Lavar roupa na máquina de lavar é o supra sumo da praticidade. Mas, apesar da aparente facilidade desse processo, existem alguns macetes indispensáveis para garantir a eficiência da lavagem.
Ou você achou que bastava colocar a roupa na máquina e pronto?
Para não ter mais dúvidas, confira o tutorial que trouxemos a seguir e vire um expert em lavar roupas na máquina.
Como lavar roupa de máquina de lavar?
1. Separação das roupas
O primeiro passo começa antes mesmo de encher a máquina. Isso mesmo! Estamos falando da etapa de separar cada roupa por cor e tipo de tecido.
Roupas brancas, coloridas e escuras devem ser lavadas separadamente para evitar manchas indesejadas. O mesmo vale para os tipos de tecido. Faça uma lavagem para peças delicadas, em seda, por exemplo, e outra para tecidos como jeans ou moletom.
O ideal é ter um dia da semana para lavar cada tipo de roupa, assim você evita confusão e aproveita melhor a capacidade da máquina.
Fora isso, verifique também as instruções de lavagem nas etiquetas das roupas para garantir que você está seguindo as recomendações específicas de cada peça.
Algumas roupas, inclusive, sequer podem ser lavadas na máquina. Portanto, tome esse cuidado.
E se você é do tipo que tira a etiqueta da roupa, faça o seguinte: tire uma foto da etiqueta antes de jogá-la fora. Assim poderá consultá-la sempre que necessário.
2. Preparação das roupas
Antes de colocar as roupas na máquina, feche os zíperes, abotoe as peças e desvire-as do avesso.
Isso ajuda a evitar danos durante o ciclo de lavagem. Além disso, verifique e remova objetos como moedas, chaves ou outros itens dos bolsos das roupas.
3. Dosagem correta do sabão
Esqueça a ideia de que quanto mais sabão, mais limpa fica a roupa. Isso não é verdade. O excesso de sabão (seja líquido ou em pó) danifica as fibras do tecido, desbota as cores e ainda pode deixar as peças com mau cheiro. Isso sem falar que o excesso de sabão pode prejudicar a sua lavadora.
Por isso, a dica aqui é seguir a dosagem correta fornecida pelo fabricante na embalagem do produto.
Só assim você irá garantir resultados eficazes de limpeza e evitar o acúmulo de resíduos nas roupas e na máquina.
4. Faça uma pré-lavagem
Roupas muito sujas ou com manchas especificas devem passar por uma pré-lavagem antes de irem para a máquina.
Para isso, o primeiro passo é identificar as áreas manchadas ou sujas que precisam de tratamento prévio.
Em seguida, aplique um produto pré-lavagem, como removedor de manchas ou alvejante, diretamente sobre as áreas afetadas. No entanto, cuidado ao usar alvejante, especialmente em roupas coloridas. Siga as recomendações do fabricante e não exagere na quantidade.
Deixe a mancha de molho com o produto por alguns minutos e, em seguida, esfregue suavemente o local com uma escova de cerdas macias ou com as mãos.
No caso de manchas muito difíceis, aplique o tira manchas com algumas horas ou até um dia anterior a lavagem.
Concluída a pré-lavagem, você já pode colocar as roupas normalmente na máquina.
5. Selecione o ciclo de lavagem
Roupas separadas, sabão no dispenser, agora é hora de selecionar o ciclo de lavagem da máquina. E aqui muita gente se confunde.
Isso porque as máquinas de lavar geralmente oferecem diferentes ciclos de lavagem, como delicado, normal, pesado, entre outros.
A seleção do ciclo correto garante a limpeza eficiente das roupas e a conservação das peças.
Imagina, por exemplo, fazer uma lavagem de roupas delicadas em um ciclo pesado? As peças vão esgarçar e perder a qualidade em pouco tempo. A mesma ideia vale para peças pesadas, como um jeans sujo, sendo lavado em um ciclo delicado. Ele não ficará limpo como deveria.
Portanto, selecione o ciclo adequado para cada tipo de roupa. Aqui, você pode notar novamente a importância de separar as peças.
Ou seja, não pule as etapas.
6. Evite o desperdício de água
Outra dica muito importante é evitar o desperdício de água durante a lavagem. Para isso, basta selecionar o nível de água adequado para a quantidade de roupas que deseja lavar.
