Objetos de alumínio costumam escurecer com o tempo, certo? Você certamente já observou que panelas, talheres, bandejas, e tantos outros utensílios ficam manchados, com aparência de velho e sujo, mesmo após serem lavados com água, detergente e esponja.
Quando você ferve água em uma chaleira de alumínio, com o tempo, ela fica escura, com aspecto manchado, e isso compromete a beleza do objeto. Se seus utensílios de cozinha ficarem muito tempo guardado e, sem uso, também podem acabar escurecendo.
O mesmo acontece com janelas, persianas e outras estruturas feitas de alumínio. As janelas e os móveis da casa são áreas que acumulam bastante sujeira em pouco tempo. E o motivo de tanta exposição é o constante contato com ambiente externo.
Isso acontece porque o alumínio é um metal que reage ao oxigênio atmosférico para formar o óxido de alumínio, uma camada cinza opaca que destrói completamente a beleza do acabamento. No Brasil, que é um país muito úmido e quente, isso é ainda mais frequente.
Mas isso não é motivo para evitarmos objetos feito com esse material. Afinal, o alumínio, quando bem cuidado, é resistente, possui ótima durabilidade e médio custo-benefício. A grande vantagem do alumínio é que sua manutenção é simples e rápida. Se você souber como limpar alumínio, a rotina de limpeza não demandará muito tempo nem ingredientes caros.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas práticas de como limpar alumínio e mantê-los como novos por mais tempo. Vamos lá!
Como limpar alumínio: escolhendo os produtos corretos
O processo de limpeza do alumínio é simples. Porém, requer certo cuidado, porque muitos produtos podem deixar manchas que não saem nunca mais. Fuja de métodos abrasivos, como ácido muriático, soda cáustica, cloro, éter, derivados de petróleo, acetonas e produtos como palha de aço e esponjas ásperas. Eles podem arranhar o alumínio e você não conseguirá mais recuperá-lo.
Um problema mais sério, chamado de corrosão, pode ocorrer em placas de alumínio pintadas, principalmente em janelas, barcos ou utensílios constantemente exporto à maresia. Para evitar que isso aconteça, é preciso manter uma rotina de limpeza mais frequente.
A boa notícia é que produtos naturais e baratos, como vinagre, bicarbonato e limão, já fazem um bom trabalho. Se preferir algo mais específico, existem produtos desse tipo no mercado, conhecidos como “limpa alumínio”, ou sapólio cremoso. O importante é que eles não contenham metais pesados ou solventes.
Uma outra dica é sempre secar muito bem os utensílios após lavá-los. Assim, você evita que a água presente após a limpeza reaja novamente com o alumínio. Afinal, é justamente a umidade a grande responsável pela oxidação das peças.
Acompanhe a seguir as dicas de como limpar alumínio com receitas caseiras para que fique tudo brilhando e clarinho de novo!
Como limpar alumínio manchado
Tire a poeira e outros resíduos com uma escova de cerdas macias. Antes de remover as marcas de oxidação, você vai precisar limpar a sujeira superficial do alumínio. Manchas escuras em alumínio costumam ser efeito da oxidação superficial. Geralmente, água morna, solução com sabão neutro e uma esponja sem abrasivo já é o suficiente para eliminá-las.
Se não for suficiente, tente utilizar outros produtos, como limão e bicarbonato.
Como limpar alumínio queimado
Para tirar restos de comida queimada dos fundos das panelas sem danificá-las, encha-as com água e leve-as ao fogo. Deixe a água ferver e espere mais dez minutos. Em seguida, tire as panelas do fogo e esfregue os restos de comida amolecidos pela água com uma espátula. Repita o procedimento até a panela ficar limpa.
Evite usar lã de aço para remover resíduos de comida. O material pode acabar arranhando a panela e deixando-a ainda mais difícil de limpar, no futuro.
Como limpar alumínio com limão
O limão pode ser ótimo para clarear o alumínio. Nesse caso, você tem duas opções:
- Deixar a panela ou os utensílios de molho alguns minutos em água fria com suco de meio limão;
- Ou deixar um limão fatiado em rodelas na água e esperar de 5 a 10 minutos.
Finalize a limpeza do objeto normalmente com água e detergente e a ajuda de uma esponja. Seque o utensílio com um pano seco e limpo.
Como limpar alumínio com bicarbonato
O bicarbonato de sódio é um grande curinga na limpeza de casa, sabia? Ele é desengordurante, bactericida e, ainda, faz um trabalho excelente ao desoxidar objetos de metal. Mas, cuidado: em caso de alumínio anodizado, o bicarbonato de sódio é proibido!
