O ferro a vapor é muito prático na hora de desamassar as roupas e torna a atividade de passar ainda mais rápida e eficiente. Tanto que muitas pessoas tem optado por esse modelo na hora da compra.
O detalhe é que para garantir um bom funcionamento do aparelho é preciso se preocupar também com sua limpeza, que deve ser feita com certa frequência. Afinal, conforme o uso, é natural que alguns fios de tecido e outras partículas se acumulem e até mesmo entrem dentro do compartimento de água que produz o vapor.
Sendo assim, descubra agora mesmo como fazer a limpeza de modelos aderentes e antiaderentes e aprenda truques profissionais para garantir que o ferro dure por mais tempo! Acompanhe!
Por que limpá-lo?
Apesar de não estar em contato direto com a sujeira, todo objeto vai acumulando poeira ou outras partículas. No caso do ferro a vapor, os fios de tecido, impurezas da água e calcário são exemplos do que pode se juntar no aparelho.
A limpeza faz com que a vida útil do ferro aumente ao manter a chapa e a saída de vapor livres de sujeira e partículas acumuladas. Evita também que a roupa grude no ferro enquanto é passada ou que você acabe deixando manchas indesejadas no tecido, resultado do acumulo de sujeira na chapa, o vapor e o contato com uma peça branca, por exemplo.
Como limpar ferro a vapor passo a passo
Para limpar ferro a vapor você deve:
Função de limpeza automática
Alguns modelos de ferro a vapor possuem a função de limpeza automática. Confira o manual e veja se esse é o seu caso.
Se sim, siga o seguinte passo a passo:
Encha o reservatório com água e ligue o ferro na temperatura máxima. Selecione também a opção sem vapor, caso o aparelho possua.
Espere até que a luz apague, indicando que o ferro atingiu a temperatura desejada. Desligue e retire da tomada. Vá até a pia e segure o aparelho na posição horizontal. Aperte o botão para eliminar a água e o vapor que estão ali dentro. Tome cuidado para não deixar a água quente espirrar em sua mão e braços.
Agite o ferro para frente e para trás até que toda a água saia de dentro do reservatório. Ligue o aparelho novamente na tomada e o aqueça. Em seguida passe um pano para limpar a base. Observe que qualquer sujeira deverá ficar no pano.
Se achar necessário pode voltar a repetir o processo de limpeza automática.
Ferros a vapor sem função de limpeza automática
Caso seu ferro a vapor não conte com a opção de limpeza automática, há outras alternativas para limpar a parte interna e externa do aparelho:
1. Limpando a parte interna do ferro
Para limpar a parte interna do ferro a vapor você vai precisar de:
- ½ xícara de água
- ½ xícara de vinagre branco
Misture a água e o vinagre e despeje dentro do reservatório de água do ferro. Ligue-o na tomada e selecione a temperatura mais alta. Se não há opção de temperatura coloque o ferro na posição “algodão”.
Quando o ferro atingir a temperatura máxima (geralmente apaga a luz) estenda uma toalha sobre a tábua de passar e vá passando o ferro. Não se esqueça de pressionar o botão do vapor, para que a mistura de água e vinagre seja eliminada.
Não é preciso usar toda a solução que está dentro do reservatório. O importante é que você aperte o botão de vapor a cada vinte segundos, durante um minutos e meio. Após esse tempo, desligue o aparelho e retire-o da tomada. Descarte qualquer resto de água com vinagre que ainda esteja dentro do ferro.
Encha o reservatório novamente, agora apenas com água. Repita o processo para remover qualquer resto de vinagre que tenha permanecido dentro do aparelho. Pode passar a mesma toalha novamente.
Passado o um minuto e meio descarte a água e você terá terminado de limpar a parte interna do seu ferro a vapor.
2. Limpando a chapa e os dutos de vaporização
Depois de limpar a parte interna do ferro, é hora de realizar a manutenção da parte externa. Leve em conta se o modelo é aderente (chapa de ferro) ou antiaderente.
