Chinelo branco é muito bonito, mas na hora que suja…Mesmo que você tenha usado o chinelo pela primeira vez, muito provavelmente ele vai sujar e, pior, vai gritar aos quatro cantos que está sujo.
Afinal, basta olhar para ele para perceber as manchas, isso porque o grande problema do chinelo branco é justamente a cor, capaz de demonstrar facilmente qualquer sinal de sujeira.
Mas a pergunta que não quer calar é: como limpar chinelo branco encardido?
Felizmente, existem maneiras de como limpar chinelo branco é deixá-lo novinho em folha.
Quer saber como? Continue acompanhando o post que a gente te conta.
Como limpar chinelo branco
Com alguns truques caseiros e produtos simples que você provavelmente já tem em casa, o seu chinelo branco vai ficar bonito de novo. Confira.
Como limpar chinelo branco com sabão líquido e água morna
Vamos começar pelo mais simples? Essa dica de como limpar chinelo branco é para quem tem um chinelo sujo, mas que não chega ao ponto de estar encardido ou manchado.
A técnica, bem menos agressiva que as demais, é indicada para limpar sujeiras superficiais e que ainda não estão impregnadas na borracha.
Para isso, aqueça uma quantidade de água suficiente para cobrir o chinelo dentro de uma bacia. Não precisa ferver, apenas amornar.
Em seguida, despeje a água na bacia e adicione uma pequena quantidade de sabão liquido ou detergente neutro, o que tiver em casa.
Coloque o chinelo de molho nessa mistura e deixe lá por alguns minutos. Contudo, antes disso é importante remover a sujeira “grossa” do chinelo, passando-o na água corrente da torneira ou batendo o solado um contra o outro.
Após algum tempo, retire o chinelo de dentro da bacia e esfregue com uma escova de cerdas. Pode ser uma escova de dentes.
Enxague e deixe secar, de preferência na sombra.
Como limpar chinelo branco com bicarbonato de sódio e vinagre
A dupla bicarbonato de sódio e vinagre está sempre marcando presença quando o assunto são truques de limpeza caseira.
Nesse caso, eles são ideias para ajudar na remoção de manchas mais difíceis de sair e, principalmente, quando a dica anterior do sabão liquido não deu muito certo.
Comece removendo o excesso de sujeira do chinelo branco. Em seguida, coloque-o dentro de uma bacia com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e duas colheres de sopa de vinagre. Depois complete com água.
Mantenha o chinelo branco nessa mistura por aproximadamente 30 minutos. Na sequência, retire-o de dentro da bacia e esfregue. As manchas e demais sujeiras devem sair com facilidade, revelando novamente a cor branca do chinelo.
Enxague e deixe secar naturalmente.
Como limpar chinelo branco com água oxigenada
Essa dica é para quando você não sabe mais o que fazer para limpar chinelo branco encardido.
A água oxigenada é ideal para desencardir o branco e renovar a cor natural do calçado.
Para isso você vai precisar de duas colheres de sopa de água oxigenada 40 volumes, 2 colheres de sopa de detergente neutro ou sabão líquido e ½ colher de sopa de vinagre branco.
Misture bem todos esses ingredientes até formar uma pastinha uniforme e cremosa.
Em seguida, remova a sujeira superficial do chinelo branco e aplique a pastinha por todo o calçado, incluindo laterais e o solado. Use uma escova de dentes para isso.
Deixe o chinelo “de molho” nessa pastinha por cerca de 15 minutos. Depois esfregue com a escova de dentes ou uma esponja macia e enxague.
O chinelo branco ficará novinho em folha.
Um detalhe importante: utilize essa técnica apenas para limpar chinelo branco. Chinelos coloridos podem manchar na presença de água oxigenada.
Como limpar chinelo branco com pasta de dente
Sabia que a pasta de dente também pode ser usada para limpar chinelo branco encardido?
Pois é! A promessa não é só para dentes brancos, não. O produto também é útil para limpar calçados de borracha.
Para isso, você vai precisar de duas colheres de sopa de pasta de dente bem diluída em cerca de 200 ml de água morna, o equivalente a um copo.
