Um café ou chá quentinho a qualquer hora do dia num zás-trás? Você consegue isso com a ajuda da chaleira elétrica. Mas para garantir que ela forneça água quente e limpa é importante aprender como limpar chaleira elétrica do jeito certo.
E é justamente isso que vamos contar para você nesse post. Vem com a gente!
O que é e como funciona a chaleira elétrica?
A chaleleira elétrica é um dos eletrodomésticos mais úteis em uma cozinha e que vem ganhando popularidade nos últimos tempos pela praticidade, especialmente quando comparada ao método tradicional de ferver água.
Isso porque ela pode ferver água em questão de minutos, mantendo a água aquecida, o que a torna uma opção conveniente para quem precisa de água quente regularmente.
O funcionamento é bem simples: basta colocar água até a marca determinada pelo fabricante e ligar o equipamento na tomada.
A chaleira elétrica pode ser fabricada em inox, alumínio, aço inoxidável ou, ainda, ser esmaltada.
Como limpar chaleira elétrica por fora?
A primeira coisa que você precisa fazer ao limpar uma chaleira elétrica é desligá-la da tomada e esperar que ela esfrie completamente.
Depois disso, você já pode começar a limpeza externa da chaleira. Uma opção eficaz é usar um pano úmido com água morna e detergente neutro.
Certifique-se de usar um pano úmido e não encharcado. Em seguida, esfregue suavemente a superfície da chaleira e seque-a completamente com um pano seco. Não use produtos de limpeza abrasivos, já que eles podem danificar a superfície da chaleira.
Simples, não? Agora vamos ao passo a passo da limpeza interna.
Como limpar chaleira elétrica por dentro?
A limpeza por dentro da chaleira elétrica é ainda mais importante, uma vez que a água em contato com as superfícies internas pode acabar criar depósitos minerais e outras impurezas.
Esses depósitos podem afetar a qualidade da água e até mesmo prejudicar a eficiência da chaleira. Para descobrir como limpar chaleira elétrica por dentro, siga o passo a passo a seguir:
- Comece despejando água fria e limpa na chaleira. Use uma quantidade suficiente de para cobrir a superfície interna.
- Em seguida, adicione ele, o queridinho das receitas caseiras, o vinagre branco. Utilize cerca de 1/2 xícara de vinagre branco. Ele ajudará a remover os depósitos minerais.
- O próximo passo é ferver a água. Para isso, basta ligar a chaleira e deixar a água ferver por cerca de 5 a 10 minutos.
- Depois que a água ferver, desligue a chaleira e espere a água esfriar por cerca de 15 a 20 minutos.
- Jogue a água fora e esfregue a área interna da chaleira com uma esponja ou escova, garantindo a remoção de toda sujeira que possa ter se formado.
- Quando concluir a limpeza interna, enxague bem a chaleira com água fria e limpa. Deixe-a secar completamente.
Prontinho!
Como limpar mancha de ferrugem na chaleira elétrica?
As manchas de ferrugem podem aparecer, mas não são impossíveis de sair. Com algumas dicas simples é possível remover essas manchas inconvenientes. Confira:
Bicarbonato de sódio e água
O bicarbonato de sódio sempre aparece em receitinhas e truques caseiros de limpeza e por aqui não seria diferente.
A ideia consiste apenas misturar o bicarbonato com água até formar uma pastinha. O próximo passo é esfregar suavemente a mancha de ferrugem com uma escova ou esponja macia.
Deixe a mistura agir por cerca de 30 minutos e depois enxágue com água limpa.
Vinagre e sal
Olha ele outra vez! Só que agora para te ajudar a remover manchas de ferrugem. Nesse caso, misture vinagre com um pouco de sal refinado em uma tigela. Em seguida, mergulhe um pano macio nessa mistura.
Esfregue a mancha de ferrugem com o pano e deixe o vinagre com o sal agir por cerca de 15 a 20 minutos. Depois disso é só enxaguar com água limpa e conferir o resultado.
Limão e sal
Não tem vinagre? Tudo bem! Use limão! Para isso, basta cortar um limão ao meio e esfregá-lo na mancha de ferrugem. Vá polvilhando sal sobre a mancha ao mesmo tempo. Deixe a mistura agir sobre a mancha por mais ou menos 30 minutos. Finalize enxaguando com água limpa.
Dica importante: não utilize produtos abrasivos ou objetos pontiagudos para esfregar as manchas de ferrugem. Eles podem danificar a superfície da chaleira elétrica.
Como remover depósito de calcário da chaleira elétrica?
Quem tem chaleira elétrica provavelmente já se deparou com acúmulo de calcário nas partes internas e externas. Mas não se preocupe, esse é um problema comum.
Isso geralmente acontece porque a água contém minerais, como cálcio e magnésio, que se depositam na superfície da chaleira com o tempo.
O problema é que esse depósito de calcário pode acabar afetando a eficiência da chaleira e até mesmo afetar o sabor da água.
Se você está com esse problema, siga os passos a seguir:
- Encha a chaleira com uma mistura de água e vinagre na proporção de um por um.
- Ligue a chaleira para ferver a água e deixe essa mistura ferver por cerca de 10 a 15 minutos.
- Desligue a chaleira quando a água ferver e aguarde cerca de 15 a 20 minutos para o resfriamento completo.
- Com uma esponja ou escova macia esfregue suavemente as superfícies internas da chaleira, removendo os depósitos de calcário que possam ter se formado.
- Enxágue a chaleira com água limpa e deixe-a secar completamente.
Cuidados com a chaleira elétrica no dia a dia
Além de limpar a chaleira elétrica regularmente, é importante tomar alguns cuidados no dia a dia para garantir que ela funcione corretamente e dure mais tempo. Veja as dicas:
- Não encha demais a chaleira, isso pode fazer com que a água transborde e danifique o aparelho;
- Use água limpa e filtrada para evitar que impurezas afetem a qualidade da água;
- Desligue o equipamento da tomada quando não estiver em uso para economizar energia e prolongar a vida útil do equipamento;
- Evite deixar água na chaleira por muito tempo para evitar a formação de depósitos de calcário;
- Limpe a chaleira periodicamente para impedir depósitos de calcário, manchas de ferrugem e outras impureza;.
- Evite ligar a chaleira sem água suficiente na parte interna;
- Acostume-se a limpar a base da chaleira para remover depósitos de calcário que possam ter se formado.
Viu só? Com essas dicas simples, você pode manter sua chaleira elétrica funcionando bem por muitos anos. Cuide bem dela!