Para tirar as manchas da oxidação do alumínio, basta acrescentar duas colheres de sopa cheias de bicarbonato de sódio ao detergente. Então, é só finalizar a limpeza com a esponja.
Se houver manchas de comida grudadas na peça, você pode deixar a panela de molho com uma colher de sopa de bicarbonato, detergente e água por alguns minutos até que as manchas descolem.
Outra opção é usar o bicarbonato de sódio seco em pó numa esponja ou um pano limpo e úmido, para evitar arranhões.
Como limpar alumínio com vinagre
O vinagre também é um grande aliado na limpeza e bem fácil de ser manuseado. Confira!
- Para preparar a mistura, use mais ou menos duas colheres de sobremesa de vinagre para um quarto de água. Ferva a solução na panela e deixe a mistura cozinhar por 15 minutos após a fervura.
- Utensílios menores também podem ser colocados dentro da panela para receberem a limpeza ao mesmo tempo. Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias.
- Lave a panela com água corrente morna para remover quaisquer resíduos de vinagre e seque-a com um pano de prato.
Como limpar alumínio anodizado
A anodização, ou a pintura eletrostática, são tratamentos que protegem o alumínio e conferem ao objeto uma aparência bonita e moderna. Apesar de ser um pouco mais resistente à oxidação, é necessário ter alguns cuidados para manter o material sempre brilhando e com aparência de novo. Atenção! Neste caso, a limpeza com bicarbonato de sódio não é uma boa ideia.
Para limpar alumínio anodizado de estruturas externas, como portas e janelas, você pode utilizar uma mangueira para retirar sujeira superficial. Depois, basta esfregar com detergente neutro diluído em água.
Sempre use esponja ou panos macios, pois esponjas ásperas e palhas de aço podem riscar o metal. Quando finalizar, procure secar bem a superfície com um pano limpo.
Como limpar janela de alumínio e porta
As janelas, portas e portões de alumínio que estão do lado de fora da casa, em contato com a rua, costumam acumular muita poeira. Então, o método é mais fácil e eficiente é utilizar uma mangueira. Confira:
- Usando uma mangueira, retire toda a sujeira da superfície, aproveitando o fluxo da água;
- Em um balde, coloque dois litros de água morna e 1/4 copo de sabão em pó ou líquido;
- Utilize uma esponja macia para esfregar a solução no alumínio;
- Alguns cantos de persianas podem acumular mais sujeira. Se se preferir, utilize uma escova de dente velha para alcançar as áreas mais difíceis;
- Limpe portas e janelas sempre de cima para baixo, para evitar que a sujeira escorra para a área que já está limpa;
- Finalize com outro jato de mangueira e remova todo o sabão;
- Seque com pano macio.
Para realizar a limpeza das portas e janelas do lado de dentro de casa, especialmente se você mora em apartamento, você não precisa utilizar uma mangueira de água. Nesse caso, providencie sapólio cremoso, um pano macio, escova de dentes velha, um balde com água e mão à obra:
- Coloque água morna no balde;
- Umedeça o pano na água e remova toda a sujeira superficial da janela ou porta;
- Aplique uma pequena quantidade de sapólio cremoso em outro pano úmido e limpe a superfície;
- Esfregue quantas vezes forem necessárias;
- Dissolva sapólio em água, umedeça a escova de dente e capriche nos cantinhos;
- Para finalizar, umedeça com água fria outro pano e passe em toda a superfície.
- Remova todo o excesso do produto de limpeza.
Como polir o alumínio
Depois de aprender como limpar alumínio, é interessante conhecer alguns truques extras para polir a superfície e conferir mais brilho à peça. Assim como muitos metais, o alumínio também pode perder o lustro quando não é usado ou quando fica sujo e úmido.
Utilizando apenas palha de aço umedecida na água você consegue obter um bom resultado. Porém, este processo poderá levar mais tempo e ser bem cansativo. Além disso, não é todo material que ganhará o efeito desejado, pois algumas peças podem riscar. Uma escova de fios mais macios do que aço pode funcionar bem.
Para obter resultados imediatos, aposte em um pano macio e um produto de mercado próprio para polir alumínios. Lustra móveis também costuma funcionar. É só aplicar pouca quantidade do produto no pano e esfregar a superfície. Além de dar brilho, ele cria uma película protetora e evita o rápido acúmulo de poeira e sujeira.
Gostou de nossas dicas de como limpar alumínio e deixar tudo brilhando?
Se você também conhece alguns truques de limpeza fáceis e eficientes como os que vimos aqui, compartilhe com agente nos comentários. Até a próxima!