Elegante e atemporal, o banco de couro é uma opção muito popular para veículos. Além de oferecer uma aparência luxuosa, o couro também possui várias vantagens em relação a outros materiais.
No entanto, para garantir sua durabilidade e beleza ao longo do tempo, é fundamental adotar cuidados específicos e adequados ao material.
Por isso, trouxemos aqui, conselhos e truques para te ensinar como limpar banco de couro. Assim, é possível mantê-lo bonito e durável por muito mais tempo. Confira!
Por que investir em um banco de couro?
Existem muitas razões para você adotar o couro como opção de revestimento para os bancos do seu carro. A gente te conta cada uma delas a seguir:
Estética
O couro oferece uma estética impecável ao interior do veículo com sua textura suave e brilho natural. Seja em carros esportivos ou modelos mais simples, o couro eleva instantaneamente o apelo visual do carro, garantindo aquele status premium que é difícil de replicar com outros revestimentos.
Tanto é que carros com bancos de couro normalmente têm uma maior valorização no mercado de revenda. Isso se deve à percepção de qualidade associada ao material, o que atrai compradores em potencial.
Durabilidade
O couro é um dos materiais mais resistentes e duráveis que existem nessa modalidade. Ele é capaz de suportar o desgaste diário e resistir ao tempo sem grandes alterações em sua aparência, desde que bem cuidado.
Conforto
A sensação macia e acolhedora que o couro proporciona ao toque permite que os passageiros desfrutem de viagens mais longas sem sentir desconforto.
Além do mais, sua capacidade de se adaptar à temperatura ambiente proporciona uma sensação agradável em qualquer clima já que no inverno, o material não fica tão frio quanto os sintéticos, e no verão, não esquenta tanto sob o sol.
Personalização
Bancos de couro podem ser personalizados de acordo com as preferências do proprietário do veículo. Desde a escolha da cor até os detalhes do acabamento, há uma variedade de possibilidades para criar um interior único e exclusivo.
Fácil limpeza
Uma das maiores vantagens é a facilidade de limpeza, uma vez que é menos propenso a acumular poeira e ácaros, e não absorve derramamentos ou manchas com a mesma intensidade de outros tecidos.
Somado à isso, o couro é naturalmente resistente a odores, o que significa que é menos propenso a absorver os desagradáveis. O resultado? Ajuda a manter o interior do veículo fresquinho e limpinho por mais tempo!
Cuidados com o banco de couro
Todas as vantagens do banco de couro só existem se você tomar algumas medidas importantes para proteger o material. Mas não se preocupe, todas elas são bem simples, acompanhe:
Proteção contra a luz solar: Evite expor o couro diretamente à luz solar intensa por longos períodos. Esse hábito pode causar ressecamento e desbotamento. Utilize cortinas ou películas nos vidros do veículo para protegê-lo e evite estacionar ao ar livre. Sempre que possível mantenha o carro em garagem coberta.
Evite objetos pontiagudos: Tome também muito cuidado ao transportar objetos pontiagudos, como chaves ou tesouras, para evitar riscos ou perfurações no banco de couro. O ideal é sempre evitar, mas caso precise carregar algum material do tipo embale bem dentro de uma sacola ou coloque dentro de uma caixa.
Limpeza regular: Manter a limpeza regular do banco de couro é outra medida importante para garantir que dure por mais tempo. Essa periodicidade ajuda na remoção de sujeiras superficiais e facilita o momento da limpeza mais profunda. Para realizá-la regularmente, basta apenas utilizar um pano macio levemente umedecido em água morna e sabão neutro e passá-lo por toda a superfície do couro.
Produtos adequados: Utilize produtos adequados ou, no mínimo, recomendados para a limpeza e a hidratação do couro. Evite o uso de produtos químicos agressivos, como álcool ou solventes, que podem danificar o material. Na ausência de produtos específicos, prefira aqueles com formulação neutra e suave.
Como limpar banco de couro?
