A limpeza do banheiro é fundamental no momento da faxina da casa. Das tarefas que existem na hora da limpeza geral, o banheiro é o cômodo da casa que mais precisa de atenção. Nele há o acúmulo de germes e bactérias que podem prejudicar a saúde de sua família. Portanto, sua manutenção é de extrema importância.
Para realizar essa tarefa de maneira descomplicada, veja a seguir os sete passos para aprender de uma vez por todas como lavar banheiro.
Desobstruindo a área
Para começar com a limpeza do banheiro, tire tudo o que puder atrapalhar de dentro dele. Retire o baldinho de lixo, as toalhas, os tapetes e o cesto de roupa suja, caso haja um. Tire os itens de banho como xampu, condicionador e esponja. Não se esqueça de retirar as coisas que estiverem no armário também como a escova de dentes, de cabelo, barbeador, cremes, loções e afins.
Com o caminho livre, comece a limpeza do banheiro de cima para baixo, deixando o chão por último. Portanto, pegue uma esponja, uma escova de limpeza, um pano limpo, uma vassoura, um balde com água, água sanitária e detergente. Agora, comece a limpar as paredes.
Lavando as paredes
Uma boa mistura para lavar banheiro é a água, água sanitária e o detergente. O detergente para lavar banheiro é muito eficaz porque ele ajuda na remoção de gorduras e encardidos que possam ter nos azulejos. Prepare essa solução e umedeça o pano. Para locais mais próximos do chão que estejam ao seu alcance, utilize apenas o pano, a esponja ou a escova de limpezas para tirar sujeiras e encardidos mais difíceis.
Esfregue bem os azulejos até o teto. Não esqueça dos cantos superiores. Caso não alcance alguns locais mais altos, você pode utilizar a vassoura como um extensor para finalizar a limpeza da parede do banheiro. Basta enrolar o pano na vassoura e esfregá-lo onde achar necessário.
Caso essa misturinha para limpar banheiro encardido à base de água sanitária, água e detergente não dê o efeito esperado, você pode utilizar de um produto que não precisa de mistura para lavar banheiro e que é sempre recomendado: o cloro.
Caso o encardido seja muito forte, aplique o cloro em toda a parede do banheiro e deixe-o agir por alguns minutos. Esse é um produto que ajuda a combater, não só o encardido, mas também os germes e bactérias que podem se alojar por entre os azulejos, na parte do rejunte, como também nos ralos.
Passados alguns minutos, esfregue as paredes com a esponja ou um pano para tirar o excesso de cloro. Use a mangueirinha do chuveiro para enxaguar. Se não tiver mangueirinha, use o balde de água ou passe um pano mais úmido.
Bem esfregado e enxaguado, passe um pano mais seco para terminar de secar as paredes e vá para o box. Caso seu banheiro não tenha box, não tem problema. Menos um item para limpar. Então pule o próximo passo e vá para o seguinte.
Limpando o box
O box é um item que pode apresentar variações em sua estrutura física. As diferenças entre eles que possam existir num banheiro são: vidro, cortina de plástico e acrílico fosco. Aqui você vai aprender como lidar com a higienização de cada um desses tipos de box no momento da limpeza do banheiro.
- Box de vidro: para a limpeza do banheiro com box de vidro basta utilizar a mesma solução de água, água sanitária e detergente usada anteriormente para limpar as paredes no vidro do box. Com o mesmo pano ou a esponja, limpe toda a extensão do vidro e finalize com um pano seco e limpo.
Caso tenha preferência pelo cloro, basta aplicá-lo no vidro, assim como o fez com a parede. Mas desta vez, você não precisará aguardar por mais tempo. Assim que passar o cloro no vidro do box você já pode limpá-lo com um pano úmido primeiro, depois com um seco.
- Box de acrílico: produtos como água sanitária e querosene que são utilizados eventualmente na limpeza do banheiro podem manchar o box de acrílico. Evite-os. Dê preferência ao detergente.
Dilua um pouco de detergente em água e passe no acrílico do box com um pano. Em seguida, passe um pano úmido sem detergente e depois finalize com um pano seco.
- Cortina de plástico: com a cortina de plástico o processo é anterior ao de lavar as paredes do banheiro. Ele se encaixa no passo de desobstrução de caminho. Portanto retire a cortina do banheiro para lavá-la.
A cortina pode ser lavada na máquina, mas utilize o ciclo de roupas delicadas. Como produtos para melhor higienização da cortina de plástico do box, utilize um copo de vinagre de álcool, sabão em pó e uma xícara de bicarbonato de sódio. Não precisa esperar que ela seque totalmente antes de retorná-la ao banheiro. Ao terminar de bater na máquina, pendure-a novamente no box e deixe-a secar naturalmente.