Antes de começar o processo, lembre de tirar o aparelho da tomada e deixá-lo esfriar, principalmente se optou por fazer a remoção de sujeiras da parte interna do ferro primeiramente.
Se o ferro for antiaderente utilize apenas:
- Pano ou esponja macio;
- Vinagre;
- Água;
- Cotonetes;
Molhe levemente o pano ou esponja em um solução de água com duas colheres de sopa de vinagre. Em seguida passe-o (sem esfregar ou fazer força) sobre a chapa do ferro. Para finalizar, use os cotonetes para limpar os dutos de vaporização.
Se o ferro for aderente você pode utilizar:
- Bicarbonato de sódio;
- Vinagre branco;
- Esponja;
- Pano úmido;
- Escova de dentes;
Prepare uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, até obter uma pasta. Com a ajuda da esponja esfregue essa pasta na base do ferro e deixe agir por alguns minutos.
Repita o processo quantas vezes achar necessário para retirar as sujeiras grudadas nessa região. Para finalizar, passe um pano úmido para retirar a pasta e use uma escova de dentes para limpar os dutos de vapor. Se achar mais prático, aposte nos cotonetes para essa região e lembre-se de umedecê-los antes.
Dica extra: Mesmo nos ferros aderentes, evite usar qualquer material abrasivo para fazer a limpeza, como esponja de aço ou produtos químicos mais fortes. O vinagre poderá no máximo ser substituído por detergente neutro (nos modelos antiaderentes) ou saponáceo.
Cuidados e manutenção
Alguns cuidados são essenciais para garantir o aumento da vida útil do seu ferro a vapor. Você deve então:
Manter uma frequência de limpeza: O ferro a vapor precisa ser limpo, mas não é necessário fazer isso todos os dias, mesmo que você o utilize bastante. O ideal é que a limpeza seja feita em média a cada um ou dois meses. Para os modelos antiaderentes, opte por dois meses, principalmente na ao limpar a parte externa.
Apostar na água destilada ou purificada: A água da torneira possui alguns minerais e outras impurezas que podem se acumular no interior do ferro ou nos dutos de vapor. Para evitar esse problema prefira usar água destilada ou purificada. Água perfumada também não é recomendada para o ferro a vapor.
Verificar o cabo de energia a cada uso: A cada vez que for usar o ferro a vapor verifique como se encontra o cabo de energia. Se notar qualquer sinal de dano leve-o a assistência para troca ou substitua por um novo aparelho. Assim você evita que o aparelho consuma mais energia elétrica e cause algum acidente durante o uso, principalmente porque você está mexendo com água.
Guardar de forma adequada: Após o uso espere o ferro esfriar, esvazie o recipiente de água e guarde-o de forma correta. A posição certa é a vertical, para evitar que o aparelho fique em contato com sujeiras do ambiente. Se ainda possuir a caixa em que ele veio, pode guardar ali.
Tome cuidado também ao dobrar o cabo de energia, de forma a não danificá-lo.
Em caso de quedas verificar se o ferro está funcionando normal: Se derrubar seu ferro a vapor no chão, sempre verifique se nada se quebrou ou se soltou. Principalmente o termostato. Em caso de qualquer alteração visível – ou do ferro não esquentar ao ser ligado – leve-o até a assistência técnica mais próxima e nunca tente consertar sozinho.
Não deixar água parada no reservatório: Caso você não tenha a intenção de utilizar o ferro por um longo período, é recomendável esvaziar o reservatório de água para previnir o crescimento de bactérias e mofos.
Desligar o ferro quando não estiver sendo utilizado: Pode parecer banal, mas recomenda-se sempre desligar o ferro quando não estiver em uso, evitando o risco de incêndios acidentais, além de economizar energia.
Cuidado com superfícies abrasivas: Na hora da limpeza do seu ferro, evite usar esponjas ou panos abrasivos, pois isso pode arranjar a superfície do ferro e prejudicar o desempenho do aparelho na hora de passar as roupas.