Na máquina ou a mão? Usa ou não usa amaciante? Pode secar no sol? Apesar de ser uma tarefa simples, o momento de lavar a roupa do bebê deixa os pais cheios de dúvidas.
E não é para menos, afinal, todo cuidado com o bebê recém-nascido é importante.
Por isso separamos a seguir um passo a passo completo para você aprender como lavar roupa de bebê corretamente. Vem ver:
Como lavar roupa de bebê: por onde começar
Não é frescura, nem excesso de cuidados. A roupa do bebê precisa ser lavada e higienizada de um jeito diferente das dos demais moradores da casa. Isso é fundamental para garantir a saúde do seu pequeno.
O bebê recém-nascido ainda não possui o sistema imunológico desenvolvido e o simples contato com qualquer tipo de bactéria, germe e até mesmo poeira e ácaros pode desencadear alergias, dermatites e problemas respiratórios.
Por isso todo cuidado é pouco!
E esses cuidados começam na lavagem da roupinha e do enxoval de cama e banho do bebê.
Então anote todas as dicas e não perca nenhum detalhe:
Comece o processo de lavagem das roupinhas separando as peças por cor e tecido. Assim você não corre o risco de danificar nenhuma roupa.
Em seguida retire as etiquetas de todas as peças, uma vez que elas frequentemente causam irritação e coceira na pele do bebê. Mas tenha cuidado para não cortar a costura. Também é recomendado guardar as etiquetas para consultas futuras sobre recomendações de lavagem e secagem.
Depois vem o momento de lavar, propriamente dito. E nessa hora também que sempre surge outra dúvida comum: precisa lavar a roupa mesmo que ela seja nova e nunca tenha sido usada? A resposta é sim.
Isso porque até a peça chegar nas suas mãos, ela passou por diversos lugares, da confecção até a loja, e todo esse processo pode contribuir com a contaminação da roupa com bactérias e outras sujidades.
Ou seja, lave tudo!
O que você pode usar / fazer
Não é lenda, nem conversa de vó. De fato, algumas coisas devem ser evitadas na hora de lavar a roupa do bebê, começando pela escolha dos produtos.
Use sempre produtos neutros. O mais utilizado é o sabão de coco que pode ser tanto liquido, quanto em barra.
Você pode ainda optar por sabões próprios para lavar roupa de bebê, eles já existem no mercado.
Utilize pouco sabão, apenas o recomendado na embalagem do produto. Isso evita que restos de sabão permaneçam nas roupinhas e acabem causando alergias na pele sensível do bebê.
Também é importante lavar as roupinhas em dias quentes e ensolarados para facilitar e agilizar o processo de secagem, evitando que as peças passem muito tempo expostas no varal.
Mais uma dica: não é necessário lavar todas as roupinhas de uma vez, até mesmo porque o bebê não irá utilizar tudo tão rapidamente. Prefira lavar as roupas com numeração RN e P primeiro. As roupinhas maiores podem esperar mais um pouco, apenas tenha o cuidado de não misturar as peças lavadas com as não lavadas.
Priorize também lavar as roupas da estação primeiro. Se o bebê vai nascer no inverno, as roupinhas de verão podem aguardar para serem lavadas mais tarde.
Não se esqueça de lavar mantas, cobertores, lençóis, fraldas, toalhas, paninhos de boca e outros itens do enxoval. Tudo que vai ficar em contato direto com a pele do bebê deve ser lavado.
O que também vale para as roupas da mamãe, afinal, o bebê ficará grande parte do bebê sendo amamentado e em contato direto com a sua genitora. Por isso, a roupa dela também deve receber um cuidado especial.
O que você não pode usar / fazer
Não misture a roupa do bebê com as roupas dos demais moradores da casa. As peças podem trazer muitas bactérias que facilmente contaminariam a roupa do bebê, por isso, lave tudo separadamente até que o bebê adquira imunidade.
Não use amaciante na roupa do seu bebê. O cheirinho do sabão de coco já é suficiente. Lembre-se que o que está em jogo aqui é a saúde do seu filho.
A mesma recomendação serve para o uso de alvejantes, sabão em pó, tira manchas e água sanitária. Esqueça tudo isso.
