O sofá de camurça, com sua textura macia e agradável ao toque, tem ganhado o carinho de algumas pessoas que querem um móvel mais bonito para seus lares.
O detalhe é que sua limpeza é um pouco diferenciada quando comparada com outros modelos de sofá. Inclusive, alguns produtos são proibidos, pois podem estragar seu tecido. E manter esse móvel limpo é muito importante para que ele não estrague e perca toda sua elegância.
Para ajudar você que tem um desse em casa e tem dúvidas sobre como pode limpá-lo corretamente, separamos algumas dicas seguras para manter o sofá sempre em boas condições. Acompanhe!
O que você pode utilizar para fazer a limpeza?
Para fazer a limpeza de um sofá de camurça você pode utilizar os seguintes materiais:
- Escova macia;
- Aspirador de pó;
- Detergente;
- Sabão neutro;
- Produtos impermeabilizantes;
- Vinagre branco;
- Álcool.
Como limpar sofá de camurça?
Se seu sofá de camurça é novo, você pode apostar numa limpeza leve semanal. Confira abaixo o passo a passo:
Passar uma escova macia
Utilize uma escova de cerdas macias para escovar suavemente toda a superfície do sofá. Isso ajudará a levantar as fibras da camurça e remover poeira e pequenos fiapos que tenham grudado no tecido.
Não é preciso passar nenhum produto de limpeza, apenas ir escovando o móvel. Se as almofadas forem removíveis, retire-as do lugar para fazer a limpeza e escove embaixo delas também.
Passar o aspirador de pó
O aspirador de pó também é útil para limpar seu sofá de camurça! Se perceber que as sujeiras estão difíceis de serem removidas com a ajuda da escova, aposte no eletrodoméstico. A limpeza deve ser feita em todas as partes do tecido e o aspirador de mão pode ser muito útil para as almofadas.
Além da poeira, o aparelho é eficaz em remover os pelos de animais de estimação espalhados pelo sofá.
Detergente e sabão neutro
Misture duas colheres de sopa de detergente em um litro de água. Se preferir, pode utilizar também o sabão neutro, na mesma quantidade.
Em seguida, molhe um pano levemente nessa mistura. Passe por todo o sofá, sempre no sentido do tecido e deixe o móvel em local seco e arejado, para que seque naturalmente. Se quiser acelerar o processo de secagem, use um ventilador ou desumidificador, mas evite fontes de calor direto.
É importante também tomar cuidado com a quantidade em excesso para não causar manchas. A camurça não pode ser encharcada.
Tirar as almofadas
Migalhas de pão, papéis e até mesmo pelos de animais podem ficar entre as almofadas. Portanto, ao menos uma vez por semana você deve retirá-las para limpar esse espaço. Após limpar embaixo das almofadas, você pode escová-las e deixar que peguem um pouco de ar.
Na hora de encaixar novamente no sofá, mude-as de lugar e inverta seu lado, para que o uso fique igual em todas as partes do móvel.
Proteger um sofá novo
Se você acaba de comprar um sofá novo pode evitar dores de cabeça e facilitar a limpeza do móvel ao protege-lo. Para isso, basta usar os chamados impermeabilizantes para camurça. Inclusive, é muito útil no caso de derramamentos de bebidas, que podem dar trabalho para ser limpos quando o sofá não é impermeável.
O ideal é usar esse spray impermeabilizante em um local arejado e ir por partes, não tenha pressa para terminar. Aplique de duas a três camadas do produto para que seu efeito seja garantido.
Para finalizar, deixe o móvel em um local seco e arejado e não o utilize pelas próximas doze horas, que é o tempo de secagem do produto.
Como remover manchas de um sofá de camurça?
Acidentes acontecem e pode ser que você derrube alguma bebida ou alimento no sofá de camurça que venha a deixar manchas.
