O guarda-roupa é um móvel muito prático no quarto, afinal é graças a ele que as roupas não ficam espalhadas.
Mas você sabia que de nada adianta lavar suas roupas direitinho e esquecer de limpar o guarda-roupa?Exatamente, o móvel também precisa ser limpo com certa frequência, para evitar acumulo de pó, mofo e mau cheiro.
Sabendo disso você talvez esteja a se perguntar: “Mas como posso limpar meu guarda-roupa? Apenas tirar as peças dali e passar um pano de pó resolve?” Essa seria uma dica para uma limpeza rápida e ocasional, mas há outras formas de deixar o móvel livre de sujeiras e assim garantir a durabilidade das suas roupas.
E aqui nós compartilhamos todos os segredos e truques dos especialistas na área, acompanhe abaixo o passo a passo!
Preparação para limpar guarda roupa
Preparar-se para limpar um guarda-roupa pode parecer uma tarefa desafiadora à primeira vista, especialmente se estiver bagunçado há algum tempo. No entanto, seguindo alguns passos simples e organizando-se adequadamente, é possível tornar essa etapa menos estressante. Vem saber como:
Esvazie o guarda-roupa
Comece tirando tudo o que você guarda dentro do seu armário. Desde roupas, sapatos, acessórios, bolsas até cremes e maquiagens. Coloque em cima da cama ou em alguma caixa, o importante aqui é que você tenha uma visão completa do que possui e que facilite a organização.
Faça uma triagem
Antes de começar a jornada da arrumação, separe tudo que você não usa mais e que está ali apenas acumulando poeira e ocupando espaço. Veja se você vai doá-los ou vender em um brechó.
Separe as duas pilhas e a terceira com aquilo que será guardado novamente.
Organize as peças que voltarão ao armário
Separe tudo aquilo que vai voltar para seu guarda-roupa posteriormente. Organize camisas e casacos em cabides, dobre camisetas, use caixas organizadoras para os acessórios e separe roupas de inverno das de verão. Para os sapatos é indicado apostar em caixas ou saquinhos, para manter os pares juntos.
Nesse primeiro momento organize tudo na sua cama ou em caixas destinadas apenas para a limpeza/arrumação do guarda-roupa. Vai facilitar na hora de guardar tudo no lugar.
Tire as gavetas do guarda-roupa
Se seu guarda-roupas possui gavetas, lembre-se de retirá-las antes de começar a limpeza. Como são móveis, você poderá remover a sujeira delas em outro local da casa, além de ter a chance de limpar a parte interna que também fica bem suja.
Prepare tudo o que você vai precisar
Aspirador de pó, espanador, mistura de sabão em pó ou detergente com água, vinagre ou álcool, panos limpos, desodorizante, produtos anti mofo, balde, caixas e sacos de lixo. Tudo isso será necessário para limpar seu guarda-roupa, então deixe todos por perto.
Como limpar guarda roupa?
Ao limpar seu guarda-roupa é preciso focar na parte interna, externa, nas gavetas e prateleiras e estar preparado para lidar com mofo. Aqui está um guia detalhado para abordar cada aspecto:
Parte interna
Comece a limpar seu armário pela parte de dentro. Um aspirador de pó é um ótimo aliado nesse momento, pois vai remover toda a poeira e fios de cabelo que estejam perdidos em seu interior.
Prepare uma mistura de sabão em pó diluído em três litros de água. Um balde pode ser muito útil nesse momento. Separe um pano limpo e exclusivo para a limpeza do guarda-roupas e mergulhe nessa mistura. Torça e então esfregue na parte de dentro do armário.
Você pode também usar uma esponja ou escova bem macia para essa primeira parte da limpeza. Depois que esfregar todo o interior do guarda-roupas, pegue um pano seco e passe, para retirar qualquer resquício da mistura usada na limpeza. Mantenha as portas abertas em ambiente arejado, para garantir que seque bem.
Parte externa
Para o exterior do guarda-roupas, aposte em um espanador e pano de pó. Comece espanando o pó e em seguida passe o pano, que pode ser de microfibra ou flanela. Use as mesma mistura de água e sabão em pó que você preparou para limpar a parte interna.
Se preferir, pode substituir o sabão em pó por detergente neutro. Molhe o pano e passe sobre todo o móvel. Também pode usar esponja ou escova macia. Seque em seguida com pano macio e deixe bem ventilado o local em que o armário se encontra.
Gavetas e prateleiras
Passe o aspirador de pó nas gavetas e prateleiras. O pano de microfibra também poderá ser utilizado se não tiver um aspirador por perto. Em seguida pegue um pano e pingue algumas gostas de vinagre ou álcool.
