Doces e suculentos, os morangos estão no topo da lista das frutas preferidas dos brasileiros. Super versátil, a fruta vai bem nas mais diversas preparações, incluindo pratos doces e salgados.
Mas para obter o máximo de sabor e benefícios nutricionais da fruta é importante saber como lavar morangos corretamente. Você sabe?
Preparamos um guia completinho para te ensinar a aproveitar tudo o que essa pequena fruta tem a oferecer, acompanhe!
Benefícios do morango
O morango é uma ótima opção de fruta para quem deseja viver uma vida mais saudável e equilibrada.
Ele é rico em vitamina C, favorecendo o sistema imunológico e aumentando as defesas naturais do organismo. A vitamina C ainda atua como cicatrizante e contribui para regeneração e renovação celular o que, de quebra, ainda produz efeito rejuvenescedor.
O morango também é fonte de fibras e pectina que auxiliam no combate ao colesterol ruim.
E sabe aquela cor vermelhinha do morango? Ela está ali graças a uma substância chamada antocianina, um outro tipo de antioxidante que também atua no rejuvenescimento e no combate aos radicais livres, favorecendo, inclusive, a saúde cardiovascular.
Como escolher e comprar morangos?
Na hora de comprar os morangos é preciso saber escolher os melhores frutos. Para isso, a dica é observar a cor. Os morangos mais doces e maduros são aqueles de tom vermelho intenso e brilhante.
Prefira também os morangos pequenos que concentram mais aroma e sabor do que os morangos grandes.
Aqui no Brasil, é comum que os morangos sejam vendidos em caixinhas plásticas. Nesse caso, observe o fundo da caixa e veja as condições de todos os morangos, já que os mais bonitos tendem a ficar em cima e os verdes e machucados são colocados embaixo.
Os morangos são muito sensíveis. Qualquer batida ou pressão são suficientes para amassá-los e torná-los impróprios. Por isso, transporte-os com cuidado e, de preferência, os mantenha por cima na sacola de compras.
Como lavar morangos corretamente?
Os morangos devem ser lavados apenas na hora de consumir. Lavá-los com antecedência provoca o aparecimento de mofo e fungos e, consequentemente, o apodrecimento da fruta.
Portanto, mantenha-os na embalagem e lave na medida em que for consumindo. Para fazer a lavagem correta dos morangos na hora de consumir é importante seguir duas etapas.
A primeira é a limpeza. Essa etapa envolve a remoção manual das sujeiras maiores e aparentes, bem como pequenos insetos e a separação dos frutos que não estão adequados para consumo. Lave-os na água corrente.
O próximo passo é a sanitização ou higienização. Aqui, o objetivo é remover os microorganismos prejudiciais à saúde. Para isso, encha uma bacia de água e adicione cerca de 1 colher de sobremesa de água sanitária ou hipoclorito de sódio. Coloque os morangos previamente lavados nessa solução e deixe-os submersos por aproximadamente dez minutos. Passado esse tempo, escorra e enxágue em água limpa. Na sequência, seque todos os morangos.
Essa etapa é muito importante para impedir que a fruta continue absorvendo água e acabe apodrecendo ou tendo o sabor alterado. Faça isso com um papel toalha, mas sem esfregar. Apenas friccione a fruta delicadamente sobre a folha de papel.
Uma dica importante: não remova o cabinho dos morangos. Eles ajudam a conservar a fruta por mais tempo.
Depois de secos, os morangos já estão prontos para serem utilizados da maneira que preferir.
Como conservar morangos?
Os morangos frescos in natura podem ser conservados por no máximo dois dias fora da geladeira e quatro dias dentro da geladeira.
Caso opte por conservar os morangos na geladeira, retire-os da embalagem e posicione-os um ao lado do outro em uma bandeja forrada com papel toalha.
É importante que os morangos não fiquem uns sobre os outros. Eles precisam “respirar”. Por isso, armazene-os respeitando esse espaçamento e lembre-se de cobri-los para que não ressequem com o ar frio da geladeira.
E, por falar nisso, evite colocar os morangos nas prateleiras mais altas, onde o ar gelado é mais intenso. Armazene-os, de preferência, nas prateleiras inferiores ou na gaveta de legumes.
Como congelar morangos?
Para aumentar a durabilidade dos morangos, você pode optar pelo congelamento. Nesse caso, é preciso lavar os morangos antes. Faça o procedimento mostrado acima e certifique-se de que eles estão bem secos.
Em seguida, organize-os enfileirados em uma bandeja sem sobrepor. Coloque no congelador por cerca de 40 minutos. Essa etapa permite que os morangos congelem individualmente, sem que fiquem grudados uns aos outros.
Na sequência, retire os morangos da bandeja e armazene em um saco plástico ou pote. A validade dos morangos congelados é de seis meses.
Outra maneira de congelar os morangos é com açúcar. Aqui, a ideia é que os morangos formem uma calda na medida em que são retirados do congelamento.
Para realizar esse procedimento, coloque os morangos em um pote e cubra-os com açúcar. A medida recomendada é duas xícaras de açúcar para cada 1 quilo da fruta. Leve o pote ao congelador com a data de validade para seis meses.
No momento de descongelar, retire os morangos do freezer e coloque-os na geladeira para que descongelem devagar.
Os morangos congelados são ótimos para fazer caldas, cremes, sorvetes e outras preparações onde a fruta é amassada ou triturada. Para receitas em que a fruta é usada inteira, como salada de frutas ou uma cobertura de bolo, por exemplo, o ideal é usar o morango fresco, já que a fruta após ser descongelada costuma perder textura.
Os morangos não podem ser congelados novamente. Por isso, retire do freezer apenas a quantidade que será utilizada.
Formas de consumir morangos
O morango é uma fruta versátil que pode ser utilizada em inúmeras preparações. As mais comuns são as receitas doces, mas você sabia que é possível usar morangos em receitas salgadas?
O morango pode ser comparado a um tomate, oferecendo um sabor agridoce aos pratos. Por essa razão, ele substitui muito bem o tomate em pratos salgados, como molhos, saladas e sanduíches.
Para uma melhor harmonização, utilize os morangos combinado a temperos como manjericão, cebolinha, salsinha, alho, cebola roxa e gengibre.
Os pratos doces, por sua vez, é onde os morangos fazem mais sucesso. Eles costumam ser a base em recheios de bolos e tortas, além de serem o sabor principal de mousses e sorvetes.
As bebidas a base de morango também são muito consumidas. Entram nessa lista, o clássico milk shake, frapês, vitaminas e smoothies.
Uma boa dica de bebida saborosa e nutritiva é o smoothie de bananas e morangos congelados. Basta colocar uma porção de cada fruta no liquidificador, adicionar água e bater. O resultado é uma bebida naturalmente doce e cremosa, graças a banana que, após congelada, confere essa textura aveludada aos shakes.
Já ficou com vontade de preparar a sua receita favorita com morangos? Então vai buscar os seus, mas lembre-se de lavar os morangos corretamente assim que for utilizá-los!