Você limpa o ralo do banheiro? Muita gente acaba se esquecendo desse pequeno, mas importante detalhe na hora da faxina.
E, convenhamos, não tem nada mesmo de muito agradável. Mas, em contrapartida, existem alguns bons motivos para mantê-lo limpinho, cheirosinho e livre de obstruções!
A gente te conta todos os segredos a seguir e ainda te explica o passo a passo de como limpar ralo de banheiro. A sua rotina de limpeza nunca mais será a mesma! Acompanhe!
Porque é importante limpar ralo de banheiro?
Já parou para pensar quanta sujeira desce, literalmente, pelo ralo enquanto tomamos banho? Gordura da pele e do cabelo, pelos, suor, resíduos de sabão. Muita dessas sujidades acaba ficando acumulada nas paredes do ralo, podendo levar ao entupimento ou com a vazão de água prejudicada.
Ralos obstruídos criam um ambiente propício para a proliferação de microorganismos, como bactérias e fungos. Esses seres minúsculos possuem um verdadeiro banquete a disposição, alimentando-se da sujeira e produzindo gases responsáveis por deixar o banheiro com mau cheiro, parecido com cheiro de esgoto.
Outra boa razão para limpar o ralo do banheiro é a prevenção de danos estruturais. O acúmulo de detritos pode levar à corrosão dos componentes do encanamento, resultando em vazamentos e danos ao sistema hidráulico.
Quer outro inconveniente super desagradável de um ralo sujo? Os insetos. Um ralo que não é limpo periodicamente é um convite para o aparecimento de moscas e as terríveis baratas.
Convencido de que manter o ralo limpo é importante? Então agora vem aprender como fazer essa limpeza adequadamente!
De quanto em quanto tempo precisa limpar o ralo do banheiro?
O ideal é que o ralo do banheiro receba uma limpeza regular, pelo menos uma vez por semana, para evitar entupimentos e odores desagradáveis.
Porém, em residências onde há uma grande quantidade de pessoas utilizando o mesmo espaço, é indicado que você jogue um pouco de água sanitária ou vinagre dentro do ralo com frequência, como a cada três ou quatro dias.
O que usar para limpar o ralo de banheiro?
O primeiro item mais importante que você precisa providenciar para limpeza do ralo do banheiro são luvas. Lembre-se que esse é um lugar muito querido por bactérias e outros microorganismos, então é bom evitar o contato direto com eles.
Em seguida, providencie uma chave de fenda (caso o seu ralo seja parafusado no piso), uma escova de cabo longo e cerdas duras (como aquelas usadas para limpar o vaso sanitário) e os produtos de limpeza da sua preferência, desde desinfetante e água sanitária até vinagre e bicarbonato.
Remova a sujeira grossa primeiro
Depois de separar todos os materiais necessários para a limpeza do ralo, abra a tampa, coloque as luvas e faça a remoção da sujeira grossa primeiro. E o que seria essa sujeira grossa?
Fios de cabelo, restos de sabonete e até pequenos objetos que, por ventura, acabaram indo parar dentro do ralo, como os brinquedinhos das crianças. Use um pedaço de arame para ajudar a removê-los.
Vale ter em mãos também uma sacolinha para jogar toda essas sujidades e não contaminar o piso do box.
Como limpar ralo de banheiro? 3 métodos testados e comprovados
Assim que remover o grosso, faça uma limpeza mais minuciosa do ralo. Para tanto, você pode escolher uma das três técnicas que apresentaremos a seguir. Acompanhe!
Água sanitária
A água sanitária é ótima para eliminar o cheiro ruim e desinfetar os canos. O produto barato e encontrado facilmente deve ser aplicado diretamente dentro do ralo.
Despeje-a pura para potencializar o efeito e deixe agindo por cerca de 20 a 30 minutos. Em seguida, enxágue abundantemente para eliminar o produto. Complete a limpeza jogando algumas gotinhas de detergente dentro do ralo e esfregando com a escova de cabo longo.
Para finalizar e ajudar a remover placas de gordura na parte mais interna do encanamento, faça o seguinte: ferva cerca de um litro de água e despeje. Prontinho!
Desinfetante
Outro produtinho simples e prático é o desinfetante. Ele não é tão potente quanto a água sanitária, mas ajuda a limpar ralos de banheiro que não estejam muito sujos. Digamos que ele funciona bem para os casos em que o mesmo já passa por uma limpeza periódica.
Comece despejando cerca de uma tampinha de desinfetante no ralo. Aguarde cerca de 15 minutos e enxágue. Termine a limpeza com água fervente e algumas gotinhas de detergente neutro.
Vinagre e bicarbonato
Não tem como falar de limpeza e faxina sem citar a duplinha mais incrível desse mundo: o vinagre e o bicarbonato de sódio. Juntos, eles são perfeitos! O vinagre elimina odores e ajuda na remoção de gordura graças a sua acidez, enquanto o bicarbonato mata germes e bactérias.
Tudo isso de uma maneira bem acessível e segura e, o melhor, sustentável, já que ambos os ingredientes não contaminam nem poluem o meio ambiente.
Mas, para essa dupla funcionar é preciso seguir a ordem certa. Primeiro despeje cerca de meia xícara de bicarbonato de sódio dentro do ralo. Aguarde alguns minutos e adicione meia xícara de vinagre.
Nesse momento, você verá a reação entre os dois produtos acontecer. Não se assuste. É normal. Deixe essa mistura efervescente agir por mais ou menos dez minutos. Passado esse tempo, enxágue com água fervente. Você ainda pode completar a faxina pingando gotinhas de detergente neutro dentro do ralo e esfregando com a escova.
Mantenha o ralo do banheiro limpo
Agora que o ralo está limpinho e cheiroso, chegou a hora de aprender a mantê-lo sempre assim. Anote as dicas:
- Sempre que for lavar o cabelo, penteie-o antes para evitar que o excesso de fios caia dentro do ralo;
- Mas, se mesmo assim alguns fios caírem, o que é normal, lembre-se de retirá-los assim que acabar o banho;
- Restinhos de sabonete são ótimos para entupir o ralo do banheiro. Então, quando eles estiverem no fim e sem condições de uso, jogue-os fora no cestinho ou, caso deseje aproveitar, coloque-os dentro da esponja de banho;
- Oriente as crianças durante o banho para que não joguem objetos dentro do ralo;
- O filtro de ralo removível ajuda a impedir que detritos maiores entrem nos canos. Vale a pena instalar uma!;
- Evite o uso excessivo de produtos de limpeza à base de óleo para não deixar resíduos gordurosos nos canos, o que pode contribuir para obstruções;
- Despeje semanalmente dentro do ralo um punhado de sal, bicarbonato ou até mesmo água sanitária. Deixe agir por alguns minutos e enxágue com água fervente. Essa misturinha vai segurar o ralo limpo por mais tempo até o dia da próxima faxina;
Agora é com você! Vai lá e garanta aquela limpeza de primeira no ralo do seu banheiro!