As paredes são muitas vezes ignoradas na hora de fazer a limpeza. Ao menos por quem não tem crianças em casa e não precisa se preocupar com riscos de lápis, giz ou caneta.
Apesar disso, mesmo que você aposte em tons mais escuros, é indicado fazer uma boa higienização com uma certa frequência.
É claro que alguns cuidados diários já ajudam a evitar que as paredes fiquem encardidas. Nesse momento talvez você esteja se perguntando qual seria a melhor técnica ou se qualquer produto pode ser usado para tirar aquelas sujeirinhas chatas.
Não se preocupe, saiba agora mesmo como cumprir essa tarefa com maestria, deixando-as impecáveis e sem estragar a pintura. Acompanhe!
Como limpar parede suja: preparação
Antes de começar os trabalhos, identifique qual tipo de tinta foi usada na pintura. Se foi você mesmo quem fez, vai ser mais fácil de descobrir. Agora se você acredita que foi usada a tinta comum, basta usar produtos como detergente neutro, água e esponja ou pano, para evitar problemas com desbotamento.
Use os mesmos materiais acima para as tintas laváveis. Já para as paredes com a epóxi, que é mais resistente, produtos à base de solventes estão liberados pois não estragam a pintura.
Paredes com tinta à base de água não podem ser esfregadas, então passe um pano com detergente neutro todos os dias, para mantê-las sempre limpinhas.
Dica de ouro: na hora de escolher a tinta, aposte na lavável. Assim, você tem mais liberdade com os produtos que podem ser utilizados para a limpeza, sem o risco de estragar a pintura.
Como limpar parede suja: passo a passo
Veja abaixo o passo a passo para limpeza diária, pesada, papel de parede e alvenaria:
Limpeza diária
Coloque em prática alguns hábitos diários para evitar que as paredes sujem e, consequentemente, facilite na hora da limpeza pesada. Percebeu algum risco feito pelas crianças? Limpe imediatamente com água e detergente neutro ou outros produtos específicos (confira mais no tópico manchas).
O mesmo é válido para líquidos que forem derrubados nas paredes ou qualquer sinal de mofo que você note. Quanto antes limpar, melhor.
A limpeza básica pode ser feita com um pano umedecido, água e detergente neutro. Não precisa encharcar, apenas umedecer. O primeiro passo é cobrir uma vassoura ou rodo com um pano seco para remover resquícios e teias de aranha. Em seguida, enrole o pano úmido com detergente e passe por toda a extensão da parede. Prontinho!
Não esqueça de deixar o ambiente arejado, com janelas e portas abertas, para garantir que a parede seque completamente (e rápido).
Limpeza pesada
Para uma limpeza mais profunda, comece removendo toda e qualquer mancha. Confira abaixo o tópico “manchas” para ver o que você pode fazer para facilitar essa tarefa.
Logo depois, prepare um balde com água e detergente e mergulhe uma esponja na solução. Esfregue por toda a parede. Apenas tome cuidado se a tinta utilizada for à base de água. Nesse caso é indicado passar a esponja delicadamente, sem esfregar ou fazer muita força.
A parede está muito suja e não foi pintada com tinta à base de água? Aposte no vinagre branco! Coloque uma xícara em um balde com água morna, molhe a esponja na mistura e passe na parede.
Papel de parede
Papel de parede também precisa de limpeza, mas você deve eleger substâncias que não o danifique ou faça com que descole.
Antes de mais nada, remova a poeira com a ajuda de um aspirador ou uma vassoura enrolada em um pano. Em seguida, misture um pouco de detergente em um balde com água morna. Se o revestimento for de vinil, substitua pelo vinagre branco. Ambos também auxiliam na remoção de manchas e mofo.
Umedeça o pano ou esponja macia na solução e esfregue delicadamente por toda superfície do papel de parede.
Alvenaria
E se a sua parede for de alvenaria? Repita o mesmo processo acima. Comece retirando todo o pó e termine passando um pano umedecido com detergente, sempre com movimentos de cima para baixo, para evitar manchas de água na parede.
E as manchas?
As manchas podem ser o grande vilão das paredes. E a maior parte das reclamações está ligado à marcas de gordura, sangue e os famosos riscos feito pelas crianças.
