As piscinas de plástico ganharam espaço nas casas não apenas para divertir as crianças, mas também adultos. São práticas de montar e não é necessário se preocupar com manutenção durante os períodos frios, já que a piscina estará desmontada.
Antes de guardá-la, depois de ter aproveitado o calor e a água refrescante, todo cuidado com a limpeza é essencial. É isso o que irá garantir a maior durabilidade da piscina de plástico, permitindo que seja usada mais e mais vezes.
Vale comentar que enquanto está montada a piscina também precisa de limpeza e manutenção. Quer aprender a fazer a limpeza corretamente? Vem aprender todos os truques conosco!
Porque limpar a piscina de plástico?
Mesmo enquanto está sendo usada, a piscina de plástico precisa ser limpa. A água parada atrai o mosquito transmissor da dengue e há a possibilidade de pequenos insetos e outras sujeiras caírem por ali. E se alguém continua a se banhar nessa água pode desenvolver alguma doença como conjuntivite ou alergias de pele.
Na hora de guardá-la é preciso fazer a limpeza devidamente para evitar que o plástico acabe estragando. Além de garantir que numa próxima vez que a piscina seja montada, não haja restos de sujeira, gordura do corpo e qualquer outra coisa do último uso. A água já fica limpinha logo na montagem e você evita assim o desperdício.
Tipos de piscina de plástico
Existem no mercado dois tipos de piscina de plástico:
Piscina redonda inflável
É uma das mais procuradas devido ao preço mais baixo. Não possui nenhum material extra para montagem, apenas a própria piscina que possui uma boia na borda. Geralmente não vem com o inflador, sendo necessário comprar separado.
Apesar de muitas pessoas conseguirem encher a boia no fôlego, o melhor é optar pelo seu uso já que acelera o processo. Após encher a boia, basta colocar água e a piscina se encherá.
Com armação de ferro
As piscinas com armação de ferro existem em vários tamanhos. Porém quanto maiores, mais caras, devido a esse acessório extra que lhe dá sustentação. Sua montagem é feita a partir da estrutura, encaixando a parte plástica em seguida.
A água só deve ser colocada depois que toda a estrutura estiver montada. Deve ser colocada em superfície plana, para evitar que pedras e outros objetos furem o fundo.
Como limpar piscina de plástico passo a passo
A limpeza em ambos os tipos de piscina plástica é feita da mesma forma. O cuidado maior está com o plástico em que a água será colocada. Os cuidados para limpar piscina de plástico envolvem:
Escovação
A escovação deve ser feita ao menos uma vez a cada dois dias enquanto a piscina estiver montada. Assim você evita o surgimento de algas e acúmulo de sujeira no fundo.
Deve ser usada uma escova de cerdas macias, de forma a evitar danificar o plástico. Jogue algum produto próprio para piscina na água, como cloro e algicida e então esfregue suas bordas.
Depois de desmontadas é hora de usar água e sabão, para eliminar qualquer sujeira que tenha se prendido ao plástico, inclusive a própria gordura do corpo que vai ficando na água. Esfregue sem fazer força e com cuidado. O importante é não usar produtos solventes ou abrasivos.
Peneira para tirar impurezas
A peneira é um acessório importante mesmo nas piscinas de plástico. Serve para tirar folhas, insetos e qualquer outra sujeira maior que caia na água. Mesmo quando não chove, essas impurezas acabam caindo e devem ser retiradas o quanto antes.
Aspirador no fundo da piscina
O ideal é apostar em um filtro aspirador, de forma que você possa aspirar o fundo da piscina, como faria nas piscinas fixas. Utilize para remover pequenas partículas que se acumulam por ali e não seriam retiradas com a peneira.
Ligar o filtro
O filtro é um elemento muito importante para quem deseja fazer a água das piscinas plásticas durar por mais tempo. Não vem junto na compra, mas vale a pena investir, principalmente em um filtro aspirador, para que você possa cumprir a etapa anterior de limpeza.
Ligue o filtro ao menos duas vezes na semana, para que ele limpe a água e filtre as impurezas.
Secar por completo antes de guardar
Chegou a hora de guardar a piscina? Depois de limpá-la com água e sabão e enxaguar bem, deixe-a secar sozinha. Se ainda sobrarem espaços úmidos ou molhados, use um pano para finalizar.
A piscina plástica precisa estar complemente seca antes de ser guardada ou irá mofar e estragar o plástico.
Periodicidade
Enquanto montada, a limpeza completa da piscina (incluindo filtro e aspirador) deve ser feita em média duas vezes por semana. Já esfregar o fundo com escova macia, uma vez a cada dois dias.
Tratamento e conservação da água
Além da limpeza da piscina, é preciso também tomar algumas medidas para garantir o tratamento e a preservação da água. Assim você não precisa esvaziar e encher de novo.
A mistura deve conter algicida, cloro (que pode ser líquido, granulado, em pastilhas ou três em um) levando em conta o tamanho da piscina e o pH da água. É interessante ter em casa materiais que permitam verificar como está o pH e sabe exatamente a quantidade de litros da sua piscina.
Outra alternativa é colocar 60ml de água sanitária para cada 1.000 litros de água, sempre depois que todos já deixarem a piscina e não pretendem voltar pelas próximas dez horas. Nesse caso é preciso fazer isso todos os dias.
Cuidados e manutenção
Para garantir uma maior durabilidade da piscina de plástico, é preciso tomar alguns cuidados além de mantê-la bem higienizada. São eles:
Prestar atenção ao local de montagem
Antes de montar a piscina é preciso escolher um bom local.
O ideal é que seja plano e que antes da montagem você varra o piso. Se for colocar em cima da grama, escolha um espaço sem pedras ou pedaços de madeira. Em seguida, forre o piso em que a piscina será montada. Pode ser com sacos de lixo abertos ou uma lona.
Use uma capa ou lona de proteção
Uma das formas de conservar a água por mais tempo e evitar que folhas, insetos e outras impurezas caiam na piscina é usar uma capa ou lona de proteção.
Após o uso, jogue um pouco de água sanitária na água ou faça o tratamento com cloro se for o dia de limpeza. Em seguida tampe a piscina com a capa ou lona de proteção.
No dia seguinte a água estará pronta para uso sem poeira ou qualquer outra sujeira!
Guarde em lugar seco e longe de objetos perfurantes
Depois de desmontada, é preciso cuidado com o local em que vai guardar a sua piscina. Se possível guarde a caixa em que ela veio, dobre o plástico com cuidado e coloque ali, deixando as partes de metal (se existem) separadas.
Outra opção, para quem já jogou a caixa fora, é dobrar bem a piscina e guardá-la dentro de um saco plástico. Cuide para não colocar próximo de objetos cortantes, pois mesmo no plástico ou caixa, há o risco de danos.
Chuveiro ou balde para molhar os pés antes de entrar na água
Antes de entrar na piscina o ideal é tomar uma ducha ou molhar ao menos os pés em uma bacia ou balde. Assim você evita levar pequenas partículas de sujeira para dentro da piscina plástica.
Uso do filtro com aspirador
O filtro com aspirador é indispensável para quem possui piscinas maiores. Isso porque você consegue limpar o fundo, evitando que a água da piscina fique verde e a mantém limpa por mais tempo.
Como você pode ver, limpar piscina de plástico não é complicado e mantendo essa higienização regularmente é possível garantir maior durabilidade da sua. Quem não gosta de economizar, né?