Peças confeccionadas artesanalmente costumam ser únicas, mas são delicadas e necessitam de cuidados para se manter sempre uma opção atrativa na hora de escolher um look diferenciado. É por isso que hoje vamos te ensinar como lavar e cuidar de peças de crochê!
Crochê é algo atemporal e super versátil, é possível fazer literalmente qualquer coisa utilizando essa técnica. Costumamos ver biquíni, almofada, tapete, peças de vestuário, peças para decoração como sousplat, e mais infinitas outras coisas. Com uma agulha, novelos e muita criatividade, crochetar é um hobby, fonte de renda complementar ou até mesmo a principal, de muita gente. Continue a ler e aprenda como lavar e cuidar de peças de crochê, deixando as suas peças com aparência sempre nova.
Como lavar e cuidar peças de crochê
Primeiro, vamos falar a respeito da lavagem: começamos verificando a indicação na etiqueta de composição da peça, sobre como lavar e cuidar de peças de crochê. Se, na sua peça não consta etiqueta, solicite ao vendedor o envio do rótulo da linha ou lã utilizada na fabricação da peça. Não sendo possível, aproveite nosso guia!
- Lavagem a mão: utilize exclusivamente água fria ou temperatura ambiente para peças fabricadas com lã 100% fibra animal, peças com linhas/fibras mistas. No caso de peças feitas com algodão/linho 100% fibras vegetais e lã/outras linhas 100% acrílicas (este tipo permite lavagem a seco), é permitida tanto a lavagem a mão quanto a lavagem na máquina, fica ao seu critério.
- Lavagem na máquina: no melhor dos mundos de como lavar e cuidar de peças de crochê, a primeira opção é sempre lavar a mão, mas como normalmente a rotina de todos costuma ser agitada, nem sempre é possível fazermos uso dessa prática. Então, deixe a peça do avesso e utilize sacos para lavagem de roupas delicadas, escolhendo também a opção de roupas delicadas na máquina. É a primeira lavagem e a peça é colorida? Lave separadamente para evitar manchas. Gostou dessa dica de como lavar e cuidar de peças de crochê?
Independentemente da maneira escolhida, utilize sabão de coco ou neutro líquido, pois, o sabão em pó enrijece a fibra. Não use alvejante (mesmo que não tenha cloro na composição). E em hipótese alguma, você deve esfregar as peças de crochê. Também não é recomendado torcer suas peças. Após o enxágue, você pode envolver em uma toalha branca e apertar para que a toalha absorva todo o excesso de umidade que contém na peça de crochê.
É permitido deixar de molho por no máximo meia hora e apenas as peças brancas, e o uso de amaciante pode ser substituído por vinagre de maçã ou branco. No caso da máquina, se a sua não tiver a opção de roupas delicadas, o ideal é não chegar na etapa de centrifugar, pois mesmo protegida no saquinho, essa etapa pode danificar suas peças. Cuidado com peças com zíper, fecho, argola ou reguladores, esses acessórios podem puxar o fio da sua peça de crochê.
Como lavar tirando manchas de peças de crochê
Lavou a peça seguindo essas dicas de como lavar e cuidar de peças de crochê e, mesmo assim a mancha não saiu? Você pode usar um sabão mais potente apenas no local da mancha. Deixe agir, enxágue e repita o processo no caso de sentir necessidade. Dependendo do tipo de fibra, pode ser utilizado removedor de manchas e, no caso de peças brancas (apenas linho ou algodão) que não podem mais ser consideradas brancas, temos duas opções:
- Uma opção é utilizar anil – Mergulhe a peça em uma solução de água e anil, seguindo as instruções do rótulo. Depois desse processo, você poderá chamá-las de brancas novamente.
- A outra opção é utilizar bicarbonato de sódio – Para cada 5 litros de água, utilize 1 colher de sopa de bicarbonato, deixe as peças de molho por meia hora nessa solução. Esse processo evita o amarelado. Enxágue bem antes de prosseguir a lavagem normal com sabão neutro.