Com a misturinha feita, basta aplicar no chinelo branco usando, é claro, uma escova de dentes.
Faça isso esfregando a mistura no chinelo, dando maior atenção as áreas mais sujas, como o solado, a área dos dedos e do calcanhar.
Deixe o chinelo “descansar” alguns minutos com a mistura. Na sequência enxague bem com água corrente.
Caso ache necessário, repita o processo mais uma vez.
Lembrando que essa técnica deve ser feita apenas com pastas de dente branca. Não utilize pastas de dente com cor, uma vez que o corante usado no produto pode acabar manchando o seu chinelo.
Como limpar chinelo branco com álcool e acetona
Caso o chinelo branco esteja com manchas de tinta, como caneta, por exemplo, é possível removê-las com um pouco de álcool ou acetona.
Para isso, umedeça um pedaço de algodão com um pouco de álcool ou acetona e passe diretamente no local da mancha.
Contudo, quanto mais recente for a mancha mais fácil será removê-la do chinelo. Em contrapartida, manchas muito antigas podem ser mais difíceis de remover e, mesmo assim, você ainda corre o risco de não conseguir retirá-las por completo.
Por isso, o ideal é sempre limpar o chinelo branco assim que notar qualquer manchinha. Quanto mais tempo ele ficar manchado, mais a sujeira tende a impregnar na borracha, dificultando a remoção.
Como evitar que o chinelo branco fique encardido
Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Já dizia o velho ditado que pode ser aplicado muito bem no caso do chinelo branco.
Mesmo sendo impossível não sujar o calçado, existem algumas maneiras de garantir que ele permaneça mais limpo e com aparência de novo por mais tempo. Veja as dicas a seguir:
Limpe antes de guardar
Pode parecer bobeira, mas muita gente se esqueça de limpar o chinelo branco antes de guardar.
Inclusive, essa dica não vale apenas para o chinelo branco, mas para qualquer calçado que você deseja aumentar a vida útil.
A limpeza evita que a sujeira fique impregnada no chinelo, dificultando uma remoção futura. Isso sem falar que um chinelo guardado sujo acaba sendo uma fonte para proliferação de mofo e bolor, o que pode tornar as coisas ainda mais complicadas na hora da limpeza, já que manchas de mofo costumam ser bem chatinhas de sair.
Evite deixar o chinelo no sol
O sol é fonte de vida, calor e energia. Perfeito para auxiliar, inclusive, na limpeza de muitos itens domésticos. Mas no caso do chinelo branco, a coisa não funciona bem assim.
Quando exposto por longos períodos ao sol, o chinelo branco pode acabar ficando amarelado.
Por isso, sempre que possível proteja o chinelo da exposição solar, assim ele ficará branquinho por mais tempo.
Diga onde vai que saberás como ficará o seu chinelo
Hoje em dia é natural sair de chinelo para todos os lugares: do supermercado à padaria, passando pela faculdade, o barzinho e até o passeio de final de semana.
Mas será que todos esses lugares combinam com chinelo branco? Em termos de look pode até ser que sim, mas se o assunto for a limpeza depois é melhor repensar o visual.
Isso porque dependendo do lugar em que você pretende ir as chances do seu chinelo branco ficar encardido aumenta significativamente.
Por exemplo, uma trilha para chegar na cachoeira não é o melhor lugar para o seu chinelo branco. Prefira outro tipo de calçado para essas situações.
Dessa maneira você também contribui para manter o seu chinelo branco por mais tempo.
Não use água sanitária ou cloro
Pode ser uma tentação pensar em como limpar chinelo branco encardido apenas despejando água sanitária ou cloro sobre ele.
Mas não faça isso.
Apesar de ser simples, rápido e fácil remover a sujeira com esses produtos, tanto a água sanitária, quanto o cloro podem acabar amarelando o chinelo branco deixando-o com aspecto velho e ainda mais encardido.
Por segurança, teste todos os outros métodos citados acima e evite a todo custo recorrer a esses produtos como forma de limpar chinelo branco.
E, então, já sabe qual dica de como limpar chinelo branco encardido você vai testar primeiro?