Caso não tenha realizado a impermeabilização, se prepare para agir rapidamente e não deixe que a mancha seque. Siga os conselhos de especialistas abaixo e mantenha-o com uma aparência impecável por anos:
Vinagre branco
Assim que derramar algo no sofá que possa vir a deixar manchas, use um pano limpo para tentar absorver o máximo de líquido possível, sem esfregar, para evitar que a mancha se espalhe ainda mais pelo tecido.
Feito isso, umedeça um outro pano com vinagre branco e pressione sobre a mancha.
Álcool
O álcool também é útil para a remoção de manchas, estejam elas secas ou tenham acabado de acontecer.
O processo é semelhante ao do vinagre branco. Se a mancha já estiver seca, umedeça um pano com álcool e pressione sobre o local. Caso tenha acabado de acontecer, seque com a ajuda de um pano limpo ou qualquer outro elemento que absorva o líquido ou gordura. Em seguida aplique o pano com álcool.
Esfregue a mancha
Esse truque é vantajoso apenas para manchas já secas. Basta esfregar em movimentos leves de vai e vem a região que está manchada com a ajuda de um pano macio.
Dica extra: Esfregue a mancha apenas após ter aplicado o álcool ou vinagre, pois ficará mais fácil remover a substância que caiu no tecido do sofá.
Produtos específicos para camurça
Os procedimentos acima não surtiram efeito? Não se preocupe, você pode recorrer a alguns produtos que são específicos para remover manchas de camurça.
Só não se esqueça de ler atentamente as instruções e verificar se é indicado para o seu sofá. Teste o produto em uma área discreta primeiro para garantir que não cause danos ou descoloração.
Se a mancha persistir, pode ser necessário repetir o processo ou procurar a ajuda de um profissional de limpeza especializado em camurça. Eles terão os produtos e técnicas adequadas para lidar com manchas difíceis sem danificar o tecido do sofá.
Cuidados com seu sofá de camurça
Ter um sofá de camurça em casa exige um pouco mais de cuidado do que outros estofados feitos de outros tecidos. Então é importante que você:
Verifique as instruções do fabricante
Antes de iniciar os trabalhos, verifique as instruções do fabricante do sofá, pois algumas recomendações específicas podem variar de acordo com o tipo de camurça e acabamento.
Mantenha o sofá em local seco
A camurça é sensível a umidade e caso venha a mofar, causará uma mancha difícil de ser removida. O melhor é prevenir e manter o sofá em um local seco e arejado.
Apenas evite expor diretamente à luz solar intensa ou calor excessivo, pois isso pode causar descoloração ou danos ao material.
Faça uma limpeza semanal
Por se tratar de um tecido delicado, não é recomendado fazer sua limpeza todos os dias. O ideal é que aconteça ao menos uma vez por semana e uma vez por mês você invista em uma mais pesada.
Para a limpeza semanal, a escovação e o aspirador de pó já são suficientes. Já para a limpeza mensal é interessante tirar as almofadas e trocá-las de lugar.
Evite produtos químicos
A camurça é muito sensível e o uso de produtos químicos para sua limpeza não é recomendado. No máximo o detergente ou sabão neutro dissolvidos em um litro de água.
De resto, se precisar usar produtos químicos, aposte naqueles que são recomendados para esse tipo de tecido. Ainda assim, se forem tomados alguns cuidados, como limpar qualquer mancha assim que ela acontece, dificilmente você precisará de produtos químicos para a limpeza do seu sofá.
Esfregue levemente
Se precisar esfregar o tecido do sofá, o que pode vir a ser necessário no caso de manchas, faça isso de forma delicada. Utilize um pano de microfibra ou outro pano macio e esfregue suavemente, de forma a não danificar a camurça. Evite os movimentos circulares, que também estragam esse tipo de tecido.
Bom, agora que você é um expert no assunto, que tal começar agora mesmo a limpeza? Com a atenção adequada, seu sofá de camurça pode manter sua beleza e durabilidade por muitos anos!