Ao final do ciclo, você ainda pode regular a máquina para a opção “reaproveitamento de água”. Assim, a água do enxague pode ser reaproveitada em outras tarefas da casa.
7. Cuidados especiais com tecidos delicados
Algumas roupas, como seda, renda ou itens com detalhes delicados, requerem cuidados especiais durante a lavagem. Nesses casos, é recomendável usar sacos de lavagem para proteger as peças durante o ciclo.
Evite ainda usar o ciclo longo da máquina para que as peças fiquem menos tempo de molho. Também considere a necessidade da centrifugação. Na dúvida, conclua o processo na mão, torcendo bem cada peça e pendurando no varal com o auxilio de um cabide.
8. Devagar com o amaciante
A máquina de lavar permite que você adicione amaciante e outros produtos que auxiliam na lavagem das roupas, como tira-manchas, por exemplo.
Mas para isso também é importante tomar alguns cuidados para o tiro não sair pela culatra.
No que diz respeite ao amaciante, use somente o que o fabricante recomenda, especialmente no caso de produtos concentrados. O excesso de amaciante deixa as fibras rígidas e um odor desagradável. Tudo o que você quer evitar, não é mesmo?
Portanto, siga a dosagem recomendada e utilize o dispenser próprio para amaciante.
No caso de outros produtos, adicione na água da lavagem, juntamente com o sabão, seguindo também a dosagem recomendada pelo fabricante.
9. Não sobrecarregue a máquina
Evite sobrecarregar a máquina de lavar. A gente sabe que na correria do dia a dia a intenção é dar conta do máximo de tarefas no menor tempo, mas esse excesso de peso pode acabar danificando a máquina, além de não colaborar nenhum um pouco com a eficiência da lavagem.
O excesso de roupas dificulta a circulação da água e do sabão, o que quase sempre acaba levando a manchas esbranquiçadas nas peças.
E mais uma dica importante: distribua as roupas na máquina uniformemente para que o cesto não fique batendo durante a lavagem.
10. Inicie o ciclo de lavagem
Após carregar a máquina de lavar com as roupas preparadas e selecionar o ciclo adequado, verifique se a porta está fechada corretamente e dê inicio ao ciclo de lavagem.
Algumas máquinas também possuem opções adicionais, como pré-lavagem, lavagem rápida ou economia de água, que você pode selecionar de acordo com suas necessidades. Uma lida no manual do fabricante vai te ajudar a entender como cada uma delas funciona e em quais situações vale a pena utilizar.
11. Acompanhe o ciclo de lavagem
Não, você não precisa ficar grudado ao lado da máquina durante o ciclo de lavagem, mas é importante acompanhar o processo para garantir que tudo esteja ocorrendo conforme o esperado.
Vazamentos ou ruídos anormais podem indicar problemas que devem ser corrigidos o quanto antes. Também evite abrir a máquina durante o ciclo, isso pode interrompe o funcionamento adequado e ainda pode causar vazamentos de água.
12. Pós-lavagem
Roupas lavadas, ciclo terminado. Bom, né? Nessa hora você deve retirar as roupas da máquina o mais rápido possível para evitar odores desagradáveis e rugas excessivas que irão dificultar o processo de passar.
Ao retirar as peças aproveite para sacudir as roupas antes de estendê-las para secar ou colocá-las na secadora. Isso ajuda a desamassar as peças.
Caso opte por utilizar a secadora, verifique as configurações de temperatura e tempo de acordo com cada tipo de roupa. Mais uma vez, a etiqueta pode te ajudar.
13. Limpeza da máquina de lavar
Para manter a máquina de lavar em bom estado de funcionamento e evitar odores, é importante realizar a limpeza regularmente.
No manual do fabricante você pode encontrar as instruções de como limpar o filtro da máquina, removendo fiapos e resíduos que podem obstruir o sistema.
Fora isso, de tempos em tempos, realize uma “lavagem” sem roupas, usando apenas água quente e vinagre branco para eliminar possíveis acúmulos de sabão ou mofo.
Prontinho! Agora é só colocar as dicas em prática e colocar sua companheira de praticidade para funcionar a pleno vapor.