Você sabe como limpar chapa de lanche corretamente? E mais do que isso: sabe a importância de manter o aparelho com a limpeza em dia?
Existem alguns bons motivos para isso, independente se você usa a chapa para vender lanches ou para fins domésticos.
Curioso para descobrir? Então vem ver (e aprender!) todas as dicas de especialistas na área!
Por que limpar a chapa de lanche é importante?
Elimina bactérias
Um dos primeiros motivos para você garantir aquele trato na sua chapa de lanche é a eliminação das bactérias e outros microorganismos nocivos a saúde.
Com o tempo de uso e a falta de limpeza, as bactérias começam a se acumular, especialmente nas crostas e áreas com maior concentração de sujeira e gorduras. Portanto, se você preza pela sua saúde e segurança alimentar, limpe a chapa de lanche regularmente.
Essa razão é ainda mais importante se você tem um food truck, restaurante ou lanchonete, que são obrigados a seguir normas e regulamentações sanitárias.
Evita a transferência de sabor
Outra boa justificativa é para evitar a transferência de sabor de um alimento para o outro. Em um dia você pode fazer ovo na chapa, no outro, uma carne de hambúrguer e numa terceira ocasião montar apenas um queijo quente.
O acúmulo desses resíduos queimados entre uma refeição e outra deixa os alimentos com sabores diferentes e não muito agradáveis, levando ao descarte, o que aumenta o desperdício. Então, para fugir dessa combinação nada interessante, faça a limpeza regular da sua chapa de lanche.
Facilita as limpezas posteriores
Se você deseja ter menos trabalho nas próximas limpezas, comece a cuidar da chapa de lanche agora mesmo. Quanto mais você garantir a higiene do aparelho, mais fácil vai ficando nas próximas, uma vez que você não terá que se preocupar com crostas de gordura e outros resíduos impregnados.
Conserva o aparelho
A limpeza regular também ajuda a conservar o aparelho, garantindo a vida útil por mais tempo. Isso porque um dos maiores vilões do desgaste das chapas é a ferrugem que justamente tende a se acumular quando a limpeza não é realizada adequadamente.
Passa confiança aos clientes
A primeira impressão é sempre a que fica, concorda? Então imagina o seu cliente dando de cara com uma chapa suja, enferrujada e engordurada? A clientela vai sair correndo e com razão.
Para ganhar a confiança deles invista na limpeza da chapa como uma boa propaganda do seu negócio. Afinal, clientes satisfeitos são mais propensos a retornar e recomendar o estabelecimento para outras pessoas.
Como limpar chapa de lanche?
A limpeza da chapa de lanche não é difícil, mas vai depender do quanto tempo ela não é limpa. Se você tem o hábito de usar e higienizar logo em seguida, tudo fica mais fácil. Mas, caso a sujeira tenha ficado impregnada, siga os passos abaixo:
Raspe o excesso de sujeira
- Antes de iniciar o procedimento, desligue a chapa e aguarde até que esfrie o suficiente para poder manuseá-la com segurança;
- O primeiro passo é remover o excesso da sujeira com uma espátula;
- Prefira espátulas de silicone ou madeira que não riscam a superfície, caso seja de teflon;
- Já se for de aço ou inox, fique a vontade para usar qualquer tipo de material;
- O excesso da sujeira deve ser removido com a chapa ainda quente, já que a temperatura mais alta auxilia na remoção das crostas;
- Dê uma atenção especial aos cantinhos e frestas. Se necessário, use um daqueles palitinhos de churrasco para auxiliar nessas áreas escondidas.
Feito isso, passe para a próxima etapa:
Água quente e detergente neutro
- Prepare uma mistura de água quente com algumas gotas de detergente;
- Mas, atenção, não mergulhe o aparelho dentro da água para não danificar os componentes eletrônicos;
- Espalhe o líquido uniformemente por toda a superfície da chapa;
- Deixe a área de molho por alguns minutos de modo que a água quente e o detergente possam agir diretamente sobre a sujeira. Na sequência, esfregue com uma esponja ou escova macia removendo todo o excesso de gordura;
- Enxágue com água limpa e certifique-se de que toda a espuma do detergente tenha sido removida;
- Finalize passando um pano limpo para secar completamente a superfície da chapa. Isso ajuda a prevenir a formação de manchas de água e evita a corrosão.
Bicarbonato de sódio e água oxigenada
No caso de uma chapa de lanche muito suja a solução é usar bicarbonato de sódio e água oxigenada para garantir uma limpeza mais eficiente e profunda.
- Comece misturando o bicarbonato de sódio e água oxigenada em uma tigela para formar uma pasta cremosa e homogênea. A proporção recomendada é de 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio para cada 1 colher de sopa de água oxigenada;
- Passe-a por toda a superfície da chapa e aguarde cerca de 15 minutos para que os ingredientes penetrem nos resíduos e ajudem a soltá-los;
- Ao final desse tempo, adicione um pouco de água quente com detergente neutro e com o auxílio de uma esponja macia esfregue a chapa;
- Remova o excesso e finalize a limpeza com um pano limpo para secar completamente;
- Repita o processo se houver áreas persistentemente sujas ou manchadas.
Como limpar chapa de lanche enferrujada?
A chapa de lanche está enferrujada? Calma que tem jeito! A dica aqui é apostar em um ingrediente bem conhecido na cozinha. Sabe qual? O poderoso vinagre!
Isso mesmo! A acidez do vinagre é perfeita para ajudar a dissolver a ferrugem e limpar a chapa de lanche enferrujada com maestria, basta seguir as etapas a seguir:
- O primeiro passo é remover o excesso da sujeira e da gordura. Na sequência, aplique vinagre sobre toda a área da chapa e aguarde 15 minutos;
- Após esse tempo retire o vinagre com um pano limpo e seco. A ferrugem deve sair junto;
- Depois é só finalizar a limpeza com água quente e detergente neutro. Prontinho!
Cuidados com a chapa de lanche
- Opte por produtos neutros na limpeza. Lembre-se que cheiros fortes podem ser transferidos para os alimentos;
- Evite produtos abrasivos, como palha de aço ou esponja áspera para não danificar a superfície da chapa;
- Para manter o aparelho em boas condições, realize uma limpeza básica após cada uso. No entanto, é importante fazer uma limpeza mais profunda periodicamente, conforme necessário;
- Ao preparar um alimento pincele óleo, azeite ou manteiga sobre a chapa, assim você evita que os alimentos grudem, deixando a limpeza mais prática e rápida;
- Não se esqueça de higienizar também os controles e botões da chapa, utilizando um pano úmido e detergente suave para remover sujeira e gordura;
- Tente manter registros das atividades, incluindo datas e procedimentos realizados, para garantir a conformidade com regulamentações sanitárias e padrões de higiene.
Viu só como é fácil limpar chapa de lanche? Agora não tem mais desculpas para deixá-lo sujo!