Secagem de peças de crochê
Não orientamos o uso de pregadores! Para evitar a deformação dos pontos, não coloque as peças na vertical (varal comum ou cabide), pois o peso da água a puxa para baixo e essa alteração pode ser irreversível.
Existem plataformas próprias para isso: uma espécie de telinha para descansar a peça em cima que pode ser pendurada em um varal comum com um gancho. Lembre-se de que a secagem é à sombra e de preferência, em um local arejado.
Dica: se for utilizar um varal de chão, deite uma toalha branca sobre as hastes do varal e em cima dela pode estender a peça de crochê.
Devo passar peças de crochê?
É permitido se utilizar apenas vapor sem encostar o ferro na peça. Um truque é passar pelo avesso com um paninho por cima evitando o contato direto do ferro com a peça.
No vídeo abaixo, em poucos minutos você tem acesso a um compilado explicando de maneira clara e objetiva alguns cuidados:
Como cuidar de peças de crochê
Agora é a hora de falar sobre como as peças devem ser guardadas! Como na secagem, não é indicado utilizar cabide para guardar suas peças. Para não deformar, dobre a peça e guarde em uma gaveta ou prateleira do seu armário. Visando preservar a aparência e proteger de poeira, mofo e insetos, você pode guardar as peças em embalagens de TNT e armazenar em caixas organizadoras, uma vez que raramente são peças usadas em todo o decorrer do ano.
Insetos nas suas peças de crochê? Saiba como mantê-los longe
Para repelir insetos, você pode usar as seguintes ervas:
- Alecrim;
- Alfazema;
- Cedro.
Antes de fechar o saco com sua peça de crochê, coloque raminhos de ervas. Você pode substituir as ervas por chumaços de algodão embebidos em óleos essenciais. É importante checar de tempos em tempos a potência das ervas e algodão. Se, ao abrir o saquinho você não consegue mais sentir o cheiro, essa opção não tem mais validade contra os insetos.
Se, por ventura, você não conhecia a dica acima e encontrou insetos na sua peça de crochê, eu tenho a melhor e mais inusitada solução: coloque a sua peça no freezer por 48 horas, esse processo não só irá matar o bicho, como também larvas e ovos escondidos.
Como acabar com a formação de bolinhas nas suas peças de crochê
Sua peça de crochê está com a aparência de “coisa velha”? Até aqui, você aprendeu como lavar e cuidar de peças de crochê. Agora, veja duas formas de como eliminar as famosas bolinhas que se formaram nas suas peças:
- Para a primeira dica, você vai precisar de apenas uma luva de borracha (aquela luva simples que usamos para conservar o esmalte ao lavar louça ou fazer limpeza pesada em casa). Espalhe a peça em uma superfície plana e passe a luva por toda a extensão da peça onde há bolinhas.
- A segunda opção pode ser um “papa-bolinhas”. Caso haja algum fio começando a repuxar, utilize uma agulha para puxar o fio pelo avesso e prender essa sobra. Após esse processo, pode utilizar o aparelho próprio para isso, sem medo! O resultado é realmente extraordinário.
Alertamos e não aconselhamos o uso de aparelhos de barbear, pois pode cortar algum fio que não esteja uniforme e danificar a sua peça de forma irreversível. Raramente é possível fazer reparos em peças tão delicadas. Devemos ter cuidado também com pontas que enroscam e com unhas grandes ao manusear as peças.
Cuide da sua peça com o mesmo carinho de quem a fez, seguindo essas dicas de como lavar e cuidar de peças de crochê. Seguindo todos esses passos na lavagem, manutenção e como as peças devem ser guardadas, a durabilidade será infinitamente maior. Peças de artesanato costumam ser passadas por gerações e toda essa atenção certamente vai gerar esse resultado e, você terá peças vintage com aparência de novas.
E então, o que achou das dicas de como lavar e cuidar de peças de crochê?
Agora que você teve acesso a um guia supercompleto de como lavar e cuidar de peças de crochê, aposto que não imaginou que seria tão fácil, não é mesmo? Conte se você já praticava todas as precauções necessárias para manter as peças bem cuidadas. Estamos ansiosos para acessar suas ideias e sugestões, compartilhe conosco.