As bolsas de couro possuem algumas particularidades no que diz respeito à limpeza e manutenção, e, se você não prestar atenção, pode acabar perdendo aquela peça que tanto ama.
Por isso, compartilharemos dicas de especialistas e todos os cuidados necessários para você aprender como limpá-la corretamente. Vem ver!
Como limpar bolsa de couro?
Em primeiro lugar é importante que você saiba que as bolsas de couro não devem ser lavadas, muito menos em máquina de lavar.
O processo de limpeza deve ser sutil e delicado, dividido em três etapas: limpeza, hidratação e conservação. Acompanhe!
Limpeza
Comece a limpeza da bolsa de couro esvaziando-a por completo. Isso mesmo! A limpeza envolve tanto a parte interna, quanto externa da peça.
Em seguida, faça a higienização na parte de dentro da bolsa. Para tanto, desvire o forro e com a ajuda de um papa bolinha ou fita adesiva, remova a poeira, farelos e outras sujeirinhas que estiverem grudadas. Você pode contar com a ajuda de um aspirador de pó também, mas nesse caso é importante segurar o forro com firmeza para não danificá-lo.
Se notar a presença de manchas, prepare uma mistura de água quente com vinagre e passe sobre o tecido com a ajuda de uma escovinha. Mas, se o problema for com odores e mau cheiro, a solução é o bicarbonato de sódio. Basta colocar um pouquinho no interior da bolsa e deixá-lo por lá durante toda a noite. Remova no dia seguinte e junto com ele vai embora também o cheiro desagradável. É certeiro!
Depois que a sua bolsa de couro estiver limpinha por dentro, você deve começar o processo por fora. Inicie desvirando-a para o lado direito e analise o tipo de sujeira que você vai precisar encarar.
Para remover apenas marcas de dedo e um pouco de poeira, um pano levemente umedecido com sabão de coco já é suficiente. Passe esse paninho com delicadeza por toda a extensão da bolsa. Uma dica é manter os movimentos na direção das linhas do couro, dessa forma você mantém a beleza e a qualidade do material. Para finalizar, seque com um outro pano macio.
Já para o caso de manchas de gordura ou sujeiras mais insistentes, você pode optar por reforçar a limpeza usando álcool diretamente sobre a marca. Aguarde alguns minutos e remova.
Hidratação
Após a limpeza é necessário hidratar a bolsa. A melhor opção é usar hidratantes próprios para peças de couro. Mas se não tiver o produto em mãos, tudo bem! Você pode optar pelo lustra móveis ou óleo de amêndoas.
Em ambos os casos, a recomendação é umedecer levemente um pano macio com água e, em seguida, aplicar duas ou três gotinhas do óleo ou do lustra móveis. Esfregue delicadamente o produto escolhido por toda a superfície da bolsa. Deixe-a secar naturalmente.
Conservação
Depois de limpa e hidratada, a bolsa de couro precisa ser conservada adequadamente. Assim, encontre um local para armazená-la quando não estiver usando.
O ideal é que seja dentro de nichos ou prateleiras. Não use cabides ou ganchos. Com o passar do tempo, a bolsa de couro pode acabar ficando deformada. Portanto, não a pendure.
Se você não usa com tanta frequência, guarde-a dentro de uma fronha ou saquinho de TNT. Fuja dos sacos plásticos e tente colocar bolas de papel em seu interior para que a sua bolsa de couro não perca o formato original.
Outro cuidado importante é lustrá-la periodicamente para evitar manchas. Faça isso usando hidratante próprio para couro, óleo de amêndoa ou lustra móveis.
E se for uma bolsa de camurça?
Mas e se a bolsa for de camurça? Para quem não sabe, a camurça é um tipo de couro mas que exige uma cautela diferenciada no processo de limpeza.
A parte interna da bolsa pode ser limpa conforme as orientações citadas acima. Já o lado externo precisa receber a limpeza de acordo com o tipo de mancha. Isso porque o material tende a absorver a sujeira com mais facilidade.
