O sofá pode ser considerado uma das peças mais importantes da casa. Afinal, depois do quarto e da nossa cama, esse móvel é o segundo mais querido, no qual passamos algum tempo assistindo TV, lendo um livro ou até mesmo relaxando.
E o fato de passarmos esse tempo utilizando o sofá indica que podemos sim ter alguns problemas, como derramar alguma bebida ou até mesmo ter que lidar com as sujeirinhas do dia a dia como a poeira e o pelo dos animais de estimação.
Então surge aquela dúvida: “Como posso fazer para limpar o meu sofá?“. Será que existe uma técnica certa ou é preciso levar o móvel para uma empresa especializada?
Pois aqui você aprenderá 5 práticas de limpeza simples, mas muito eficientes e que funcionam nos mais variados tipos de tecido. Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto? Acompanhe!
Tipos de sofás
Antes de começar a limpeza do seu sofá, o melhor é descobrir de qual tecido é feito. Dessa forma, você não corre o risco de utilizar algum produto que possa estragar ou manchar o móvel.
Dentre os principais tipos de sofá existentes temos:
Agora você talvez esteja se perguntando: “Mas como identificar exatamente qual é o tipo do meu sofá?“. Simples, confira a etiqueta da peça e veja de qual material é feito.
Com essa informação em mãos, é hora de se preparar para a limpeza! Confira!
Tipos de limpeza para sofá
Tenha em mente que a etiqueta que está colada no seu sofá é sua melhor amiga. É ela quem vai lhe orientar sobre como proceder e quais materiais utilizar.
Dentre os principais tipos de limpeza em sofás temos:
- Limpeza ou lavagem a seco normal;
- Limpeza ou lavagem tradicional úmida;
- Limpeza ou lavagem a seco profissional.
Além disso, é interessante verificar também se você pode lavar o móvel com água quente ou se deve sempre usar água fria, ok?
Formas de fazer a limpeza do seu sofá
Quando descobrir o procedimento indicado para a lavagem do seu sofá, escolha também a forma de limpeza. Dentre elas estão:
- Vinagre com água morna, excelente para remover manchas;
- Aspirador de pó;
- Bicarbonato e amaciante;
- Álcool;
- Água e detergente neutro.
Explicaremos abaixo, com passo a passo, para quais tipos de tecido cada uma das opções acima é indicada. Tome nota!
Materiais necessários em cada tipo de limpeza
Limpeza do sofá com vinagre
O uso do vinagre com água morna é interessante para sofás de linho, veludo e de tecidos em geral. Basta misturar um litro de água morna com ¼ de vinagre e então ir passando por toda a superfície. Além de remover resquícios comuns, ajuda também na remoção de manchas, mas pode exigir um pouco mais de esforço.
Se perceber que o sofá está muito sujo ou com manchas difíceis de remover, use uma esponja para ajudar na tarefa. Fuja da escova ou de qualquer outro item que possa danificar o tecido.
Limpeza do sofá com aspirador de pó
O aspirador de pó pode ser utilizado em qualquer tipo de sofá. Ainda assim, é especialmente recomendado para aqueles móveis que pedem lavagem a seco.
A ideia do eletrodoméstico é garantir que seu estofado esteja sempre com aparência de novo já que pode ser passado várias vezes por semana, evitando o acúmulo de pó e demais impurezas.
Limpeza do sofá com mistura de bicarbonato e amaciante
A mistura de bicarbonato de sódio com amaciante tem como intuito tirar o cheiro ruim do sofá. Então, se aconteceu do seu animal de estimação dormir sempre por ali, derrubar alguma bebida ou qualquer coisa que deixe um odor estranho, essa fórmula pode auxiliar.
Para tanto, coloque em um borrifador uma combinação de 1 litro de água, ¼ de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, ½ copo de vinagre e 1 colher de sopa de amaciante. Prontinho, é só espirrar no seu sofá!
A boa notícia em relação à essa mistura é que pode ser utilizada até mesmo em móveis que pedem lavagem a seco, devido à rápida evaporação do álcool. Basta borrifar pouca quantidade de uma distância maior do sofá e esfregar levemente com um pano.
Limpeza do sofá com álcool
O álcool também pode ajudar nessa missão. Principalmente se você leu na etiqueta que a limpeza deve ser feita a seco.
É só colocar o líquido em um recipiente e dar leves borrifadas no móvel, sempre a uma distância maior do tecido. Esfregue rapidamente com um pano.
Limpeza do sofá com água e detergente
A água (em temperatura normal) com o detergente neutro é indicado para sofás de couro ou courino e até mesmo de napa. Mesmo assim, todo cuidado é pouco e você não deve abusar na hora de molhar o pano de microfibra que vai usar para a higienização.
Esponjas e escovas não devem ser utilizados nesse caso e o pano deve estar levemente úmido durante o procedimento. Além disso, procure aplicar um condicionador que ajuda o material a se manter firme e sem rachaduras, sempre que fizer uma limpeza mais pesada do móvel.
Mais dicas para manter seu sofá sempre limpo
Para manter seu sofá sempre impecável, você nunca deve deixar que as manchas fiquem ali por muito tempo. Caso aconteça de derrubar algo, seja um molho ou bebida, seque imediatamente com a ajuda de um papel toalha. Evite esfregar, apenas deixe que o papel absorva o líquido.
Em seguida, você pode passar álcool ou uma mistura de detergente líquido incolor com água na área afetada.
Já para se livrar dos pelos de animais que ficam grudados no tecido, aposte no companheiro de todas as horas, o aspirador de pó, e também em um pano levemente umedecido. Até mesmo os lenços podem ajudar nessa tarefa.
Se o seu sofá precisar da limpeza a seco, investir em um higienizador a vapor pode ser muito útil na hora da higienização. Principalmente quando a ideia é fazer uma limpeza mais profunda.
Outras recomendações relevantes para manter o sofá sempre limpo e com cara de novo é evitar comer e beber enquanto estiver sentado, evitar colocar os pés sujos em cima do móvel, usar capas protetoras e ensinar animais de estimação a não subirem no sofá.
Bom, agora você já está por dentro de tudo, que tal colocar em prática todo o conhecimento agora mesmo? Vamos? Xô preguiça!
Referências e leitura complementar
- Como limpar um sofá corretamente – Wikihow;
- How to clena a couch – DIY Network;