Janelas de vidro e superfícies espelhadas são itens difíceis de deixar limpos por muito tempo, exigem alguns cuidados e truques que requerem atenção. Pensando nisso, listamos dicas valiosas e bem didáticas para facilitar o processo, com orientações sobre os produtos adequados, assegurando uma limpeza efetiva, longe de manchas e aspecto embaçado.
Infelizmente, muitas pessoas não sabem como limpar janelas de vidro corretamente, boa parte já se decepcionou em tentativas anteriores, perdeu a paciência e optou por nem adicionar tal item na lista de higiene da casa. Entretanto, garantimos, não é tão complexo quanto parece ser.
Confira todas as dicas de como limpar janelas de vidro com passo-a-passo, receitinhas e produtos adequados. Aprenda agora!
Cuidados essenciais pré-limpeza! Atenção!
- Vidros e superfícies espelhadas não são muito resistentes a solventes, então, confira as indicações e restrições no rótulo. Inclusive, qualquer produto utilizado não deve ser colocado diretamente em contato ao vidro e sim ao pano ou utensilio manipulado na limpeza.
- Utilize produtos específicos. A grana está curta? Abuse dos tutoriais com dicas caseiras, se atentando a segurança. Economia e eficiência é tudo que precisamos, não é mesmo?
- Objetos abrasivos também devem ser evitados, pois, o atrito na movimentação pode ocasionar arranhões.
- Procure utensílios macios, como a microfibra, além de eficiente não soltará pelos durante o uso.
- Realize movimentos contrários, de um lado pela vertical e do outro na horizontal, de maneira circular.
- Sabia que o tempo também é um fator a ser observado? Dias nublados contribuem para uma limpeza mais efetiva, o produto utilizado secará mais lentamente, permitindo o enxágue correto e a secagem adequada, evitando manchas, diferentemente dos dias de sol. Inclusive, evite tal limpeza em dias ensolarados ou em horários de maior incidência solar.
- Após o enxágue, seque por etapas e dê o acabamento com papel toalha.
Como limpar janelas de vidro, o guia completo
Iniciamos com uma boa notícia: vidros e espelhos não exigem tanta regularidade na limpeza. Inclusive, o excesso de produtos pode até ser prejudicial, a higienização a cada 15 dias ou 01 vez por semana já é o suficiente.
Passando agora para a parte prática de como limpar janelas de vidro e deixar tudo brilhando! Confira:
- Certifique-se de que a superfície está livre de poeira.
- Separe a solução que será utilizada. Aplique-a diretamente no pano usado na limpeza, de preferência um multiuso ou de outro material que não deixe resquícios para trás, e inicie, levemente, os movimentos. Se atente para que a movimentação ocorra de maneira oposta, de um lado para horizontal, e no outro para vertical, de maneira circular.
- Enxágue, sem excesso de água, para evitar manchas.
- Seque por etapas e finalize com papel toalha.
A lista sobre como limpar janelas de vidro parece simples, e de fato é. Os erros mais comuns ocorrem pela manipulação de produtos inadequados, excessos e, geralmente, pela falta de paciência na secagem, que sabemos ser um dos pontos essenciais.
Produtos específicos são amplamente encontrados, porém, não necessariamente acessíveis na mesma proporção. Por isso, os tutoriais de limpeza e receitas caseiras são grandes aliados do dia a dia e, principalmente, do nosso bolso. Separamos alguns principais para te auxiliar, pegue todas as dicas!
Tutorial de como limpar janelas de vidro com receitinha econômica!
Dica caseira super eficiente para deixar sua janela limpinha, essa mistura é muito famosa. Você precisará de:
- 2 litros de água;
- 1 colher de sopa de detergente concentrado;
- 3 borrifadas de álcool;
- Panos multiuso ou de microfibra;
- Rodo;
- Papel toalha
Aplicação:
Primeiro observar o tempo, de preferência nublado ou em horários de baixa incidência solar. Retirar a poeira e preparar a receitinha caseira, que leva: 02 litros de água, 01 colher de detergente concentrado e 03 borrifadas de álcool.
Molhe um pano multiuso na solução e aplique na superfície com movimentos contrários, de um lado para horizontal e do outro para vertical, de maneira circular. Para alcançar pontos mais altos coloque o pano no rodo, ganhando mobilidade. Após isso, pegaremos um pano limpo e passaremos para retirar os excessos, finalizando com papel toalha.
Ainda tem dúvida e gosta de ver para aprender, confira o tutorial com passo a passo, curtinho e super didático abaixo:
Não curte receitas caseiras e prefere utilizar o produto já comercializado?
- Ok! Os cuidados são os mesmos, tire a poeira e opte por realizar a limpeza em horários de menor incidência solar.
- Produtos industrializados, direcionados a limpeza de vidro, são formulados para aplicação direta na superfície, sem nenhum prejuízo. O critério universal está na escolha de um pano que não deixe resquícios ou solte pelos.
- De maneira resumida: umedeça um pano multiuso e borrife o produto já na superfície, com movimentos contrários, seguindo de maneira circular. Finalize com papel toalha.
Como limpar janelas de vidro e ainda economizar?
Temos outra estrela que também cumpre bem o que promete, na limpeza e na economia. Atenção aos itens necessários:
- 1 xícara de vinagre de álcool;
- 1 xícara de álcool;
- 1 colher de chá de detergente neutro;
- 1 pano limpo.
Aplicação:
Com um pano limpo, borrife a solução diretamente nele e logo após na superfície que deseja limpar com movimentos contrários de maneira circular. Nesse caso fica ainda mais rápido, pois, não espuma e não exige enxágue. Simples, eficiente e barato, tudo que queremos, não é? Pode ser utilizado em portas, janelas, box de vidro. No tutorial, além do passo a passo, tem aplicações e seus respectivos antes e depois, vale a pena conferir. Veja abaixo:
Dicas para manter a limpeza
A poeira é inevitável, mas, podemos recorrer a um espanador, que também pode ser seguido de um pano úmido com um pouco de água e álcool, deixando soluções mais fortes para usos mais pontuais. Assim, mantemos a limpeza e garantimos a durabilidade do objeto.