Evite deixar as roupas do bebê penduradas no varal por muito tempo ou do dia para noite. Isso porque é comum que pequenos insetos, como aranhas, por exemplo, passem pelas roupas e acabem contaminando as peças.
Quando começar a lavar a roupa do bebê
Muitas mamães de primeira viagem tem dúvidas sobre quando devem começar a lavar as roupas do bebê.
O ideal é aguardar pelo menos até o oitavo mês de gestação ou entre 32 e 34 semanas.
Isso porque se lavar as roupinhas com muita antecedência é possível que elas voltem a ficar sujas de pó.
Mas também não deixe para lavar na última hora. Imagina se o bebê resolve chegar antes do previsto? Ele não vai ter roupinhas limpas para vestir.
Mais uma dica: se a sua gestação não é de risco e você pode realizar atividades normais, não há problema nenhum em cuidar das roupinhas do bebê por conta própria, mas caso não se sinta bem ou o médico recomendar repouso conte com a ajuda de outra pessoa para fazer essa tarefa por você, ok?
Na mão ou na máquina
A roupa do bebê pode ser lavada na mão ou na máquina. Sim, na máquina! Você pode optar por aquilo que for mais fácil para você. A gente te conta os macetes para cada tipo de lavagem, acompanhe:
Como lavar roupa de bebê na mão
Comece fazendo o de praxe: separe tudo por cor e tipo de tecido. Em seguida, deixe as peças de molho em um balde com água e sabão de coco por aproximadamente 15 minutos.
O próximo passo é ensaboar e esfregar as peças delicadamente com as mãos. Coloque-as em um balde com água limpa e faça o enxague.
Tenha certeza de que não sobrou nem um pouquinho de sabão nas roupas do bebê. Torça as peças e coloque-as para secar.
Como lavar roupa de bebê na máquina
A máquina de lavar é outra opção para lavar a roupa do bebê. Mas antes de colocar as peças lá dentro é importante limpar o cesto para ter certeza de que não restou nenhuma sujeira da última lavagem.
Feito isso, programe a quantidade necessária de água para lavar as roupas e adicione o sabão no dispenser.
Programe a máquina para lavagem no ciclo suave. Deixe-a finalizar todo o processo e pronto, as roupinhas já podem ser colocadas para secar.
Secar na sombra, no sol ou na secadora
Depois de tudo limpo vem mais uma dúvida: qual a melhor maneira de secar as roupas do bebê? Na sombra, no sol ou na secadora?
Se você tem uma secadora, pode usá-la sem nenhum problema, apenas tome os cuidados de higienizá-la da mesma forma que fez com a máquina de lavar.
Mas se preferir pode secar as roupinhas ao ar livre. O sol é ótimo para eliminar fungos e ácaros.
Contudo, algumas peças de roupa devem ser secadas a sombra. Na dúvida, consulte a etiqueta.
Precisa passar a roupa do bebê
Pensa que acabou? Nada disso! Ainda tem que passar toda a roupa. Há quem diga que não é necessário, mas especialistas recomendam passar as roupinhas do bebê.
Isso porque a alta temperatura do ferro é capaz de eliminar qualquer bactéria ou outro microorganismo que, por ventura, ainda restar nas peças.
Tenha apenas o cuidado para não deixar o ferro tempo demais sobre as roupas e acabar queimando-as.
Hora de guardar: cuidados no armazenamento da roupa de bebê
Ainda tem mais um detalhe antes de dizer que as roupinhas estão limpas e prontas para a chegada do bebê.
E esse detalhe se chama armazenamento.
Pois é, de nada adianta lavar, secar e passar tudo se você não souber como guardar as roupas direitinho.
A dica de ouro, nesse caso, é armazenar as peças dentro de um armário ou uma cômoda fechada para impedir a entrada de pó.
Caso o bebê ainda demore um tempo para chegar, vale a pena conservar tudo dentro de um saco de TNT. Evite plásticos, já que o material não permite que as peças “respirem”.
Depois de concluir todas essas etapas importantes você já pode relaxar e curtir o bebê.