Esfregue dentro das gavetas e nas prateleiras. Finalize com um pano seco e deixe as gavetas fora do guarda-roupa e as portas abertas para que as prateleiras sequem bem.
Guarda-roupa com espelho
Seu armário possui espelho embutido? A limpeza das portas é um pouco diferente. Você pode usar um limpa vidros, mas se não tiver em casa, uma mistura de água e detergente neutro já ajuda.
Pegue um pano macio e umedeça com água. Coloque três gotas de detergente neutro. Passe sobre o espelho. Retire o produto com outro pano, umedecido apenas em água (essa etapa é válida inclusive para quem usar limpa-vidros). Deixe secar sozinho.
Remover mofo
Notou mofo dentro do guarda-roupa? Talvez seu quarto seja muito úmido. Você pode mudar o local em que o armário fica, mas experimente algumas dicas para resolver o problema.
Primeiro deixe por uma noite uma bacia ou balde com meio litro de água misturado com meio litro de vinagre. Se você não conseguir deixar a mistura por todo esse tempo, faça isso por ao menos 2 a 3h.
Retire a bacia ou balde dali e pegue um pano macio. Pingue algumas gotas de vinagre e esfregue em todo o seu armário, principalmente na parte mofada. Deixe com as portas abertas para que seque sozinho.
Antes de guardar as roupas novamente, separe um copo plástico e coloque pedaços de giz escolar dentro. Funcionará como um anti mofo. O ideal é deixar o copo nos cantos, onde há maior risco do mofo aparecer. O giz precisa ser trocado uma vez por mês e você pode fazer isso no dia em que fará a limpeza completa do guarda-roupas.
Como organizar guarda roupa depois da limpeza?
Finalizada a limpeza é hora de manter seu guarda roupas organizado. Para isso você deve:
- Determine onde irá guardar cada coisa. O ideal é que peças iguais fiquem juntas, como: camisetas com camisetas, da mesma forma que as calças com calças e assim por diante;
- Organize suas roupas por cor dentro de cada categoria. Isso não só cria uma aparência visualmente agradável, mas também facilita na hora de encontrar uma determinada peça;
- Deixe as roupas da estação do ano atual na frente e as da estação anterior ao fundo. Por exemplo: no verão as roupas leves ficam à frente e as pesadas ao fundo do armário;
- Cobertores, edredons e roupas de cama podem ficar na parte mais alta do móvel;
- Tenha uma pilha de roupas para sair e roupas para usar em casa. Separe também os pijamas das roupas de ficar em casa;
- Cada gaveta deve ser usada para um único fim: apenas roupas íntimas, apenas meias, apenas gravatas, apenas pijamas, apenas roupas de banho etc;
- Organizadores de gavetas, como divisórias ou caixas, mantêm meias, lenços, cintos e roupas íntimas nos seus devidos lugares e ficam fáceis de encontrar;
- Evite superlotar o guarda-roupa. Deixe um espaço vazio entre os itens para facilitar a visualização e evitar que as peças fiquem amassadas;
- Mantenha a organização, sempre devolvendo as roupas no lugar certo após usá-las e realizando pequenas arrumações regularmente para manter tudo em ordem.
Cuidados e manutenção no seu guarda-roupa
Para garantir que a limpeza do seu guarda-roupa dure mais tempo você deve ter alguns cuidados, como:
Guarde as roupas totalmente secas: Assim evita a proliferação de fungos e o aparecimento de mofo no armário e nas roupas.
Verifique a umidade: Se você vive em regiões mais úmidas ou notou que sua casa lida com o problema, não deixe o guarda-roupa mofar. Use produtos que absorvem a umidade, como o giz ou aqueles específicos para esse fim.
Guarda roupa ventilado: Deixe o guarda-roupa arejar regurlarmente, abrindo as portas ou gavetas por alguns minutos. Isso ajuda a evitar a umidade e o desenvolvimento de odores indesejáveis.
Atenção aos odores: Coloque sabonetes, sachês aromáticos ou produtos desodorizantes específicos entre as roupas. Eles mantêm seu guarda-roupa com um cheiro fresco e agradável!
Limpeza periódica: A limpeza completa deve ser feita ao menos uma vez por mês. A cada 15 dias você pode limpar a parte externa do móvel e os espelhos, se o seu guarda-roupa os possui.
Use apenas esponjas macias: As esponjas usadas na limpeza do guarda-roupa precisam ser macias, para evitar estragar a madeira ou o compensado.
Evite produtos químicos: Produtos químicos não devem ser aplicados diretamente no móvel. O ideal é apostar apenas no sabão em pó e no detergente, mas diluídos em água.
Como você pode ver, limpar seu guarda-roupa não é um bicho de sete cabeças, mas precisa de disposição! Que tal colocar esse plano em prática agora mesmo?