Confira agora o passo a passo completo de como limpar banco de couro corretamente:
- Aspire o banco: Comece utilizando um aspirador de pó ou uma escova macia para remover qualquer sujeira ou resíduos soltos da superfície. Se for usar aspirador, lembre-se de usar o bocal com escova para uma limpeza mais delicada;
- Prepare a solução de limpeza: Em seguida, prepare uma misturinha de limpeza caseira e bem simples. A dica aqui é misturar cerca de 200 ml de água morna para uma colher de chá de detergente neutro. Agite bem para misturar os dois ingredientes. Na sequência, despeje essa mistura em um pulverizador;
- Limpe o couro: Pulverize a mistura no banco de couro de modo uniforme. Você pode usar também um pano macio para espalhar a mistura. Fica a seu critério. Em seguida, mergulhe o pano na solução de limpeza e torça-o para remover o excesso de água. O próximo passo é limpar suavemente o banco de couro em movimentos circulares, garantindo que toda a superfície seja limpa;
- Remova o sabão: Após a limpeza, utilize um pano úmido e limpo para remover qualquer resíduo de sabão que possa ter ficado no couro. O excesso de sabão pode deixar o banco manchado e prejudicar a textura do material;
- Seque bem: Por fim, use um pano seco e limpo para secar completamente o banco de couro. Evite também aqueles que soltam pelos e fiapos. Também é importante evitar o uso de secadores de cabelo ou deixar o carro sob a exposição direta ao sol, já que isso pode causar ressecamento do material.
Como limpar banco de couro claro?
O processo de limpar banco de couro claro é o mesmo da limpeza de outras cores de couro. A diferença é que por conta do material ser mais claro, ele acaba sujando com maior frequência o que, consequentemente, aumenta o trabalho.
Por isso, a recomendação da limpeza periódica é ainda maior nesse caso. Quanto menos encardido o couro fica, mais fácil será limpá-lo.
Como hidratar banco de couro?
Além da limpeza regular, você também precisa cuidar da hidratação do banco de couro a cada três meses, algo fundamental para manter a maciez e flexibilidade do material e, é claro, conservá-lo por mais tempo.
Confira as dicas a seguir e aprenda como hidratar banco de couro corretamente:
- Compre um produto específico para couro automotivo. Existem no mercado opções como condicionadores e hidratantes que custam pouco e valem o investimento;
- Antes de aplicar em todo o banco, faça um teste em uma área discreta para garantir que o produto não cause danos ou alterações indesejadas;
- Aplique o hidratante em uma esponja ou pano macio e limpo. Espalhe-o, realizando movimentos circulares suaves;
- Deixe o produto agir por alguns minutos, permitindo que o material absorva a hidratação e penetre profundamente nas suas fibras;
- Na sequência, remova o excesso que possa ter ficado no local utilizando um pano limpo. Isso ajuda a evitar que o couro fique pegajoso ou oleoso após o procedimento;
- Deixe os bancos secarem completamente antes de usar o veículo, evitando-os de expor à luz solar ou calor excessivo.
Como manter o banco de couro sempre bonito?
A seguir, trouxemos para você algumas dicas importantes para ajudar ainda mais na limpeza e na conservação do seu banco. Dá uma olhada:
- Considere aplicar após a hidratação um protetor de couro com filtro UV para ajudar a resguardar os bancos contra danos causados pelo sol, manchas e derramamentos;
- Não use silicones, ceras ou cremes hidratantes corporais para hidratar o banco de couro;
- Utilize capas para evitar o desgaste excessivo e bloquear contra danos causados por animais de estimação. Inclusive, procure viajar ou passear com o seu bichano dentro de uma caixinha de transporte, assim ele também fica mais seguro;
- Evite comer e beber no interior do veículo para reduzir o risco de sujeiras e manchas;
- Tenha cuidado ao entrar e sair do carro para não raspar ou arranhar o couro com zíperes, botões ou acessórios. Vale a pena também ajustar os bancos e o cinto de segurança corretamente para evitar qualquer tipo de atrito;
- Fuja de roupas escuras, especialmente em dias quentes, para não transferir corante para os bancos de couro;
- Faça inspeções constantes para detectar quaisquer sinais de desgaste, rasgos ou danos e tome medidas corretivas imediatas.
Anotou todas as dicas? Agora é só manter uma rotina de cuidados com o seu banco de couro, deixando-o sempre limpinho e bonito!
Quer manter-se informado sobre tudo que rola sobre o assunto? Clique nos posts ao lado e aprenda mais: como limpar banco de carros, como limpar couro, como limpar couro sintético, como limpar sofá de couro.