O porcelanato é um material que está em alta no revestimento de pisos internos pela sua beleza, elegância e durabilidade. Além disso, esse tipo de revestimento é encontrado em diversas cores e texturas e é muito versátil, pois podem ser instalados tanto no piso quanto nas paredes. Ao final deste artigo, você saberá como limpar porcelanato corretamente:
Além da beleza e durabilidade, o porcelanato tem baixa absorção de água, o que mantém as suas características por muito mais tempo, a coloração fica bastante uniforme e ele é altamente resistente à abrasão física e química.
Claro que se trata de uma opção de valor mais alto se comparado com os revestimentos cerâmicos, mas em geral vale o investimento.
Tipos de porcelanato
Por ser um produto altamente versátil, existem diversos tipos de porcelanato disponíveis para aplicação em qualquer ambiente da casa. Confira os detalhes de cada um deles:
Porcelanato polido
Os revestimentos de porcelanato polido são os mais conhecidos. Eles possuem a superfície mais lisa, pois recebem um polimento e uma camada protetora. São mais recomendados para áreas secas como salas, corredores e quartos, pois são extremamente escorregadios quando molhados.
Porcelanato esmaltado
Aqui as peças recebem uma camada de esmalte com o desenho desejado. Eles podem ser lisos ou ásperos, brilhantes ou foscos. É um revestimento que pode ser utilizado para uso residencial, comercial e até mesmo industrial.
Porcelanato acetinado
Já o acabamento acetinado tem característica fosca e é mais resistente a riscos e manchas do que o polido. Se você procura por um piso que não seja tão brilhante, então o caminho é investir no porcelanato acetinado.
Porcelanato rústico
Esse é o mais indicado para áreas externas e úmidas como sauna, box do banheiro, garagens e decks de piscinas. Ele tem uma superfície levemente abrasiva, é ainda mais resistente que os outros tipos de acabamento e pouco escorregadio.
Como limpar porcelanato
Primeira limpeza – pós-obra
A primeira limpeza do seu piso deve ser feita até 15 dias depois da aplicação do rejunte e, se for bem feita, vai ajudar a evitar manchas e facilitar a manutenção do seu piso ao longo da vida útil do produto.
Essa limpeza pós-obra deve ser feita cuidadosamente para evitar riscos no porcelanato polido e você vai precisar apenas de uma esponja umedecida em água.
O primeiro passo é passar a esponja úmida devagar observando se existem resquícios de materiais abrasivos como cimento, argamassa e grãos de areia.
Na sequência aplique algum produto específico para limpeza pós-obra e que seja próprio para esse tipo de revestimento. Esses produtos são facilmente encontrados em lojas de materiais de construção e eles removem manchas e sujeiras deixando o piso com aparência perfeita.
Como limpar porcelanato: limpando o rejunte
Em muitas ocasiões o rejunte também precisa ser limpo e essa tarefa também é simples. Espere no mínimo sete dias depois da aplicação para fazer a primeira limpeza e utilize um produto pós-obra específico diluído em água. Deixe o produto agir pelo tempo especificado na embalagem e limpe com uma esponja macia.
O rejunte também pode ser limpo com saponáceo cremoso. Basta aplicar o produto com uma esponja sem diluir e deixar agir por 10 minutos. Depois limpe com a parte amarela da esponja.
Antes de aplicar outros produtos, faça um teste para verificar se não vai danificar o seu piso.
Dilua o produto em água e aplique apenas em uma parte da peça. Observe se aparece alguma mancha ou descoloração.
O vinagre também é um ótimo produto caseiro para limpar o seu porcelanato, pois ele ajuda a remover o excesso de rejunte que fica na peça sem danificar o seu piso.
Como limpar porcelanato: limpeza diária
O porcelanato é um material muito fácil de cuidar de manter limpo. Basicamente você vai precisar de:
- Uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó;
- Detergente neutro diluído em água;
- Panos secos;
- Álcool ou limpa vidros.
O processo é simples, você deve primeiramente varrer o piso com a vassoura de cerdas macias para retirar o grosso da sujeira. Se preferir, aspire com o bico do aspirador que tem escova para evitar que o seu piso fique arranhado.
Prepare a solução de limpeza diluindo uma colher de sopa de detergente neutro em 2 litros de água junto com algumas gotas de solução limpa vidros. Aplique sobre o piso usando um pano macio levemente umedecido.
Repita a operação quantas vezes for necessário para retirar toda a sujeira e para finalizar passe um pano macio com álcool.
Se você quiser, pode fazer a limpeza diária esfregando a solução com uma escova ou com a vassoura de cerdas macias e depois finalizar secando o piso com um pano macio. Nunca deixe o seu piso excessivamente molhado.
Como limpar porcelanato: mais dicas de limpeza
Ainda temos mais algumas dicas de limpeza para você seguir seguir:
- Como o detergente neutro não deixa aquele cheirinho de limpeza no ar, use um spray perfumado para ambientes ou um difusor.
- Manchas de tinta de caneta, canetinhas hidrocor, esmaltes de unha ou outros pigmentos podem ser retirados com álcool, thinner ou acetona. Mas aplique só o suficiente para retirar a mancha e seque logo em seguida.
- Em caso de moradores alérgicos a produtos de limpeza, utilize vinagre diluído em água para tirar a sujeira do seu piso de porcelanato. O vinagre não mancha, não danifica o brilho e higieniza muito bem a superfície.
- Porcelanatos acetinados e rústicos, por não terem aquela camada de brilho, são mais fáceis de limpar e você pode caprichar na esfregação.
- Se por acaso você derrubar bebidas alcoólicas ou café, dilua um pouquinho de água sanitária em um recipiente com 200ml de água e passe essa mistura com uma esponja macia somente no local manchado. Limpe bem com água pura e nunca aplique o produto direto no piso.
O que evitar na limpeza do seu porcelanato
O porcelanato é um piso que tem uma durabilidade considerável, mas é sempre bom ter cuidado na hora de limpar para evitar riscos ou manchas e deixá-lo sempre brilhante. Os produtos que você deve evitar na hora da limpeza são:
- Saponáceo em pó;
- Escovas de cerdas duras;
- Cera líquida ou pastosa;
- Sabão em pó;
- Amoníaco;
- Água sanitária;
- Soda cáustica;
- Produtos que contenham ácido fluorídrico;
- Palha de aço.
Cuidados para uma boa conservação do seu porcelanato
Siga estes passos para ter um piso de porcelanato sempre conservado:
- Limpe o seu porcelanato assim que houver algum “acidente”, pois deixar para depois vai fazer com que o material impregne no piso causando manchas permanentes.
- Use e abuse de tapetes, especialmente na entrada da casa ou dos cômodos, assim você diminui a sujeira no piso.
- Evite misturar produtos de limpeza. Esse é um hábito muito comum entre as donas de casa ou pessoas responsáveis pela limpeza e pode danificar o seu piso.
- Coloque feltro embaixo dos móveis para diminuir a possibilidade de riscar o seu piso quando for movimentar algum móvel.
- Evite usar o mesmo pano na limpeza de todos os cômodos.
- Nunca use utensílios ásperos como palha de aço ou o lado verde da esponja.
Como já dissemos anteriormente, o piso de porcelanato é mais resistente e dá um acabamento muito elegante à sua residência, portanto ele merece todo o cuidado que você puder ter para que ele permaneça novinho por mais tempo.