Já ficou sem o controle remoto da TV? Bem chato, né? Isso pode acontecer caso o controle não seja limpo periodicamente e do jeito certo.
Por isso, trouxemos nesse post dicas e orientações de como limpar controle remoto, assim você não fica na mão, literalmente. Vem ver.
Como limpar controle remoto no dia a dia?
A limpeza do dia a dia envolve uma série de itens e objetos dentro de casa, mas pouca gente lembra do controle remoto.
Ele, assim como o celular e o notebook, merece uma atenção especial porque é alvo frequente de todo tipo de sujeira.
As mãos sujas podem impregnar o controle de gordura, bactérias, germes e até mesmo vírus, incluindo o coronavírus. Melhor evita, não é mesmo?
Por sorte, isso é bem fácil.
Semanalmente, ou dependendo do uso que você faz do controle remoto, faça uma limpeza geral.
Para isso, use o famoso álcool 70, um poderoso desinfetante. Mas, como estamos tratando de um componente eletrônico, prefira o álcool isopropílico.
Ele possui uma quantidade menor de água na fórmula, impedindo que as peças internas dos eletrônicos enferrujem, além de evaporar mais rapidamente, favorecendo a secagem.
Mas, caso não tenha o álcool isopropílico em mãos, não tem problema. Utilize o álcool 70 comum, no entanto, não exagere na quantidade. Apenas algumas gotas são suficientes.
Comece pegando um paninho seco e macio (os de microfibra são ideais). Umedeça levemente o pano com o álcool. Lembre-se que o excesso de umidade pode penetrar pelos botões do controle e comprometer a parte interna do aparelho. Use apenas o suficiente para limpar a parte externa do controle.
Passe o pano por toda a extensão e aplique mais um pouco de álcool caso não tenha conseguido remover todas as manchas e marcas de gordura. Feito isso, deixe o controle secar e pronto, já pode usá-lo novamente.
Como limpar controle remoto encardido?
E quando o controle fica encardido, onde até os botões apresentam crostinhas de sujeira?
Nesse caso, a limpeza precisa ser mais profunda para ser eficiente. Para tanto, pegue um pano macio e seco e borrife um pouco de multiuso, sem molhar demais o pano.
Passe o pano com o produto pelo controle até remover todas as manchas e sujeira impregnada. Repita o processo se necessário.
Para limpeza dos botões e dos vãos entre as teclas, use uma escova de dentes ou um cotonete.
Passe delicadamente, mas com firmeza até remover completamente a sujeira. Aproveite e dê leve batidinhas no controle para que a poeira e sujeiras maiores presas entre os botões possam sair.
Finalize a limpeza passando álcool 70 por todo o controle.
Como limpar controle remoto oxidado?
Não é raro encontrar por aí controle remoto oxidado. Essa oxidação pode ser derivada de duas fontes principais: pilhas que estouraram dentro do controle ou algum tipo de umidade que passou pelo controle e atingiu as placas internas causando a oxidação.
Para cada caso existe uma maneira diferente de fazer a limpeza. Acompanhe:
Como limpar controle remoto oxidado por pilhas?
Pilhas que estouram dentro do controle é algo que acontece frequentemente. Isso geralmente ocorre quando o controle é mantido em algum lugar quente (sobre um modem, por exemplo) ou fechado em um armário. Também é comum que as pilhas estourem quando o controle não é usado há muito tempo.
Mas se elas já estouraram, o que fazer? O primeiro passo é identificar o tipo de pilha para fazer a limpeza correta.
Isso é simples, não se preocupe. Abra o compartimento das pilhas e observe o estado delas. Elas apresentam um líquido marrom ou um pó branco?
No primeiro caso, se trata de pilhas ácidas, as mais utilizadas. Já no segundo caso, se trata de pilhas alcalinas.
Para ambos os casos, no entanto, é importante frisar que as pilhas são tóxicas em contato com o corpo humano, tanto para pele, quanto para mucosas e pulmão.
Por isso, retire as pilhas do controle com muito cuidado. Use luvas e uma máscara para evitar inalar as substâncias que saíram de dentro das pilhas.
Pegue um saco plástico e coloque as pilhas dentro. Inclusive, vale citar também que as pilhas são igualmente nocivas para o meio ambiente e devem ser descartadas corretamente em postos de coleta, ok?
Feito isso, vamos para a limpeza, dependendo de cada tipo de pilha, acompanhe:
Limpeza de pilhas ácidas
Para limpar um controle remoto oxidado por pilhas ácidas use bicarbonato de sódio. O produto irá neutralizar as substâncias tóxicas da pilha.
Comece polvilhando um pouco de bicarbonato no compartimento da pilha. Você irá notar que o produto vai “borbulhar”. Isso é efeito da reação entre os componentes, não precisa se preocupar.
Remova o bicarbonato e adicione mais até que não saia mais bolhas, sinal de que as substâncias das pilhas foram neutralizadas.
Em seguida, em um potinho adicione uma pequena quantidade de bicarbonato e algumas gotas de água, o suficiente para formar uma pasta grossa. Aplique essa pastinha no controle com a ajuda de um cotonete.
Remova com um cotonete seco e aguarde a secagem completa do compartimente. Coloque pilhas novas e prontinho.
Limpeza de pilhas alcalinas
A limpeza de pilhas alcalinas, por outro lado, deve ser feita com vinagre branco. Umedeça levemente um cotonete com vinagre e passe por todo compartimento das pilhas até remover todo o pó por completo.
Aguarde a secagem completa e pronto. O controle já pode ser utilizado novamente.
Dica: para evitar que as pilhas oxidem dentro do controle remova-as todas as vezes que ficar sem usar o aparelho por muito tempo (em casos de viagem, por exemplo). Evite ainda mantê-lo em local aquecido.
Como limpar controle remoto oxidado por dentro?
E quando a oxidação for interna? Nesse caso também é possível limpar. Para isso, abra o controle com a ajuda de uma chave de fenda.
Aplique álcool isopropílico em um cotonete macio e passe cuidadosamente entre os componentes para remover a oxidação. Atenção: não use outro tipo de álcool nesse caso, apenas o isopropílico.
Quando concluir a limpeza, aguarde a secagem completa dos componentes e monte o controle novamente.
Anotou todas as dicas? Agora é só cuidar do seu melhor amigo das horas de folga!