As capinhas de celular fazem o maior sucesso. Elas garantem um toque de estilo e personalidade ao aparelho, mas também tem a função de proteger o celular contra os mais variados tipos de danos. No entanto, com o passar do tempo, as capinhas, principalmente as transparentes, acabam ganhando um visual nada agradável.
Elas ficam amareladas, manchadas e, ao invés, de deixar o celular mais bonito, fazem exatamente o contrário.
E se você está aí com uma capinha amarelada, feia e sem graça, e não sabe o que fazer com ela, não se preocupe.
No post de hoje vamos te dar várias dicas e ideias para você aprender de uma vez por todas como limpar capinha transparente amarelada (e em outras condições também). Vem ver.
Por que a capinha de celular transparente fica amarelada?
Primeiro de tudo, vamos entender porque, afinal de contas, a capinha de celular transparente fica amarelada?
Compreender esse processo facilita na hora da limpeza, evitando que você perca tempo com procedimentos desnecessários.
O primeiro motivo para isso é o tempo. Com o passar dos meses e até anos, a capinha começa a dar sinais de que está envelhecendo (como tudo nessa vida, certo?). Fica amarelada, com aspecto sujo e aquela camada embaçada que tira o brilho e a beleza do aparelho.
Isso acontece porque o celular é fonte de calor, por mais que você não perceba, o aparelho aquece e esse aquecimento provoca, lentamente, o amarelamento da capinha.
Esse processo se torna ainda mais acelerado quando você coloca o celular para carregar. Isso porque, ao estar ligado na tomada, o aparelho aquece mais e, consequentemente, esse “calor” interage com o plástico usado na fabricação da capinha, provocando as manchas amareladas.
Infelizmente, não há o que fazer em relação a isso. O amarelado vai aparecer, uma hora ou outra.
Entretanto, é possível retardar esse processo e até mesmo evitar que ele apareça tão cedo.
Para isso, uma das primeiras dicas é retirar a capinha do celular na hora de fazer o carregamento.
A segunda dica é cuidar da limpeza da capinha periodicamente. Limpar a peça uma vez por semana evita que o amarelado apareça.
No entanto, se a capinha transparente de celular já está amarela, então, nesse caso, o jeito é mirar em uma das técnicas que trouxemos a seguir e corrigir o problema o máximo que puder. Dá só uma olhada.
Como limpar capinha de celular transparente?
Quando a capinha do celular ainda é nova ou se você deseja apenas fazer a limpeza de manutenção, as técnicas a seguir são as mais apropriadas. Confira:
Água e detergente
Água morna e detergente limpa (quase) tudo. Essa mistura é perfeita para eliminar gordura, remover bactérias e outros micro-organismos.
Por isso, você pode realizar a limpeza de manutenção na capinha transparente de celular usando apenas esses dois ingredientes.
Para tanto, remova a capinha do aparelho, mergulhe-a em uma bacia com água morna e com a ajuda de uma esponja macia ou escova de dentes faça movimentos circulares para limpar toda a superfície.
Enxague e seque bem antes de colocar a capinha novamente no celular.
Álcool Isopropílico
Outro produtinho que faz sucesso no meio dos eletrônicos é o álcool isopropílico. Esse álcool possui uma formulação diferente daquele álcool vendido no supermercado.
A fórmula do álcool isopropílico possui menos água na composição, o que favorece tanto a desinfecção do aparelho, eliminando as bactérias, quanto a conservação do próprio celular, uma vez que a taxa de evaporação desse álcool é muito mais rápida, impedindo que os componentes eletrônicos criem umidade.
Contudo, ele favorece a limpeza periódica, mas não ajuda de maneira muito eficaz na remoção de manchas amareladas.
A dica aqui é usá-lo como recurso de limpeza e desinfecção, após uma limpeza mais profunda para remover as manchas.
Limpador multiuso
Os produtos do tipo multiuso também são indicados para limpeza de capinhas, especialmente aquelas que estão muito sujas e com marcas evidentes de gordura.