Como para tudo existe uma solução, espia só as indicações para cada tipo de mancha:
Marcas de mão: Quando causadas por sujeira comum (mãos sujas de terra ou poeira, por exemplo) podem ser resolvidas facilmente com bicarbonato de sódio. Basta pôr um pouco em uma esponja seca e passar na parede.
Gordura: Para removê-la, você deve diluir bicarbonato de sódio com um pouco de água morna. Aplique a pasta sobre a mancha e esfregue com a ajuda de um pano macio ou esponja. Ambos secos. A mancha está bem resistente e não quer sair? Prepare uma mistura de vinagre e água, esfregue bem e veja a mágica acontecer!
Lápis, giz ou canetinha: Se as crianças andaram mostrando seu talento para as artes usando a parede como tela, você pode resolver esse problema em um piscar de olhos. Para o lápis, uma borracha já ajuda. Já para o giz ou canetinha, a melhor saída é a pasta de dente, lenço umedecido ou uma esponja úmida com uma pitada de bicarbonato de sódio.
Caneta: As manchas foram causadas por caneta esferográfica? Passe acetona ou creme de barbear na região. Esfregue um pouquinho e voilá, a parede estará perfeita!
Mofo: Pegue um borrifador e coloque um litro de água. Adicione então uma colher de sopa de vinagre. Borrife sobre a mancha, deixe agir por alguns minutos e passe um pano para remover o mofo.
Sangue: Manchas de sangue devem ser limpas assim que acontecem. Mas você não notou na hora? Pegue uma haste flexível, molhe na água oxigenada e aplique sobre o sangue seco na parede. Não esfregue e não use panos ou esponjas para não espalhar ainda mais.
Manchas no interruptor: Os interruptores também podem acabar manchados, mas diferentemente das paredes, não se pode usar água ou qualquer produto líquido para limpá-los. Por isso, aplique um pouco de bicarbonato de sódio e esfregue com uma esponja seca.
Cuidados ao limpar a parede suja
Para a limpeza das paredes durar mais tempo e evitar que danifique a pintura na realização da tarefa, tenha em mente:
Não deixe a sujeira acumular
Quanto mais tempo você deixar a sujeira acumular, mais difícil vai ser limpar depois. O ideal é fazer ao menos uma limpeza semanal, passando uma vassoura com pano seco em todas as paredes da casa.
Limpeza imediata das manchas
As manchas são grandes inimigas das paredes limpas. Mas acidentes acontecem e mesmo que você queira a sua sempre impecável, elas tendem a aparecer. O segredo é a limpeza imediata.
Aposte na tinta lavável
A tinta lavável é uma ótima aliada na hora de limpar as paredes da casa. Se você vai reformar ou ainda não passou a primeira mão de tinta, aposte nessa opção. Além de remover a sujeira mais facilmente e sem a necessidade de esfregar, você não precisará recorrer aos produtos químicos mais fortes.
Prefira canetas à base de água para crianças
Tem crianças em casa? Saiba que em algum momento elas vão querer usar as paredes para testar seu lado artístico.
Como você não pode ficar o tempo todo as controlando, dê canetas à base de água para que possam se divertir. Assim, se a brincadeira sair do papel e acabar aonde não deve, você não vai sofrer tanto na hora de apagar os desenhos.
Evite alguns produtos químicos
Produtos químicos dificilmente se dão bem com a tinta da parede. Isso porque você pode acabar manchando a cor ou até mesmo lascando a pintura.
Portanto, fuja dos solventes, removedores, multiusos e qualquer tipo de produto abrasivo. Os solventes, ou no caso à base de solventes, são indicados apenas para quem escolheu a tinta epóxi para pintar as paredes da casa.
Mantenha o ambiente arejado
Manter a casa arejada é uma recomendação de extrema relevância principalmente para quem vem lidando com o mofo nas paredes.
Os fungos causadores do mofo amam ambientes úmidos, dessa forma, procure manter os ambientes sempre arejados e iluminados, com portas e janelas sempre abertas. Caso tenha algum cantinho em que o sol não chegue, invista em alternativas que ajudam a controlar a umidade como carvão ativado, sachê de silica gel, plantas como palmeira bambu e a espada de São Jorge.
Viu só como limpar paredes não é um bicho de sete cabeças? Basta ter paciência, conhecer a tinta utilizada e remover as manchas logo que acontecem.
Vale lembrar que além da higienização, é recomendado também renovar a pintura dos ambientes, para dar uma vida nova e garantir uma parede livre de sujeiras!