Alguém aí sabe dizer como lavar repolho corretamente?
Essa hortaliça de folhas fechadas e grudadinhas uma nas outras pode passar a falsa sensação de que está livre de sujeiras, germes e bactérias.
Só que não! Toda verdura, legume, fruta e hortaliça necessita da higienização correta, não só para ficar limpinha e pronta para consumo, mas também para durar mais tempo aí na sua casa.
E se você ainda tem dúvidas de como lavar repolho corretamente, não se preocupe! Fizemos um passo a passo explicadinho nesse post para não restar mais nenhuma dúvida. Acompanhe!
Porque consumir repolho?
Antes de descobrir sobre como lavar repolho corretamente, vale a pena entender um pouco mais sobre essa hortaliça e seus principais benefícios para a saúde.
O repolho pertence a família das couves podendo ser consumido cru, refogado, cozido ou em outras diversas preparações culinárias, incluindo o famoso chucrute.
Riquíssimo em vitaminas A, C e ácido fólico, o repolho é um alimento indispensável para quem deseja aumentar a capacidade imunológica do organismo. A hortaliça também é fonte de antioxidantes, contribuindo para a redução de processos inflamatórios no corpo.
Além disso, o repolho é um excelente alimento para a digestão e para o intestino, graças as suas fibras solúveis.
O melhor jeito de consumir repolho é na versão crua em saladas. Dessa maneira é possível preservar melhor o valor nutricional do alimento.
E para quem sente desconfortos intestinais após consumir repolho, o truque é pingar gotas de limão ou gengibre ralado na salada.
Como escolher repolho?
Mais importante do que saber como lavar repolho corretamente é aprender como escolher a hortaliça. Isso porque, um repolho bonito, firme e de folhas verdes brilhantes vai durar muito mais, sem contar que esse também é um indicativo de que a hortaliça está adequada para consumo.
Portanto, na hora de escolher a hortaliça observe a coloração das folhas. Elas precisam estar bem verdinhas e brilhantes. As folhas com aspecto murcho, fosco e sem viço indicam que já foram colhidas a mais tempo e, por isso, perderam grande parte do seu valor nutricional.
Outro detalhe importante para ser observado é a robustez das folhas. O repolho deve estar firme e resistente. Evite levar para casa a hortaliça caso ela apresente folhas soltas ou que se destacam das demais.
Já as folhas com aspecto queimado são indício de que passaram tempo demais refrigeradas, enquanto as folhas com buraquinhos demonstram a presença de larvas e outros pequenos insetos que podem transmitir doenças ao ser humano.
Portanto, tenha esse olhar afiado na hora de escolher o repolho para sua salada de todo dia!
Como lavar repolho corretamente?
Depois de escolher o repolho mais bonito da feira ou do supermercado, a sua próxima missão é lavar a hortaliça corretamente.
O formato fechado do repolho não significa que ele não precisa de lavagem e higienização. Pelo contrário, microrganismos e sujeiras conseguem se proliferar em qualquer lugar.
Para começar, corte a base do repolho com uma faca. Em seguida, vá destacando as folhas do repolho uma a uma. Ou se preferir, corte o repolho em tiras, no formato habitual usado em saladas, e lave as folhas já cortadas.
Aproveite esse momento para retirar as folhas que possam estar murchas, amassadas e com coloração escura ou queimada. Fique apenas com as folhas verdinhas, lisas e crocantes do repolho.
Após essa etapa, pegue uma bacia grande e encha com água até a metade mais ou menos. Na sequência, adicione uma colher de sopa de hipoclorito de sódio para cada 1 litro de água. O hipoclorito de sódio é uma solução sanitizante vendido em feiras e supermercados e fabricado especialmente para a limpeza de hortaliças, legumes e frutas.
Feito isso, passe as folhas na água corrente da torneira para remover o excesso de sujeira, como terra e poeira.
Vá acomodando cada folha dentro da bacia com água e hipoclorito de sódio. Após mergulhar todas as folhas, coloque um prato ou outro recipiente sobre as folhas de modo que elas permaneçam completamente submersas dentro da água.
As folhas do repolho devem ficar de “molho” nessa solução por, no mínimo, 15 minutos. Após esse tempo, retire as folhas uma a uma e passe-as novamente na água corrente para eliminar o excesso de produto.
Coloque as folhas em um escorredor, centrifuga ou sobre folhas de papel toalha para que elas sequem. Com a secagem concluída, as folhas do repolho já estão prontas para serem consumidas do jeito que você mais gosta!
Como armazenar repolho?
O repolho, assim como qualquer outra hortaliça, se deteriora muito facilmente após a colheita. Por isso, o ideal é comprar os produtos de hortifrúti o mais próximo possível do produtor. Essa é a única maneira de garantir alimentos frescos e no ponto ideal para consumo.
Mas como isso nem sempre é possível, a dica é escolher bem a hortaliça antes de levá-la para casa, além de também armazená-la corretamente.
E, nesse caso, não tem outro jeito senão usar a geladeira. Os alimentos frescos, especialmente as hortaliças, se conservam melhor quando mantidos a temperaturas mais baixas, cerca de 10ºC, em média.
Para conservar o repolho por mais tempo, você tem duas opções: mantê-lo fechado, do jeitinho que trouxe da feira, ou, então, lavá-lo e armazená-lo em recipiente próprio.
No primeiro caso, basta colocar o repolho inteiro dentro de um saquinho plástico e colocá-lo na gaveta de legumes da geladeira. Esse é o lugar ideal para conservar alimentos frescos, uma vez que a temperatura ali não é tão fria quanto nas demais partes do aparelho.
Assim, o repolho conserva suas características naturais de sabor e textura. A higienização das folhas deve ser feita apenas no momento de consumir.
Já se você prefere guardar tudo limpo e higienizado, então a dica é lavar o repolho corretamente, como mencionamos acima, e na sequência, acomodar as folhas dentro de um recipiente fechado com tampa. Para isso, no entanto, lembre-se de que as folhas do repolho devem estar bem secas.
Se preferir, pode fazer camadas entre as folhas de repolho e folhas de papel toalha. Cubra o fundo do recipiente com papel toalha e, em seguida, acomode as folhas de repolho, depois cubra essas folhas com mais uma camada de papel toalha e assim por diante.
O papel toalha absorve a umidade que ainda pode estar nas folhas do repolho, ajudando a conservá-lo por mais tempo.
Feito isso, tampe o pote e leve-o para a geladeira, preferencialmente nas prateleiras mais baixas do aparelho.
Agora que você já sabe como lavar repolho corretamente e armazená-lo pode tirar o máximo de proveito dessa hortaliça super saudável e saborosa!
Quer aprender a higienizar corretamente outros alimentos? Vem aprender aqui: como lavar alface, como lavar morangos.