Correntes de prata são lindas, elegantes e enobrecem o visual. Mas, para garantir esse look incrível, é importante saber como limpá-las adequadamente.
Você não precisa se preocupar achando que a tarefa é difícil, trabalhosa ou exige produtos caros e específicos. Muito pelo contrário: limpar corrente de prata é mais simples do que se imagina e você vai precisar apenas de itens que já tem em casa.
Quer estar a par dos segredos profissionais? Confira!
Como limpar corrente de prata que escureceu?
Existem dois métodos confiáveis que você pode usar com tranquilidade para limpar sua corrente de prata. Abaixo nós te contamos mais sobre cada um deles, continue acompanhando:
Bicarbonato de sódio
Com certeza, a técnica mais famosa e eficiente para quem deseja saber como limpar corrente de prata que escureceu é a do bicarbonato de sódio.
No entanto, atente-se para um detalhe: a eleja apenas se não possuir partes em ouro ou com pedras preciosas. Se a sua tiver algum desses elementos, o mais recomendado é levá-la para um ourives.
Mas, se esse não for o caso, já anote os materiais necessários:
- 6 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
- 4 colheres de sopa de sal refinado;
- 1 litro de água;
- Detergente neutro incolor;
- 1 vasilha de plástico;
- 1 forma de alumínio;
- 1 flanela limpa, macia e seca.
O processo inclui duas etapas: limpeza e higienização.
O primeiro passo é a limpeza. Comece preparando a solução necessária, dissolvendo o bicarbonato de sódio com sal em um litro de água. Mexa a mistura por cerca de 1 minuto e, em seguida, deixe-a repousar por mais três minutos.
Feito isso, despeje a solução dentro da forma de alumínio e coloque a corrente, de modo que fique totalmente submersa. Deixe-a por cerca de um minuto. Nesse interim, você irá notar que se formarão bolinhas, mas não se preocupe, esse é apenas o resultado da ação do produto sobre a prata.
Uma dica importante: não coloque mais de uma joia dentro do mesmo recipiente. Lave uma por vez. Sabe por quê? Existe uma razão por trás disso e ela é simples de entender.
O alumínio, em contato com a corrente, puxa e retém as impurezas resultantes do processo de oxidação da prata. Porém, se duas ou mais joias estiverem sendo limpas na mesma hora, uma irá contaminar a outra com os resquícios da oxidação que ficam presentes na imersão.
Finalizada a primeira etapa, é hora de fazer a solução de higienização. Para tanto, dilua cerca de 1 colher de detergente líquido neutro e incolor em aproximadamente 400ml de água limpa.
Misture bem e deixe descansando por um minuto. Logo após, mergulhe a joia por mais ou menos 30 segundos, retirando-a logo em seguida.
Seque-a com a flanela, esfregando-a bem para remover toda a oxidação que ainda possa estar presente, bem como para ajudar no polimento da peça. Não se preocupe, a flanela provavelmente ficará marcada por manchas escuras que nada mais são do que a oxidação da prata, ok?
Ao concluir esse processo, a corrente de prata já estará limpa e pronta para ser utilizada novamente!
Pasta de dente
Quem nunca ouviu falar que pasta de dente ajuda a limpar corrente de prata? E realmente ajuda. Não é fake news!
Para deixá-la como nova, você vai precisar de:
- 1 xícara de água morna;
- 2 colheres de sopa de pasta de dente (branca e sem partículas);
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
Misture os ingredientes acima até formar uma pasta homogênea. Em seguida, mergulhe a joia nessa solução e aguarde alguns minutos. Passado o tempo, remova-a do recipiente e, com uma flanela macia, seque-a em movimentos suaves e circulares para remover a oxidação e dar brilho para peça.
De quanto em quanto tempo precisa limpar a corrente de prata?
A limpeza da corrente de prata vai depender do quanto você a utiliza. E isso vale para todas as joias.
Se você não a tira nem para dormir, então é interessante realizá-la semanalmente. Mas, se você a usa só de vez em quando ou em situações especiais, o procedimento pode acontecer a cada dois ou três meses.
No geral, quanto mais você usa a corrente, mais precisa ser limpa.
Por que a prata escurece?
Por mais que você cuide direitinho, não adianta, uma hora a sua corrente de prata vai acabar escurecendo. É uma característica do metal e não tem nada a ver com a qualidade da peça.
Tudo porque ao entrar em contato com o ar, o metal passa por uma reação que cria uma pequena camada de sulfeto de prata sobre a sua superfície. Essa substância possui um tom levemente mais escuro.
Para entender melhor, pense em uma maçã. Depois de cortada e descascada, a fruta escure naturalmente, certo? O mesmo processo oxidativo ocorre com a prata, mas de um modo mais lento e gradual.
Outros motivos para a corrente escurecer são o contato com o suor, produtos químicos, poluição e umidade. Portanto, tente evitar, por exemplo, limpar a casa usando anéis, pulseiras e outras peças em prata.
A mesma dica deve ser aplicada na hora do banho. O calor e a água quente do chuveiro não são nada amigáveis ao metal. Então, é bom retirá-las antes. Mas nada de colocar a joia sobre a bancada. O vapor continua circulando no ambiente. Mantenha as suas peças em um local seco e de preferência longe do banheiro.
Sol em excesso é mais um vilão da prata. Se for para praia ou piscina, deixe sua corrente, pulseira ou anel em casa.
Dicas para conservar corrente de prata
Você já sabe o que leva ao escurecimento da corrente de prata, então vamos ver como evitar que ganhe essa aparência? Confira mais algumas preciosas dicas para cuidar bem das suas joias:
- Limpe sua corrente de prata periodicamente, de acordo com o uso que você faz dela;
- Se não puder limpá-la de um modo completo, como descrito nas recomendações anteriores, faça-a apenas passando uma flanela sobre a sua superfície. Isso já ajuda a remover a oxidação e retardar o escurecimento;
- Não utilize produtos químicos abrasivos, como sapólio, multiuso e cloro, por exemplo;
- Não passe cremes ou perfumes diretamente sobre a corrente de prata. Caso faça uso diário, tente utilizá-los antes de colocar a joia;
- Não esqueça de retirar sua corrente na hora de dormir para que fique menos exposta ao calor e suor do corpo;
- Lembre-se também de retirá-la antes de tomar banho;
- Quando a corrente não estiver em uso, evite deixá-la exposta. Prefira guardá-la em uma caixinha apropriada ou um porta joias, sempre longe da luz solar e de fontes de umidade;
- Não coloque-a em saco plástico. O material pode causar condensação e danificar a joia;
- Correntes de prata com partes em ouro ou pedras devem ser limpas de modo especifico. Para não ter erro, prefira levá-la à um ourives;
- Se a corrente de prata começar a descascar ou perder o brilho também é interessante procurar um profissional para que seja feita a recuperação da peça de forma adequada.
Anotou todas as dicas? Agora é só limpar a corrente de prata de acordo com o seu uso e garantir que esteja sempre bonita e radiante para enriquecer ainda os seus looks!