O couro sintético vem ganhando popularidade nos últimos anos por conta de sua facilidade de produção e por ajudar a diminuir a caça de animais que antes eram amplamente utilizados como matéria-prima para diversas peças de mobília, roupas e afins. Porém, graças à sua natureza artificial, produtos feitos com couro sintético acabam precisando de cuidados diferentes do couro legítimo.
No artigo de hoje, vamos apresentar formas de como limpar couro sintético, além de como hidratar o material e mantê-lo bem conservado.
Fazendo a limpeza
Enquanto o couro legítimo acaba ficando mais sensível conforme o tempo passa, a variante artificial apresenta uma durabilidade maior, que pode ser mantida com os cuidados corretos. Além disso, graças à sua resistência, o couro sintético deixa a limpeza muito mais simples, tornando a limpeza e remoção de manchas um processo rápido e indolor. A seguir, veja duas formas de se limpar couro sintético, com escova e com sabão
Como limpar couro sintético com escova
Para limpar o couro sintético com escova, você vai precisar apenas de uma escova de limpeza. Um bom teste para saber se a escova que você vai usar não vai danificar o couro é testar se as cerdas não são duras o bastante a ponto de machucar a pele humana. Passe a escova que pretende usar na sua própria pele e, se arranhar, ela é dura demais para o couro. Se for sem problemas, ela pode ser usada tranquilamente.
Passe a escova com firmeza pela superfície da peça, removendo a sujeira que puder. Tenha certeza de que passou pela peça inteira, especialmente se ela for mais escura, já que dependendo do tom de cor fica mais difícil de saber onde já foi limpo. Se estiver tendo dificuldade, mantenha um pano limpo e úmido próximo e passe nas peças antes e depois da escova, para checar se elas estão realmente sujas e se realmente foram limpas.
Como limpar couro sintético com sabão
Para limpar couro com sabão é preciso utilizar um sabão suave, para impedir de manchar a peça durante a limpeza. Produtos feitos com couro sintético são mais resistentes, mas isso não significa que sejam impossíveis de se manchar. Tendo isso em mente, vamos explicar a seguir o passo a passo do processo.
Primeiro, aplique o sabão em uma esponja já úmida e faça a primeira parte da limpeza, tirando toda a sujeira da superfície. Em seguida, retire todo o sabão em excesso na esponja. Em seguida, aplique detergente e use a esponja para remover as manchas de gordura e seque com um pano limpo. Se não sobraram manchas mais difíceis de tirar, você já pode usar um pano e água fria para tirar qualquer excesso de sabão na peça de couro sintético.
Além disso, este vídeo mostra mais algumas dicas, especificamente de como limpar couro sintético de cores claras, que podem vir a calhar caso você precise de alternativas:
Como tirar manchas de couro sintético
Algumas sujeiras não podem ser limpas apenas com sabão ou escovas. Manchas, em específico, sempre apresentam algum nível de dificuldade de remoção quando ocorrem em vários tipos de materiais e tecidos. No material natural, manchas podem ser incrivelmente complicadas de se remover. Felizmente, quando se trata de couro sintético, o processo de tirar manchas é simplificado, sendo possível utilizar uma grande variedade de métodos para recuperar áreas manchadas na peça de couro.
Como tirar manchas de couro sintético com álcool
Para remover manchas com este método, pegue chumaços de algodão e mergulhe no álcool. Em seguida, aplique o algodão na superfície para tirar as manchas do couro sintético. Esfregue o chumaço até tirar a mancha, trocando conforme achar necessário. Após remover todas as manchas com o álcool, passe um pano limpo e um pouco de água fria para remover quaisquer excessos que sobrarem da limpeza.
Tome cuidado para não deixar o álcool por tempo demais na peça de couro sintético, já que isso pode acabar manchando o item. Após aplicar o pano com água fria, deixe a peça secar em um local arejado mas sem ficar diretamente em contato com a luz solar.
Como tirar manchas de couro sintético com vinagre
Existem duas formas de se remover manchas utilizando dois tipos de vinagre diferentes, o vinagre branco e o de álcool. Ambos os métodos precisam ser diferentes embora usem vinagre, já que cada tipo de vinagre tem propriedades diferentes.
Para tirar manchas de couro sintético usando vinagre branco você precisará de uma xícara de vinagre e meia xícara de água morna. Misture os dois líquidos em um borrifador e aplique na mancha, imediatamente esfregando com um pano limpo até que a mancha suma.
Para remover manchas usando vinagre de álcool é preciso duas xícaras de vinagre e uma xícara de azeite. Misture os dois em um recipiente e mergulhe um pano limpo para usar na limpeza. Após deixar o pano úmido, esfregue-o na mancha para remover a sujeira do couro sintético.
Como hidratar couro sintético
A hidratação de couro sintético é feita para prolongar a vida útil das peças feitas com o material já que assim como o couro natural, a versão artificial pode ficar gravemente danificada se não for bem cuidada. Para realizar a hidratação da sua peça de couro é necessário apenas um hidratante de couro pela peça, que vai absorver o produto rapidamente.
Para manter suas peças de couro sintético hidratadas, realize este processo de hidratação uma vez a cada seis meses. Além do hidratante próprio para couro, que sempre é a primeira recomendação, você pode realizar a hidratação da peça de couro sintético usando azeite ou creme de pentear. As alternativas, porém, não são completamente equiparáveis com o hidratante próprio, o que leva a necessidade de hidratar com mais frequência, entre 4 ou 5 meses.
Se você procura ver o processo de como hidratar couro sintético na prática, este vídeo irá ajudar:
Outros cuidados adicionais
Além de hidratar e limpar o couro sintético, é necessário tomar alguns outros cuidados para aumentar a vida útil das peças feitas com o material. O primeiro desses cuidados é não lavar as peças de roupa feitas com couro sintético, tanto na mão quanto na máquina de lavar roupas. Ao lavar na máquina, o material vai ser danificado, e em ambos os casos a umidade da água pode fazer com que o couro sintético comece a formar mofo e outros fungos na parte interior, o que a torna inutilizável.
Outro cuidado a ser feito é não deixar as peças feitas com couro sintético expostas no sol, já que o calor da luz solar faz com que o couro fique ressecado e descasque, danificando de forma irreversível a peça. Além de ressecar, o calor também pode fazer com que o couro sintético fique deformado, o que pode inutilizar completamente a peça.
Se você quiser checar um vídeo com esses e outros cuidados adicionais, este vídeo é o que você está procurando!
Cuidar de couro sintético é importante para manter a longevidade das peças
Assim como o material natural, peças feitas de couro sintético precisam desses cuidados para ter uma vida útil longa. Com descaso e falta de cuidado é possível reduzir significativamente o tempo que essas peças duram.
Se este artigo te ajudou, compartilhe com seus amigos, e se tiver outras dicas, deixe nos comentários para que mais pessoas saibam alternativas para os métodos que apresentamos!