Uma cadeira de escritório precisa ser ergonômica, confortável e, é claro, estar sempre limpinha. Pra isso, você precisa aprender como limpá-la adequadamente.
Sim, existem maneiras específicas de limpar esse tipo de cadeira, de modo que ela se conserve bonita e durável por mais tempo.
Bora então ver as dicas?
7 dicas valiosas para aplicar no seu dia a dia
Periodicidade na limpeza
O primeiro conselho para você guardar no coração é manter a periodicidade na limpeza da cadeira. Dessa forma, é possível evitar que manchas e sujeiras se acumulem, penetrem nas fibras e torne a higienização mais complicada.
Uma vez por semana é o mais recomendado. No entanto, essa frequência pode ser adaptada dependendo do uso que se faz da cadeira e do ambiente em que está exposta. Quanto mais pó e fuligem de poluição a cadeira receber, mais constante deve ser a limpeza.
Remova manchas o mais rápido possível
Caiu café na cadeira do escritório? Então, limpe o mais depressa possível. Quando a mancha está fresca é mais fácil a remoção e a garantia de que sairá por completo também é maior.
Sem contar que a mancha seca exige umedecer a cadeira, usar produtos químicos e até mesmo buchas e escovas. Toda essa parafernália de coisas acaba danificando o móvel e desgastando mais rapidamente o estofado.
Não use produtos abrasivos
Nenhum tipo de produto químico abrasivo deve ser utilizado na cadeira do escritório, independente de qual seja o material. Produtos desse tipo desgastam o tecido e até mesmo as partes mais rígidas da cadeira, além de provocar manchas.
Portanto, deixe de lado os sapólios, alvejantes, água sanitária e similares. Invista apenas em produtos neutros, como detergente ou misturinhas caseiras a base de bicarbonato de sódio e vinagre.
E lembre-se: se a limpeza regular da cadeira está em dia e você não deixa resquícios para depois, a necessidade de usar produtos mais agressivos não existe.
Tenha um aspirador de pó
O aspirador de pó é um dos melhores aliados na limpeza da cadeira de escritório. Ele ajuda a remover a poeira que impregna nas fibras do tecido, além de ser muito eficiente para retirar pelos, fios de cabelo e migalhas daquele lanche que você insiste em fazer enquanto trabalha.
Na hora de passar o aspirador de pó, prefira usar o bocal próprio para estofados e faça movimentos sempre no sentido das fibras do tecido.
Limpe os rodízios
Algumas cadeiras possuem rodinhas ou rodízios (se preferir chamar assim). Se esse for o seu caso é importante também mantê-los limpos para que o móvel não trave e movimente-se com facilidade.
E, a melhor forma de fazer isso é forrando o chão com um tecido ou papelão, deitar a cadeira e com o aspirador de pó repelir o pó e outras sujeiras que ficam impregnadas nas rodinhas.
Não se preocupe se não tive um aspirador por perto. Você pode usar uma escovinha de certas finas, como uma escova de dentes. Outra possibilidade é limpar os rodízios com ar comprimido. O jato de ar forte e direcionado elimina a poeira de locais onde nem a escova, nem o aspirador conseguem chegar.
Atenção com a estrutura da cadeira
A maioria das cadeiras de escritório possui estrutura em plástico ou metal, apesar de algumas delas serem feitas em madeira. Seja qual for o material usado, uma coisa é certa: você também precisa limpá-la corretamente.
Sendo assim, o ideal é sempre optar por um pano seco e macio para remover o pó e evitar manchas e arranhões. Caso a estrutura esteja com alguma mancha – de gordura, molho ou qualquer outro tipo – pingue uma gotinha de detergente em um pano levemente umedecido e esfregue delicadamente no local.
As cadeiras com partes metálicas podem sofrer com manchas de ferrugem. Se esse for o seu caso, faça o seguinte: pegue papel alumínio e faça uma bolinha com ele. Em seguida, esfregue essa bolinha na mancha de ferrugem e finalize com um pano seco em toda a área.
Consulte o fabricante
Sim, consultar o fabricante é importante, principalmente se você ficar na dúvida sobre como limpar adequadamente a sua cadeira de escritório.
O próprio manual do produto pode te ajudar com recomendações assertivas para o momento da limpeza. Mas, se isso não for suficiente, uma ligação ao call center ou o acesso ao site da empresa pode ser a luz no fim do túnel!
Para cada revestimento, uma limpeza diferente
Nem toda limpeza de cadeira de escritório é igual. O procedimento pode variar bastante, principalmente por conta do tipo de material usado no estofamento. Para você não ficar perdido, listamos a seguir os tecidos mais utilizados e o modo de limpar acertadamente cada um deles, confira:
Couro natural ou ecológico
O couro natural ou mesmo o ecológico devem ser limpos com produtos específicos para esse tipo de material. O mesmo vale para quem deseja aprender como limpar banco de couro sintético.
Isso porque produtos fabricados especialmente para limpeza de couro não ressecam ou mancham o tecido, como acontece com outros produtos, até mesmo o inofensivo detergente neutro.
Além do produto certo, tenha em mãos um pano de microfibra para não arranhar o couro e promover aquele lustre na cadeira.
Tecidos sintéticos
Entenda o termo “tecidos sintéticos” como a maioria dos tecidos usados para forração de cadeiras de escritório. Na dúvida, lembre-se de consultar o fabricante.
Para limpeza de tecidos sintéticos, use aspirador de pó (no caso de precisar remover apenas poeira) ou um pano umedecido com detergente neutro, apenas no caso de manchas. Se precisar remover manchas, deixe a cadeira em um local bem ventilado para que ela seque completamente e não forme bolor.
Tecido de tela
Outro tipo de tecido muito comum em cadeiras de escritório é o de tela, um tipo de tecido sintético que possui tramas abertas, como se realmente fosse uma tela, daí o nome.
Para limpar, o aspirador de pó é sempre a primeira opção. Caiu algum líquido? Use um papel toalha para absorver o excesso e, em seguida, limpe o local com um pano levemente umedecido com água e detergente. Por fim: deixe secar bem
Como conservar cadeira de escritório?
A limpeza foi concluída com sucesso? Chegou a hora de aprender como conservar a cadeira para que ela dure por longos anos aí com você. Acompanhe abaixo os segredos dos especialistas:
- Faça a limpeza regular. Essa é uma das coisas mais importantes para garantir a funcionalidade, conforto e aparência da sua cadeira sempre em dia;
- Evite manter a cadeira de escritório exposta ao sol. A radiação solar provoca o desbotamento das cores do tecido, além de ressacar e causar danos as fibras;
- Faça bom uso da cadeira. Parece meio óbvio dizer isso, mas muita gente não respeita a capacidade de peso suportado ou utiliza as rodinhas e a parte giratória sem nenhum cuidado, comprometendo a funcionalidade do móvel. Não seja essa pessoa!;
- Evite a todo custo comer e beber na mesa do escritório por mais irresistível que seja. Além de ser um hábito ruim para sua saúde (afinal, pausas são necessárias), esse costume acaba, cedo ou tarde, provocando manchas e sujando a cadeira com mais facilidade.
Anotou todas as dicas? Agora é só seguir o passo a passo de como limpar cadeira de escritório. Que tal começar já