e soluções que atuem diretamente na entrada desses ruídos, ou seja, portas e janelas.
Ruído de impacto: O ruído de impacto é causado por pisadas pesadas, móveis sendo arrastados, quedas de objetos, entre outros. Esse tipo de ruído costuma ser percebido por quem mora em apartamento, já que o som que vem, tanto do vizinho de baixo, quanto do de cima, se propaga facilmente.
Ruído de equipamentos: O ruído de equipamentos, como eletrodomésticos, ar-condicionado e máquinas de lavar, pode ser bastante incômodo. Mas, ainda assim, é possível bloqueá-lo quando você descobre de onde ele está vindo, pelo ar ou por impacto, por exemplo.
Ruído estrutural: Outro tipo de ruído comum é o estrutural que costuma ocorrer quando há transmissão de som através das estruturas físicas do prédio, como paredes, teto e piso. Algo muito comum, por exemplo, é o som do encanamento quando o vizinho resolve tomar banho às 2 horas da manhã.
Como isolar barulho do vizinho do lado?
Identifique as fontes de ruído
Como já citamos anteriormente, você precisa, antes de qualquer outra coisa, identificar as principais fontes de ruído que estão vindo da casa ou do apartamento vizinho.
Pode ser música alta, conversas, televisão, salto alto, cachorro latindo, eletrodomésticos…não importa, o que conta aqui é descobrir qual o ruído que mais te incomoda.
Ao identificar as fontes de ruído é possível direcionar melhor suas medidas de isolamento acústico.
Use tapetes e carpetes
Uma maneira eficaz de reduzir o barulho é utilizando tapetes ou carpetes no chão. Esses materiais ajudam a absorver e amortecer o som, reduzindo sua propagação pelo ambiente.
Se possível, opte por tapetes mais espessos e com base emborrachada, pois eles oferecem melhor isolamento acústico.
Inclusive, vale citar, que o uso desses materiais ajuda a isolar o barulho do seu apartamento para o apartamento vizinho.
Instale cortinas pesadas
Cortinas pesadas não bloqueiam apenas a luz solar, mas também podem ajudar a reduzir o ruído externo.
Opte por cortinas feitas de materiais densos e com forro acústico. Essas cortinas ajudarão a absorver parte do som proveniente do apartamento vizinho, tornando o seu ambiente mais silencioso e confortável.
As cortinas também absorvem o barulho que vem da rua, especialmente se você mora em um local de alto trafego.
Utilize painéis acústicos
Os painéis acústicos são excelentes para isolar o som e podem ser uma solução eficaz para reduzir o ruído indesejado. Eles podem ser instalados nas paredes compartilhadas com o vizinho barulhento.
Esses painéis são feitos de materiais especiais que absorvem e dissipam o som, diminuindo sua transmissão de um ambiente para outro. Vale ressaltar que é importante seguir as instruções do fabricante para a instalação adequada dos painéis acústicos.
Na dúvida, conte com a ajuda de um profissional para garantir a qualidade do serviço.
Utilize selantes acústicos
Selantes acústicos podem ser aplicados em rachaduras, frestas ou qualquer abertura na parede que esteja permitindo a passagem do som. Eles ajudam a criar uma barreira física para o ruído, evitando que ele se espalhe pelo ambiente.
Considere a instalação de drywall
Se você está disposto a fazer um investimento maior, a instalação de drywall pode ser uma excelente opção.
O drywall acústico possui camadas internas que proporcionam maior isolamento sonoro em comparação com o drywall convencional. Ele pode ser instalado como uma nova parede, substituindo a parede existente, ou como um revestimento sobre a parede atual.
Utilize móveis como barreiras
Uma dica simples, mas que pode ajudar é posicionar móveis, como estantes e armários, ao longo das paredes compartilhadas com o vizinho provocador.
Esses móveis podem funcionar como barreiras físicas adicionais para o som, ajudando a reduzir a sua propagação para o ambiente.
Isolamento de portas
Os ruídos aéreos chegam até nossa casa por meio das portas e das janelas. Por isso é tão importante realizar o isolamento dessas estruturas.
Uma maneira de fazer isso é instalando uma vedação acústica especifica ao redor da porta para evitar a entrada de som indesejado. Outra opção é substituir a porta por um modelo sólido, já que as portas maciças tendem a bloquear melhor o ruído do que portas ocas.
Crie uma parede adicional
Se o ruído do vizinho persistir, mesmo após a aplicação das medidas anteriores, você pode considerar a construção de uma parede adicional no seu apartamento.
Essa parede extra pode ser feita de materiais isolantes, como blocos de concreto celular ou painéis de gesso acartonado com isolamento acústico no interior.
Isolamento sonoro na laje
Se você mora em um prédio com lajes compartilhadas com o vizinho, onde, nesse caso, geralmente sua laje é o piso do apartamento de cima e, assim, sucessivamente, é possível aplicar isolamento sonoro para minimizar a propagação do ruído. Isso pode ser feito por meio da instalação de mantas ou painéis acústicos no teto.
Mas se você mora em casa e não possui laje, a dica é instalar uma manta de lã de vidro entre o forro e o telhado, assim também é possível minimizar o som que entra pela parte de cima da estrutura.
Dialogue com o vizinho
Em alguns casos, a melhor solução pode ser conversar com o vizinho sobre o problema de ruído.
Explique de maneira educada e respeitosa como o barulho está afetando você e veja se é possível chegar a um acordo para reduzir o ruído durante determinados horários. O diálogo pode ajudar a resolver o problema sem a necessidade de medidas mais drásticas.
Caso more em apartamento, também é possível levar a situação para o síndico. Dependendo do caso, o síndico pode dar uma advertência ou até mesmo multa para o vizinho barulhento, principalmente se o ruído estiver fora do horário permitido.
O bom senso é sempre o melhor caminho para resolver situações desse tipo. Aproveite também para perceber se os barulhos vindos da sua casa ou do seu apartamento não estão causando desconforto nos moradores ao lado. Empatia também é algo que se deve praticar!