Um produto caseiro para limpar o banheiro pode ser substituído conforme a disponibilidade e a necessidade. Em alguns casos, no lugar da água sanitária, por exemplo, você poderá fazer uso de vinagre, como foi visto acima na lavagem da cortina de plástico do box. Além de ser menos corrosivo, o vinagre também ajuda no combate contra germes, bactérias e até fungos.
Dando um banho no chuveiro
Lavar banheiro pede algumas atenções específicas, antes de mexer em seu chuveiro elétrico, por uma questão de segurança, desligue o quadro de luz do banheiro. Para lavar o chuveiro é simples. A boca de onde a água passa na hora do banho é destacável. Remova-a. Algumas vezes os furinhos dessa boca ficam obstruídos por conta de alguns resíduos que vêm da rua ou da caixa. Limpe-as e desobstrua os furinhos.
Para uma maior higienização da boca do chuveiro, deixe-a de molho por alguns minutos em uma solução de água com água sanitária. Antes de pôr de volta, enxágue a boca e o chuveiro. Pode religar o quadro de luz.
Vale lembrar que esse passo é eventual, ou seja, se você limpar o banheiro toda a semana, você não precisa limpar o chuveiro toda semana. Isso pode inclusive acabar danificando-o. Limpar o chuveiro uma vez por ano, é o suficiente.
Pia limpinha
Cuide bem da pia pois é onde há um acúmulo muito grande de bactérias e germes. Limpe-a bem utilizando uma esponja e a mesma solução de água, água sanitária e detergente que usou nas paredes para limpar tanto por dentro, quanto por fora da pia. Certifique-se de que o ralo esteja limpo e desobstruído e não se esqueça de limpar a torneira e o registro.
Para finalizar, enxágue bem toda a pia e, com um pano seco e limpo específico para limpar apenas a pia, seque-a.
Caso tenha algum armário ou gabinete em seu banheiro, você poderá limpá-lo agora ou depois que finalizar todo o banheiro. A escolha a sua. De qualquer maneira, sua higienização é simples. Utilize um pano limpo com detergente e um pouco de água. Passe em toda extensão do móvel, pode dentro e por fora, e depois passe um pano seco para secá-lo.
Para os espelhos, basta passar um pano com detergente e água. Caso esteja muito encardido, use uma esponja macia para esfregar de leve o espelho. Cuidado para não riscar. Enxágue com água e passe um pano seco para tirar o excesso de água. Deixe que seque naturalmente.
Dando um jeito na privada
O ideal para lavar a privada é utilizar luvas e o escovão para auxiliar. Para a higienização há métodos distintos, pois depende muito do estado em que o vaso sanitário se encontra. Caso seja uma limpeza de rotina, uma tarefa realizada ao menos uma vez na semana, você não terá tanto trabalho.
Jogue água sanitária na privada e utilize o escovão para escovar toda a parte interna do vaso sanitário. Para o lado de fora, passe um pano com uma solução de água sanitária, água e detergente. Limpe o assento e a tampa também com o pano. Depois de limpar a privada por dentro e por fora, coloque um pouco de água sanitária no vaso, feche a tampa e deixe alguns minutos. O tempo em que finaliza a limpeza do banheiro será o suficiente para higienizá-lo.
Depois, quando finalizar a limpeza do banheiro, abra o vaso, dê descarga e deixe-o aberto. Passe um pano úmido com água e detergente na tampa e no assento novamente, e depois um seco. Evite usá-lo nos próximos minutos.
Em caso de um banheiro mais encardido, faça o mesmo processo de limpeza. No entanto, antes de fazê-lo, jogue bicarbonato de sódio na privada e deixe agir por alguns minutos. Depois jogue água sanitária e escove. Limpe conforme descrito anteriormente.
Para o chão
Para o chão o processo é mais simples. Basta utilizar a solução feita para limpar as paredes no chão esfregando com a vassoura. Não esqueça dos cantos, atrás da privada, atrás da porta, o trilho do box, caso tenha, e embaixo do gabinete ou pia. Enxágue com água e puxe o excesso de água para o ralo. Passe um pano seco para finalizar e não deixe o chão do banheiro tão úmido.
Deixe a porta e a janela do banheiro abertas para que o ar ventile e deixe que o banheiro seque naturalmente.
Banheiro limpo e agradável de usar!
Você acabou de completar uma das tarefas mais indesejadas do cotidiano. Agora, quando alguém perguntar como limpar o banheiro, você já sabe o que responder e como limpá-lo com esses sete passos que foram colocados aqui para te ajudar. Deixe sua opinião, compartilhe suas experiências quanto aos produtos que usa ou como você realiza a limpeza do banheiro. Comente aqui.