Para a remoção de pó e sujeiras mais simples, utilize um pano levemente umedecido com vinagre. Já para manchas de gordura ou tinta, por exemplo, o ideal é utilizar uma escovinha própria ou, se preferir, uma escova de dentes, mas nesse caso, opte por uma nova.
A princípio, passe a escova sobre a mancha fazendo apenas movimentos na mesma direção. Caso persista, comece a fazer movimentos de vai e vem. Nesse processo é natural que a camurça descame um pouco, não se assuste.
Mais uma forma de higienizar a bolsa de camurça é usando borracha branca, daquelas escolares. Passe a borracha sobre a mancha na tentativa de apagá-la, literalmente.
Se essa técnica não surtir o resultado esperado, você também pode optar por fazer a limpeza usando vapor. Basta colocar a bolsa de camurça sobre uma panela com água quente, de modo que o tecido incorpore o vapor. Outra alternativa é deixá-la dentro do banheiro enquanto toma banho. O vapor liberado no chuveiro também ajuda a soltar a mancha da camurça.
Mas se mesmo assim esta continuar firme e forte, recorra ao vinagre. Umedeça a escovinha com o produto e esfregue delicadamente sobre a peça. Voilá!
Cuidados com a bolsa de couro
A bolsa de couro é exigente e, por isso mesmo, alguns cuidados são imprescindíveis para mantê-la limpa, bonita e bem conservada. Veja quais são eles:
- Na dúvida, sempre use detergente neutro para limpar a bolsa de couro. Em hipótese alguma utilize removedor, alvejante e multiúsos. Eles podem danificar o couro, provocando descamação e rachaduras na superfície;
- Para remover manchas de caneta, é possível usar álcool ou acetona, mas antes de aplicar o produto, faça um teste em uma pequena área da bolsa que fique escondida;
- Bolsas de couro de cores claras, como branco e bege, aceitam muito bem a limpeza com bicarbonato de sódio ou sabão de coco, uma vez que ambos ajudam a realçar a tonalidade, fazendo uma espécie de branqueamento do couro;
- Não use lenços umedecidos para limpar a bolsa de couro. Cremes, hidrantes corporais e condicionadores de cabelo também devem ser evitados, especialmente aqueles com lanolina na composição. A substância pode manchar o couro definitivamente. Todo cuidado é pouco!;
- Se a sua bolsa possuir acessórios em metal (a maioria possui), tente não molhá-las ao fazer a higienização. Isso evita a oxidação e possíveis manchas de ferrugem no couro. Caso o metal fique úmido, seque bem quando acabar o procedimento;
- Não use secadores de cabelo para secar a bolsa. O calor pode danificar o couro. O mesmo vale para o sol. Não deixe a bolsa secando sob os raios solares, eles podem rachar e descamar o couro;
- Se notar que a sujeira é de difícil remoção, o mais aconselhável é levar a bolsa até uma empresa especializada em limpeza de couro. É melhor não arriscar, não é mesmo?;
- Evite usar bolsas de tons claros com roupas escuras. O tecido pode liberar parte do tingimento na peça, manchando-a;
- Quanto antes notar a mancha e fizer a limpeza, maiores são as chances de deixá-la em perfeitas condições. Portanto, não deixe para depois;
- Não deixe canetas destampadas dentro da bolsa. Melhor ainda, tenha um estojinho ou nécessaire para guardá-las e fuja de riscos indesejados;
- O mesmo vale para maquiagens. Deixe seus produtos dentro de nécessaires e evite o contato deles com a bolsa;
- Procure limpar e higienizar sua bolsa de couro regularmente, removendo o pó e outras sujeiras superficiais. Assim você a mantém sempre limpinha e bem cuidada!;
- E, por fim, sempre siga as instruções de limpeza recomendadas pelo fabricante. Ele, melhor do que ninguém, sabe a melhor maneira de realizar a limpeza.
Agora que você já sabe como limpar corretamente e só ir lá e dar aquele trato carinhoso na sua companheira de todo dia. Afinal, não adianta ter uma bolsa de couro linda se você deixá-la toda suja e descuidada. Argh!