Isso porque, o multiuso possui uma capacidade desengordurante ainda maior do que o detergente.
Portanto, pode apostar nele também como opção para limpar capinha transparente de celular.
Como limpar capinha transparente amarelada?
E o que fazer quando a capinha já amarelou de vez? Calma, você não precisa comprar outra. Com algumas receitinhas e truques caseiros é possível recuperar a forma da capinha. Veja as dicas:
Bicarbonato de sódio e vinagre
Vamos começar por ela, a dupla mais dinâmica de todas quando o assunto é receita caseira: bicarbonato de sódio e vinagre.
Juntos, esses dois ingredientes reúnem poder de limpeza, desengordurando e removendo as manchas amareladas.
Para fazer a mágica acontecer é simples. Misture cerca de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de sopa de vinagre. A ideia é formar uma pastinha cremosa e homogênea, portanto, vá dosando os ingredientes até chegar nesse ponto.
Feito isso, remova a capinha do celular e com a ajuda de uma escova de dentes espalhe essa pastinha em toda a superfície da capa.
Aguarde cerca de 2 horas e depois enxague.
Seque bem e a sua capinha estará transparente de novo.
Água oxigenada
Sim, é isso mesmo! A água oxigenada não serve só para clarear os cabelos, ela também é eficiente na remoção de manchas de capinha de celular.
Mas tem o jeito certo de fazer isso. O primeiro passo, como você já sabe, é remover a capinha. Faça uma limpeza prévia para garantir que a peça não esteja engordurada ou com poeira.
Em seguida, aplique a água oxigenada com a ajuda de um pincel de cerdas macias ou de uma escova de dentes.
Use para essa técnica água oxigenada de 30 ou 40 volumes que possui um efeito clareador mais potente.
Após aplicar o produto por toda a capinha é que vem o pulo do gato. O truque para que esse método seja eficiente é envolver a capinha em um plástico filme e expor a peça ao sol por cerca de oito a doze horas.
Ou seja, você vai precisar de um dia quente e ensolarado para fazer essa técnica.
O sol ajuda a potencializar o efeito da água oxigenada, contribuindo para a eliminação das manchas amareladas.
Passado esse tempo, remova o plástico filme e enxague muito bem a capinha do seu celular.
Você verá a diferença no visual assim que colocá-la no aparelho novamente.
Pasta de dente
Outro truque que promete tirar as manchas amareladas da capinha transparente de celular é o da pasta de dente.
Para isso, você deve fazer o seguinte: em uma tigela coloque cerca de duas colheres de sopa de creme dental (os de coloração branca são os mais indicados). Em seguida, adicione duas colheres de sopa de vinagre branco.
Misture bem os dois ingredientes até formar uma pastinha cremosa e homogênea. O próximo passo é aplicar essa mistura na capinha do celular com um pincel ou escova de dente.
Deixe os produtos agindo na capinha por cerca de uma hora. Em seguida, enxague bem e contemple o resultado.
Água sanitária
Por fim, você pode testar o truque da água sanitária. Não é de hoje que o produto é conhecido na remoção de manchas. Por isso mesmo ele também funciona em capinhas de celular.
O processo é bem simples. Em uma bacia coloque cerca de meia xícara de água e adicione meia xícara de água sanitária. A quantidade deve ser o suficiente para cobrir toda a capinha.
Feito isso, mergulhe a capinha transparente e deixe-a de molho por cerca de 30 minutos.
Passado esse tempo, enxague muito bem o produto, seque a capinha e tcharam…ela já estará prontinha para uso novamente.
Contudo, aqui vale uma dica muito importante: a água sanitária deve ser usada somente em capinhas totalmente transparentes.
Caso a sua capinha tenha partes coloridas, prefira outras técnicas citadas anteriormente. Isso porque a água sanitária causa manchas e desbotamento às cores.
Viu só como é possível recuperar a capinha transparente de celular? Agora é só escolher a sua técnica preferida e colocar a mão na massa. Veja como limpar capinhas de celular em geral.